domingo, 2 de janeiro de 2011

RADIO CONTROLE-REMOTO 27 MHZ - PARTE 7

Cobrimos 27MHz (e 49MHz) deste artigo e mostrado como produzir um circuito simples (ou comprar um brinquedo por menos de $ 20,00) e umas 4 ou 5 canais.
Também mostrou como produzir on / off a partir de um único canal e como detectar 27MHz com uma meter de intensidade de campo .
Os 27MHz podem transmitir pelo menos 25 metros e fornecer um link confiável como comprovado pela porta da garagem abre - inúmeros no mercado.
Mas transmissores de 27MHz são bastante volumosos e precisam de uma antena curta para produzir uma boa escala.
Eles não são adequados para aplicações de curto alcance de uma antena onde não é desejada. Estes incluem tudo o que você quer colocar no bolso, como as chamadas de emergência, botões, abre a porta da garagem, tranca remota de carro, alarme de ativação / desativação etc.

Para estas aplicações, a freqüência de 303MHz é o ideal.
A antena podem ser gravados na placa de circuito impresso e fornecer uma gama incrível.
Nós testamos campainha 303MHz em espaço aberto e atingiu uma faixa de 70 metros. Ele pode ter operado por uma distância maior, mas não conseguimos ouvir a campainha ativar!
O alcance é reduzido dentro de um edifício, mas geralmente você quiser ver o que está acontecendo e de 30 a 50 metros é o ideal.
Para obter uma maior gama temos mostrado como aumentar a distância, mais adiante neste artigo.
As duas coisas que você vai querer fazer quando se trabalha com transmissores de 303MHz são:

1. Ser capaz de detectar 303MHz para ver se um transmissor está operando,
2. Determine a potência de saída para comparar um com outro transmissor. 


TRANSMISSOR 303MHz com  Cristal de 32kHz 

O primeiro circuito que vai investigar se um cristal de 32kHz para gerar um tom para que o receptor não provocar falsas.
Já experimentou uma falha com um circuito RX-3. É falso disparado a cada 2 minutos e pulsante o motor de um segundo. Como dissemos antes, isto pode ser devido ao chip detectar uma freqüência de 1kHz ou 250Hz a partir do ruído de fundo recebidos pelo transistor de RF, para ligar uma saída. Por isso, o chip receptor RX-3 não é confiável. 32kHz é a melhor freqüência para detectar, pois não são criados a partir de ruído de fundo.
O funcionamento de um circuito de 303MHz já foi abordado em nosso projeto “campainha de porta” .
Nós não vamos mais falar como funciona o circuito, mas explicar a importância de alguns dos componentes e como eles afetam o intervalo.
O transmissor de campainha sem fio e um circuito receptor foram incluídas abaixo: 



A placa da Campainha sem fio


O componente mais crítico é o transistor.
Um transistor de qualidade é importante para a seção de RF e transistores japoneses são de longe o melhor para esta finalidade.
O transistor usado no oscilador de 303MHz tem uma freqüência máxima de operação de 1.000 MHz e é aí que o seu ganho é igual a "1", por isso queremos um transistor para ter um ganho bom em 300MHz.
Um transistor BC 547 não funcionará nesta freqüência assim que nós temos utilizado um 2N3563, que é de baixo custo e vai operar até 1.000 MHz. 


 Transmissor de 303MHz usando IC 4069 

O circuito a seguir usa um CI CD 4069 para produzir o tom de 32kHz e 4 portas em paralelo para ligar o transistor oscilador liga e desliga com o tom de taxa.
Uma única porta de saída não terá o suficiente para puxar o emissor à terra, porém quatro portas vão se aproximar o emissor para trilha 0v. Não deve ser exatamente como o 0v a  6p não terá um efeito na manutenção da oscilação.
O chip tem 6 portas e quando uma entrada é um pouco acima trilha intermédia, a saída vai BAIXAR. Quando a entrada está logo abaixo trilha meados da saída vai ALTA. A diferença entre detectar uma baixa e uma alta não é muito grande e o portão irá detectar sinais chamados "sinais analógicos."
Mas para obter o circuito oscilador para start-up, um resistor é colocado entre a saída e a entrada.
Isto irá produzir uma oscilação na freqüência mais alta para a porta sobre 500kHz a 2MHz ..
Quando é adicionado uma outra porta e um cristal conectado entre a saída e a entrada, uma "luta" acontece entre o sinal produzido pelo 1M e a freqüência emitido pelo cristal. Uma vez que o cristal tem uma impedância menor do que o de 1M, que proporciona uma maior entrada de sinal para o pino 11 e as duas portas operam na freqüência do cristal.
A natureza exata de como o sinal do cristal ultrapassa o sinal realimentado do resistor de 1M não é importante, no entanto, se você pode considerar a  primeira porta começa a aumentar na freqüência de zero, quando o sinal chega a 32kHz, ele começa a ativar o cristal e este sinal aparece no outro lado e para o pino de entrada da primeira porta.
Ambos os transmissores produzem o mesmo resultado, um porta 303MHz com uma modulação 32kHz (tom - embora não possamos ouvir essa freqüência). Ambos têm o mesmo intervalo.


A bobina do oscilador é também o radiador do sinal e do indutor 1.5UH sobre o "toque" centro da bobina pode ser tão elevada quanto 10uH ou tão baixo quanto 1.5UH, com uma pequena diferença na produção.
A freqüência pode ter de ser ajustado um pouco se o indutor é alterado.
Nós mudamos isso por volta de 40 bobina de ar faria usando 0,25 milímetros fio em um 2mm. Isso aumentou o intervalo de um metro.
Uma bobina de completar 60 anos aumentar o alcance de mais de 3 metros e quando foi espalhado que somado ao efeito da antena. As duas fotos abaixo mostram a colocação destes indutores de ar.

Bobina 40 voltas substituindo o indutor 1.5UH



Bobina espalhar para aumentar o alcance do
 transmissor 



Receptor de 303MHz

Este circuito é quase idêntico ao do artigo da campainha sem fio, apenas a numeração do pino foi alterado para se adequar ao layout da placa. 
Esta campainha custam menos de $ 16,00 e você não pode comprar os componentes individualmente para menos.
Este tipo de circuito faz uma base ideal para a experimentação. Você pode experimentar o lado do circuito de RF, bem como as seções de alta impedância. Cada porta é capaz de fornecer um alto ganho e colocando um 1M de saída para a entrada da porta é mantido em um estado de excitação, oscilando em cerca de 500kHz, se não houver outros componentes rodeando a porta para controlar a freqüência. Esta é projetado para manter a porta ativa para que o menor sinal será processado.
No caso da porta entre os pinos 13 e 12, o capacitor 1n entre a entrada e o terra vai reduzir enormemente a freqüência, bem como o efeito do 2n2  e resistor 5k6.
A segunda e terceira portas simplesmente aumentam a amplitude do sinal e não fornecem qualquer tipo de remoção de sinais indesejados.
O resultado final é um sinal de amplitude total no lado esquerdo do cristal com todos os tipos de ruído de fundo, mas a menos que o sinal tem um componente de 32kHz, não vai começar a oscilar e do lado direito vai ter nenhum sinal. O cristal é o componente que faz a maioria do "trabalho de detecção" e evita falsos disparos como magicamente pega o sinal de 32kHz a partir do "mistura" e oferece um sinal muito limpo para o transistor de amplificação adicional.
Este sinal é amplificado mais ainda para a trilha completa e cobra uma eletrolítico para ativar um chip de som.

 Circuito Receptor com módulo de som



Receptor parte de baixo do circuito


DETECÇÃO DE POTÊNCIA

A saída de um transmissor de 303MHz pode ser detectada através de medidor de campo MkII , esquema esse que será logo passado.
Ela precisa ser modificado para detectar essa freqüência.
O 47p em série com o trimer 4 - 40p é substituído com 10p.
A bobina de PC na placa é cortada, como mostrado (para removê-lo do circuito).
A alça de fio de cobre estanhado está colocado do trilho negativo para a terra 10p no circuito.
Este laço se torna agora o "pick-up" para o sinal e o 47p está ligado até que o LED iluminar ao máximo.



Modificando MkII medidor de campo


Como nenhum dos transmissores têm freqüência definida através de um cristal, você precisará usar um transmissor com uma freqüência conhecida para calibrar o medidor de campo. Uma vez feito isso você pode usá-lo para verificar a freqüência e a saída de outros transmissores.
Coloque o laço próximo do transmissor e ajuste o parafuso de ar para um máximo.
A posição do ponteiro irá indicar se o transmissor está perto da freqüência exigida.

Testes de campo
Desde que a escala destes transmissores é bastante curto, o real única maneira para definir a freqüência exata é fazer um "teste de campo."
Tire o transmissor dizer 20 metros e pressione o botão de transmissão. Mantenha-se afastando e lembre-se a escala máxima.
Ajuste a bobina do receptor e re-teste. Se os aumentos de escala, você está chegando a bobina na direção certa. E o intervalo diminui, volta a mesma direção oposta.Levará apenas alguns graus de adaptação ao pico da freqüência de recepção.
Desta forma, você pode comparar um com outro transmissor.



Galera aqui foi toda postagem em 7 partes, agora irei colocar esquemas e artigos relacionados a essa apostilas e futuramente a esse assunto.

7 comentários:

  1. amigo você tem u circuito simples de radio controle 27 MHz 4 canais ou três canais para me enviar por Email

    ResponderExcluir
  2. você teria um esquema de receptor rx pa transmisor a cristal 72 mhz,40 mhz´´e para um tarnsmissor que eu tenho do elicoptero apache HA 64.DESDE ENTÃO AGARDEÇO.

    ResponderExcluir
  3. ola amigo! fis um robo do tipo desarmador de bomba com duas esteiras e um braço muito bem articulado, porem estou com dificuldade para produzir um radio comtrole para o mesmo pois preciso de 18 funsoes; sera que vc pode me ajudar?

    desde ja agradeso.
    danilo.raf@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa 18 funçoes???? ai fica um pouco complicado.... o maximo que consegui foi 12... e sem muito alcance....

    Sei de uma forma mas não me lembro o nome....tem a ver com telefonia.... verei e te passo...

    abraços tony

    ResponderExcluir
  5. opa, gostei muito do blog, estou fazendo um projeto pequeno para apresentar na escola, estou com dificuldades pois preciso de 8 funções e só consegui diagramas de circuitos com 4, você conseguiria me enviar um com 8 funções por e-mail?

    desde já fico agradecido
    rogersantos2112@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. E ai galera sou estudante de Mêca trônica, vendo o que nosso amigo postou gostaria de dar umas dicas, Cara para 18 funções, acho que você teria que usar algo através de computador, mas teria que ter uma boa noção de eletrônica analógica e Digital, tipo: Comunicação via portas lógicas através de um PIC, usando até mesmo uma "net" para comandar de qualquer lugar mas lembre, vai ter que ter um PC no robô(receptor+modem),e um Emissor(PC de comando). Ass. Ângelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo como vai?
      brother veja só estou eu estou precisando de um Radio controle que tenha pelo menos 20 canais gostaria que vc min desse um pouco mais de orientação para fazer-lo ficarei agradecido se puder min ajudar.

      Excluir