GUIA DE LIMPEZA DE FITAS VHS
MATERIAL NECESSÁRIO
01. Chave de fenda Phillips
02. Álcool Isopropílico
03. Fita Adesiva 5cm
04. Algodão em tiras
05. Tesoura
A fita deverá ser totalmente rebobinada para o início do procedimento.
Desparafuse os 5 parafusos da fita previamente
Remova a tampa superior segurando na trava lateral para liberá-la, tomando cuidado para não rasgar a etiqueta lateral da fita.
Após a abertura teremos a fita dessa forma.
Remova o carretel vazio (o da direita), passe álcool isopropílico num chumaço de algodão em volta da chave de fenda e limpe internamente o carretel nas partes superior e inferior, da forma abaixo.
Após essa limpeza, re-enrole o carretel e o ponha na posição original, feche a tampa da fita e ponha os parafusos de volta.
Recorte um pedaço de algodão de 3,5cm de comprimento e 1,5cm de largura, de forma achatada, conforme figura abaixo. O comprimento deve ser o suficiente para envolver a fita k7.
Faça o mesmo com a fita adesiva, recorte um pedaço de 1,5cm de largura por uns 7cm de comprimento.
Agora molhe o algodão e o envolva na fita k7 com a fita adesiva da forma da figura abaixo.
Ponha a fita no vídeo k7 e dê STOP rápido para não reproduzir a fita, agora pressione Forward (adiantar a fita) até o fim, quando acabar, retire a fita do vídeo k7 e repita o procedimento de desparafusar a fita novamente, só que dessa vez será limpo o carretel da esquerda, não esqueça de remover o algodão sujo e renová-lo com um novo pedaço de algodão para o processo de volta.
Obs: faça o furo no fundo da fita k7 caso a fita adesiva passe por cima do furo, conforme abaixo.
Obs: foi dada preferência as fitas adesivas de 5cm porque a aderência delas é melhor que o durex, tendo em vista a truculência da rebobinagem dentro do vídeo k7 ser forte e pode arrancar o durex.
Após os procedimentos de ida e volta de limpeza, sua fita VHS estará livre de poeira, fungos (mofo) e quaisquer bactérias que tenham se instalado em sua superfície.
Boa Sorte!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário