segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Engrenagens

Engrenagens que transmitem força e movimento




Em qualquer lugar onde se tenha que transmitir uma força ou variar a sua direção necessita-se de uma engrenagem




A engrenagem em planos é parte integrante dos mecanismos de mudanças dos carros. Todas as rodas dentadas se conjugam entre si. As rodas dentadas interiores, os suportes dos planos e a roda principal giram em eixos concêntricos. Às vezes um freio fixa um dos eixos, o que provoca variações nas transmissões. Exemplo 1 : se as rodas dentadas interiores estão paradas, o suporte das rodas do plano gira no mesmo sentido que a roda principal, mas mais lentamente. Exemplo 2 : se travarmos o suporte da roda do plano, a roda do plano e a roda principal giram na direção contrária (marcha ré).
 



A engrenagem diferencial é conhecida sobretudo como transmissora aos eixos de rotação dos automóveis. A força do eixo motor é transmitida à grande roda cônica esquerda. Esta unida solidamente ao semi-eixo esquerdo e à roda diferencial. Ao caminhar em linha reta para frente, o suporte da roda do diferencial e o semi-eixo giram com o mesmo numero de revoluções ou voltas e na mesma direção; as rodas do diferencial não interferem. Quando se trava o semi-eixo direito, as rodas do diferencial giram sobre seus eixos e o suporte do diferencial gira em sentido contrário ao semi-eixo esquerdo.




A transmissão por correia é de construção simples e pode-se aplicar em muitos locais. Os eixos nas polias de transmissão podem estar dispostos formando um ângulo, como sucede aqui. As polias de transmissão são conhecidas desde a antiguidade. As correias podem ser de lona, couro e até borracha. Um dispositivo de retenção pode servir de adaptação.
 




O mecanismo de cegonha transforma movimentos de rotação em outros de vaivém. Este mecanismo está muito generalizado em motores de combustão e em máquinas de vapor com êmbolo, assim como também em locomotivas.


Com uma pequena roda dentada e uma cremalheira pode-se transformar um movimento linear noutro giratório e vice-versa. Ao contrário do que sucede na engrenagem de cegonha, não se produz uma mudança espontânea nem uma repetição do ciclo de trabalho.



As rodas dentadas são o elemento essencial de muitas engrenagens. o dentado torna possível uma transmissão de força muito maior que a de uma roda de fricção. É freqüente que o seu dentado seja enviesado para ter menos folga.




A pequena roda dentada (pinhão) transmite um movimento giratório a outro disposto em ângulo. Também é possível fazê-lo em outros ângulos diferentes do de 90º aqui representado. Surgem então dentados em forma inclinada, ou em espiral. Com isso, aumenta-se a superfície de engrenagem dos dentes, o que é vantajoso para a sua resistência e duração.





Rolos de transmissão com graduação de velocidade por meio de correias. Ambos os eixos giram no mesmo sentido; invertendo a correia, consegue-se a mudança de direção. A combinação com diversos discos de vários diâmetros torna possível diversas velocidades de rotação. Esse tipo de embreagem por deslize não permite uma transmissão perfeita.
A combinação de diversas rodas dentadas oferece-nos múltiplas possibilidades na montagem de engrenagens de máquinas para resolver problemas de transmissão. Aqui, as duas rodas pequenas giram na mesma direção e com o mesmo número de revoluções, mas a grande girará em outra direção e com menor número de voltas. A forma das rodas dentadas é determinada pela função que irão desempenhar. Se for necessária uma grande precisão, pode-se dispor dois pares de rodas dentadas umas contra as outras, para se evitar que tenham o máximo jogo.
O mecanismo de levas utiliza-se freqüentemente nos comandos de máquinas-ferramentas. Um "dedo" solidário a uma alavanca corre por uma ranhura. Neste caso, encontra-se na superfície de um disco. Outra possibilidade é a de se fazer a ranhura no lado externo de um cilindro. Também o eixo de levas do motor a combustão é um mecanismo desse tipo, mas com movimento num só sentido. A alavanca de transmissão é presa por uma mola.


A engrenagem em cruz de Malta serve para transformar um movimento contínuo noutro intermitente. É um elemento muito importante em filmadoras e projetores. Cada 180º de rotação do disco impulsor (esquerda), corresponde a uma rotação de 90º da cruz. Durante o resto do tempo, está quieta e fica retida pelo segmento que tem no arco correspondente da cruz. Quando o disco gira, o espigão adapta-se à ranhura da cruz..
Mecanismo de transmissão hidráulica como variador do sentido de rotação. Duas rodas com pás movem-se num banho de óleo. Ao rodar, o eixo motor impulsiona para fora o óleo existente entre as pás, o qual voltará pelas pás da segunda roda (direção das setas). A pressão do óleo move a segunda roda de pás.



Retirado da Enciclopédia Salvat do Bricolage - Edição 14

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