quinta-feira, 23 de junho de 2011

CONSTRUINDO UMA INTERFACE INFRAVERMELHO PARA COMPUTADORES

CONSTRUINDO UMA INTERFACE INFRAVERMELHO PARA COMPUTADORES


Aqui estão descritos os procedimentos para a construção de uma interface infravermelho (IrDA). Antes de tudo, é necessário checar em seu micro se ele possui o barramento SIR (Serial IR).



Atenção: esse barramento pode receber outros nomes, dependendo do fabricante da sua placa-mãe. CIRCOM também é um nome bastante comum. Os procedimentos aqui descritos foram executados com êxito no Windows XP. NÃO foram testados em outras versões, mas teoricamente, também deverão funcionar.
Para fazer essa verificação, consulte o manual da sua placa-mãe ou procure-o no SETUP da sua BIOS. Ele deve estar habilitado e devidamente configurado (endereço e IRQ), a fim de não entrar em conflito com outros dispositivos existentes na sua máquina. Recorra ao manual novamente para informar-se de como fazer isso corretamente.



Feito isso, agora você deve proceder com a construção da interface. Os componentes poderão ser encontrados com facilidade em qualquer loja de componentes eletrônicos e você gastará pouco mais de R$ 7,00 com eles (peças 3,50 + caixinha e fios etc...).A construção requer conhecimentos básicos de eletrônica. Portanto, recorra a algum conhecido seu para auxiliá-lo, caso necessite.



 O LED infravermelho emissor e o foto-diodo receptor devem ser montados alinhados lado-a-lado, A lista de componentes, esquema de montagem e demais dicas estão na figura abaixo. 




Após sua montagem, conecte corretamente o circuito ao barramento SIR da sua placa mãe, prestando atenção para não inverter nenhum fio. Veja mais abaixo como fazer a interface funcionar corretamente no Windows. Você poderá usá-la para sincronizar seu PALM, seu celular e conectar ao micro qualquer dispositivo compatível com IrDA. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário