domingo, 27 de março de 2011

Reparo em um alto-falante para uma montagem futura

Galera, pode parecer besta mas fiz um reparo em um alto-falante de carro que pode parecer besta , mas fiz e deu muito certo. Eu coloquei uma borda ( suspensão ) nova. Usando TNT, rss



Primeiro faça uma limpeza nas bordas, retirando os resíduos de cola e algo mais.

Corte o tnt no tamanho certo...a ser preenchido.


Dobre e depois retire a ponta deixando um espaço no meio.

Ficando assim.

Use silicone 

Passe em toda a borda externa em pouca quantidade.


Limpe bem as bordas de prender, para colar bem.


Coloque o tnt e estique precionando levemente para prender.

Passe um pouco mais de silicone por cima.

E coloque as tiras de borda pro cima, pressionando levemente elas.

Coloque virado para baixo em um local que tenha um buraco para poder apenas a borda ficar precionada.

Depois de umas 2 horas ficara assim.

Corte cuidadosamento com estilhete, deixando uma pequena sobra para colar.

Passe a cola em volta pro baixo, em tudo e depois pressione levemente a esticando.

Use cola de madeira,  eu achei boa e seca rapido.

Depois de colado passe mais um pouco de cola em volta.

E use um secador para ajudar a secar.


Esse é o produto final. testei e ficou muito bom. Para um pequeno quebra galho ajuda muito. 

sexta-feira, 25 de março de 2011

Bom dia galera, sei que estou devendo postagens...

Então, desculpa demora para postar pois estou com outro blog do meu serviço fazendo venda de produtos, quem quiser só conferir ...

http://psiperini.blogspot.com/2011/03/promocao-002-r-45000.html

terça-feira, 15 de março de 2011

Como Instalar o Google Analytics



O picco me passou algo muito interessante , um software de Análise e Estatística para bloggers. É muito fácil instalar, pois basta copiar e colar um código Html / JavaScript, fornecido na plataforma do programa, e colar o mesmo código num “novo elemento” no Blogger.


Para criar uma conta Google Analytics, entre no site do Google Analytics , usando os seus dados de login Gmail / Blogger (usuario e password).


Clique em “Inscrever-se“.





Preencha os dados para “Registar nova conta“:


-URL do Blog / Site
-Nome da conta (nome do blog)
-Pais (Brasil)
-Fuso Horário


Em seguida, preencha os dados de ”Inscrição de nova conta“:
-Sobrenome
-Nome
-Pais (Brasil)
-Continuar


Copie o código JavaScript







Para finalizar a inscrição, coloque um “visto” em “Aceitar os Termos“, e para finalizar, clique em “Criar nova conta“. Vai parar à página onde tem o código JavaScript para copiar e colar no seu blog blogger. Sugiro que copie esse código e cole num ficheiro (notepad), para colar mais tarde no seu blogue blogspot.com .





Colar Código no Blogger
Aceda ao painel administrativo do blogger. Clique em:


-Esquema (Desing)
-Adicionar Mini-Aplicação (Add Gadget)
-HTML / JavaScript
-Cole o código que copiou anteriormente (javascript) no conteúdo, e titulo em branco.Guarde / Salve (Save)


Verificar Status


-Volte ao analytics . Clique em:
-Configurações do Analytics
-Editar (por baixo de “Acções”)Verificar estado (ao lado de “A aguardar dados”)


Veja se aparece “Analytics foi instalado com êxito e os dados estão actualmente a ser reunidos


Para finalizar, clique em “Definições do Analytics“, e por baixo de “Relatórios“, clique em “visualizar relatório“. Vai aparecer o relatório das estatisticas do seu blog. No primeiro dia vai estar a zero. Volte no dia seguinte e concerteza que já verá a contagem das visitas e todas as funcionalidades do Analytics . Se quiser ler mais sobre como instalar o Google Analytics, visite o Centro de Aprendizagem do Google Adwords, ou a página de Ajuda/Suporte do Google Analytics.



sábado, 12 de março de 2011

Montando um Programador de EEPROM

Programador de EEPROM

Programador de EEPROM (fig-01) é um dispositivo que se utiliza conectado a um computador PC, existem vários modelos para diferentes tipos de memórias.
O programador que vamos descrever neste livro é conectado ao PC através da porta serial (fig-02), permitindo assim que possamos gravar os parâmetros necessários em uma memória, apagar os dados, ou copiar dados de uma memória original do aparelho e guardá-los em uma pasta no PC, formando um banco de memórias para utilizarmos oportunamente, em uma memória vazia.



fig-02

Além do computador necessitamos de um software para que possamos fazer a interface entre o PC e o gravador. Utilizaremos o software PonyProg.
Você pode obter este software, em diversos idiomas, na Internet em alguns sites:


Escolha o terceiro endereço (lancos) e faça o download do software clicando com o botão direito do mouse sobre o arquivo “PonyProg v1.17h for Windows (432Kb)”, escolha “salvar destino como...”, salve este arquivo em uma pasta com o nome “PonyProg” (você deve cria-la em seu HD). Com o mesmo procedimento faça o download na CITROHOMEPAGE dos arquivos das EEPROM gravadas (Minhas Pony gravadas) e guarde em uma pasta para usar oportunamente, você pode criar uma pasta com o nome de “Minhas Pony”.



No site da LANCOS você pode fazer o download de uma versão experimental do PonyProg que vem em Português, vá até lá e copie para seu PC o arquivo :

Brazilian binary executable only (experimental) (170Kb)”
Esta versão bem mais simples não necessita de instalação, apenas crie uma pasta para o  BrazilianPony, descompacte o  arquivo. Para rodar o programa é só clicar no ícone do Pony, mas lembre que esta é uma versão experimental.
Se você adquiriu o livro  o mesmo é acompanhado de  um CD com os programas e arquivos acima citados, ai você não vai necessitar fazer o download na internet.

Montando o Programador de EEPROM
Escolhemos o diagrama abaixo do programador de EEPROM para as memórias do tipo 24CXX, 24LCxx, que são largamente utilizadas nos televisores modernos, vídeos cassetes e nos monitores de PC, versão para porta serial de autoria de Herrera Abraham, por seu um circuito simples e que garante um perfeito funcionamento.



Lista de componentes:
C1 - 47uF 10V
C2 - 0.1
uF
D1
, D2 e D3 - Zener 4.7V
D4
- LED
D5
, D6 e D7 - Diodos 1N4148
R1
e R2 – Resistor de 4K7 ohm
R3
– Resistor 390 ohm
Soquete oito pinos (DIP8)
Conector DB9
Capa para conector DB9

A montagem do circuito será feita dentro de um plug DB9. (fig-03)
Abrindo o plug você tem duas capas e o soquete de 9 pinos, monte uma parte do circuito em umas das capas e a outra no soquete, para depois unir as duas partes.
1-) Na capa você vai usar os seguintes componentes: um soquete de 8 pinos (DIP8), um LED (3mm),  3 diodos zener de  4,7V, um capacitor de 0.1uf (100N baixa voltagem), um capacitor eletrolítico de 47uf/10V e fio rígido nu para fazer as ligações necessárias.
de 8 pinos e a do LED, pode utilizar para fazer os furos do soquete uma broca de 1mm e para o furo do LED uma broca de 3mm.


Para facilitar o trabalho você pode prender a capa do DB9 em um pequeno torno. (fig-04)




Agora coloque o soquete e o LED, utilize um pouco de cola, observe a posição do soquete e a do LED deixando o LED com o catodo voltado para o lado soquete. (fig-05)


Solde os pinos 1, 2, 3, 4 e 7, do soquete à massa, antes aproveita para dobra-los sobre o fio nu, observe a figura acima, travando o DIP8, agora solde os terminais e os demais componentes começando pelo LED em seguida pelos diodos zener e os capacitores. (fig –06) e (fig-07)


2-) Na segunda parte da montagem que será feita no plug DB9, para facilitar a montagem e devido ao espaço que temos dentro da capa, corte os terminais que não serão utilizados: 1, 2, 6 e 9. (fig-08).

Solde os anodos dos diodos 1N4148 nos terminais 3, 4 e 7 do soquete ( solde deixando um espaço pequeno entre o anodo e o terminal, mais ou menos 4mm), solde um resistor de 4K7 do terminal 4 ao terminal 8e outro resistor de 4K7 no terminal 7 deixando uma extremidade livre. (fig-09)

Utilize agora fios flexíveis, da seguinte forma: solde um pedaço de fio preto com  2cm  de complemente no terminal 5 do plug DB9, outro verde no terminal 8 e outro azul na extremidade do resistor 4K7, todos eles com 2cm de complemento. (fig-10)


Agora você vai unir os dois circuitos, comece soldando o fio preto a massa (fio nu na capa do plug), solde o fio verde no terminal 5 e o fio azul no terminal 6  do soquete DIP8, para finalizar ponha o plug  na capa e solde o resistor de 390R do anodo do LED ao catodo dos três diodos 1N4148, ajeite tudo de uma forma que os componente que estão com as extremidades sem isolação não se encostem provocando curto no circuito, se achar necessário utilize um esmalte de unha para isolação, feche o plug e a montagem está terminada. (fig-11)



Instalando o PonyProg

Você já tem o seu copiador de EEPROM e o programa (software), então instale o programa,  clicando com o botão direito do mouse sobre o ícone Setup Pony, que se encontra na pasta PonyProg

Em sua tela aparece agora a mensagem abaixo:



Escolha sim para continuar a instalação e na próxima mensagem abaixo vem a saudação.


Click em Next e depois Install e só ir avançando.

Aprendendo a trabalhar com o PonyProg

Comece colocando uma EEPROM nova, ou uma que você tenha absoluta certeza de que está boa, no soquete do gravador. Agora conecte o gravador na entrada serial  do seu PC, utilize um cabo de extensão para facilitar o trabalho.  Se você não tem o cabo tudo bem monte um com dois plugs BD9  um macho e outro fêmea e 1 metro de cabo manga flexível 5X26AWG, isto com 5 fios de espessura 26AWG, veja detalhes da montagem do cabo no final deste livro.
 Vá até o menu INICIAR, procure em Programas o arquivo PonyProg, clique no ícone do programa e espere abrir a tela abaixo:


Clicando em OK você vai para o próximo passo informando que há necessidade de fazer a calibragem do gravador, clique novamente em OK,  a tela muda informando que também há necessidade de fazer o setup.

Vá até o menu Options, faça os ajustes necessários e escolha a porta serial que você vai utilizar.


Em calibração se tudo estiver coreto você vai receber  a mensagem: “calibration OK  “


Exemplo de um banco de dados
Vamos agora ler o conteúdo de uma EEPROM, aquela que você conectou no gravador clique sobre o ícone:   
Ai está um exemplo de um banco de dados gravado em uma EEPROM e tem uma mensagem dizendo que você obteve sucesso na leitura dos dados, clique em OK. 


Se você quiser pode através do menu ”File” escolher um local no seu HD e gravar estes dados: (save  as...)


No mesmo menu “File” com a opção “Open” vá até o seu banco de dados “Minhas Pony” e escolha um arquivo para abrir ai você vai ver a seguinte tela: 

O mais importante vem agora, você vai gravar os dados na sua EEPROM que está vazia, ou com dados antigos que serão substituídos, utilize o ícone:
 e logo você vai ver a tela: Com uma mensagem perguntando se você tem certeza que quer gravar os dados na EEPROM .


Clique em OK, pronto você já está com sua EEPROM completa pronta para ser utilizada.
Repita varias vezes este exemplo até que fique bem familiarizado com o programa .


Neste momento você está pensando – Como vou fazer com as EEPROM  SMD? -, não esquecemos não! Pegue 4 pedaços de fios flexíveis nas cores :  preto, vermelho, azul e verde e monte uma extensão soldando o fio preto no terminal 1 (massa), vermelho no terminal 8 (alimentação), verde no terminal 5 e azul no terminal 6. Estas  tem como objetivo facilitar na hora de usar o dispositivo.



Agora desconecte o seu aparelho (TV, VCR ou Monitor) da energia e espete o soquete da extensão sobre o outro do gravador, faça as soldagens nos terminais da memória SMD. Veja a foto na página seguinte.




Com este procedimento pode copiar os dados da EEPROM ou gravar em uma EEPROM nova que foi substituída no aparelho.
Montando o cabo de extensão
Com dois plugs DB9, um fêmea e um macho mais 1M de cabo manga de 5 vias no mínimo você pode montar a extensão, lembre que estamos utilizando apenas 5 terminais o DB9, agora se quiser pode usar o cabo de 9 vias. É só fazer as ligações pino a pino, veja a figura abaixo.



Detalhe do soquete DIP8 utilizado nas memórias SMD.

OBS:  Em algumas TV  tivemos que desligar os resistores dos pinos 5 e 6 da EEPROM para que o procedimento desse certo.
Em 90% dos Televisores este procedimento funcionou corretamente.
 Quando você gravar uma EEPROM ela vai estar com os canais regionais memorizados, que é muito bom, menos trabalho. Porém quando você pegar uma em outro banco de dados ela vira com os canais regionais da região de quem gravou, daí há necessidade de fazer a sintonia dos canais.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Teste de Unidades Ópticas

Como testar sua unidade óptica e ter certeza de que está havendo a emissão Laser? E o comportamento desta emissão? Baixo? Normal? Instável? Bem, estas são algumas das questões mais frequentes formuladas por estudantes e técnicos. Em vista disso, esse será o nosso assunto desta aula.
É do conhecimento de muitos técnicos a existência dos medidores de canhões de infravermelho, conhecidos pelo nome de LMB (Laser Meter Beam). Estes equipamentos são capazes de verificar, através da emissão do feixe Laser, a potência, estabilidade e, em alguns modelos mais sofisticados, até mesmo a freqüência de operação da junção semicondutora (cristal semicondutor). Para isto, basta aproximarmos o sensor captador a alguns poucos centímetros da lente objetiva do conjunto óptico. O problema é que este importante instrumento ainda apresenta um custo elevado para a maioria dos profissionais do mercado de serviços técnicos.
Mas, com um pouco de criatividade e bom senso, podemos construir um dispositivo bastante simples, que poderá ajudar em alguns testes básicos. Quero deixar claro que, em hipótese alguma, o dispositivo aqui descrito se propõe a substituir o medidor LMB; trata-se de um recurso paliativo, que pode vir a tornar-se uma eficiente ferramenta para testes rápidos em laboratório de manutenção.
Na Figura 11 nós apresentamos o esquema do nosso medidor laser caseiro.



Figura 11: Medidor laser caseiro.

O circuito é bastante simples. Sugiro que a montagem seja feita junto a uma haste que possibilite a aproximação do sensor foto-acoplador com a lente da unidade óptica. O componente de maior dificuldade para os menos experientes talvez seja o próprio foto-acoplador. Portanto, aqui vai a dica. Qualquer sucata de videocassete possui em seu conjunto mecânico sensores desse tipo. Os sensores de controle remoto também servem para essa função. Quem sabe aquele amigo da loja de eletrônica mais próxima tenha alguma dessas "abençoadas" sucatas?
O funcionamento deste circuito resume-se no chaveamento feito pelo foto-acoplador, no momento em que sua base recebe um feixe de luz infravermelha da unidade laser. Com isso, a corrente circulará pelo semicondutor e nosso LED monitor acenderá, indicando que há emissão do feixe de luz.
Podemos tirar mais algumas informações deste teste: se o LED de nosso instrumento acender com pouca intensidade, poderá estar indicando que a unidade óptica está com baixa emissão, e se ele acender fortemente e em seguida sua luminosidade variar, poderá ser um indício de que ocorre uma instabilidade de potência. Com tempo e experiência, podemos transformar esta simples ferramenta em um prático indicador de teste, aliado, é claro, à criatividade e às experimentações de cada profissional.
Na Figura 12 mostramos o esquema detalhado do circuito da Figura 11.



Figura 12: Uso do medidor laser caseiro.

Alguns cuidados:
1. Mantenha os olhos afastados a uma distância mínima de 20 a 30 cm da lente objetiva.
2. Mantenha o circuito do testador (parte do foto-acoplador) a uma distância de 5 cm da lente da unidade óptica. Isto evitará erros por excesso de distância entre medidor e unidade.
3. Nem sempre os problemas de baixa emissão ou instabilidades do laser estão associados exclusivamente ao conjunto óptico. Verifique também a fonte do equipamento e o circuito APC.