quinta-feira, 5 de maio de 2011

Controlador de Motor de Passo

Este circuito permite controlar um motor de passo comum de 12 v a partir de sinais enviados por um oscilador com base no circuito integrado 555.
Podemos usar esse circuito em demonstrações, robótica e outras coisas. Quando o motor necessita girar numa velocidade precisa que depende da freqüência do sinal aplicado na entrada do 74LS194.
A freqüência do oscilador  555 determina a velocidade de rotação do motor e pode ser controlada numa ampla faixa de valores pelo potenciômetro P1.
O sentido de rotação do motor depende do sequenciamento dos pulsos e pode ser invertido por meio das chaves S1 e S2, assim como sua parada e reposição, conforme tabela dada junto ao diagrama.
Os transistores de acionamento do motor devem ser dotados de radiadores de calor. A alimentação única é de 12 v, pois para a parte digital temos a redução para 5 v feita pelo circuito integrado 7805.

7 comentários:

  1. Vou montar e fazer os testes.

    alfatec2009tecno@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Noel, não sou do ramo, mas gosto muito do assunto. Pergunto: você monta ou indicaria alguém que monte este circuito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,eu monto,vou montar um pra mim,se ainda tiver interesse pode entrar em contato
      Murilo
      murilo_camila@hotmail.com

      Excluir
  3. Esse circuito funciona? Eu uso um motor de 12v e BD237C porque o BD735 não encontro... alguém pode dar uma ajuda? eduardo.barcante@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Funciona sim,montei um parecido e funcionou,depois fiz um outro modificado pois precisava pra motor bipolar,ambos funcionaram,num usei o tip 122,no outro usei um ci ponte-H L298N,

      Excluir