sexta-feira, 24 de junho de 2011

Qual amplificador que casa com seu subwoofer

Vamos descrever aqui, algumas regras básicas para se escolher um amplificador que case com seu subwoofer.

1o - obedecer à impedância mínima especificada pelo amplificador
2o - casar a potência SUPORTADA pelo subwoofer com a FORNECIDA pelo amplificador


Se você tem um subwoofer de 4 Ohms que suporta 200W RMS, você precisa de:
- um amplificador que forneça 150 a 300W RMS a 4 Ohms, a impedância mínima pode ser 1, 2 ou 4 Ohms

se você tem um subwoofer de 2 Ohms que suporta 500W RMS, você precisa de:
- um amplificador que forneça 300 a 600W RMS a 2 Ohms, a impedância mínima pode ser 1 ou 2 Ohms

se você tem dois subwoofer de 4 Ohms que suporta 300W RMS, você precisa de:
- um amplificador que forneça 500 a 800W RMS a 2 Ohms (dois subwoofer em paralelo) , a impedância mínima pode ser 1 ou 2 Ohms

se você tem dois subwoofer com bobina dupla de 2 Ohms (cada bobina) e suporta 700W RMS total (350W cada bobina):
- um amplificador que forneça 1000 a 1600W RMS a 2 Ohms, a impedância mínima pode ser 1 ou 2 Ohms, mas ele tem que fornecer 1000 a 1600W a 2 Ohms

se você tem dois subwoofer com bobina dupla de 4 Ohms (cada bobina) e suporta 700W RMS total (350W cada bobina):
- um amplificador que forneça 1000 a 1600W RMS a 4 Ohms, a impedância mínima pode ser 1 ,2 ou 4 Ohms, mas ele tem que fornecer 1000 a 1600W a 4 Ohms

Veja o artigo ASSOCIAÇÃO DE SUBWOOFER para saber mais sobre associação de subwoofer.

Caso você ligue uma associação de subwoofer abaixo da impedância mínima aceita pelo amplificador, este esquentará até danificar alguma parte do circuito.

Se o amplificador fornecer potência muito acima do suportado pelo subwoofer, você corre o risco de derreter a bobina do falante, caso o nível de distorção seja elevada e tocada por longo tempo. Mas se o amplificador fornecer pouca potência, você estará sub-utilizando seu subwoofer, você gastou dinheiro e ele não tocará muito bem, pois o amplificador não tem força pra movimentar o conjunto de bobina e cone do subwoofer.

Seria como um carro 1.0 na ultrapassagem, ele não tem forças para fazê-lo satisfatoriamente. Mas com um carro 2.0, a ultrapassagem é tranqüila. Com isso acabamos de explicar um pouco de como ter dinâmica na reprodução da música.

Os critérios adotados aqui são para a maioria dos usuários que são leigos no ajuste da sensibilidade do amplificador. Para aqueles que possuem equipamento para verificar distorção originada pela má regulagem da sensibilidade do amplificador, podemos escolher um amplificador com até 4x mais potência que a suportada pelo subwoofer. Mas a explicação deste fato merece outro artigo.

Em que consiste a ligação Bridge?


  • - Consiste em ligar o positivo do Subwoofer na saída positiva do canal esquerdo e o negativo do Subwoofer na saída negativa do canal direito, ou vice-versa.
  • - Essa ligação não é aceita em módulos do tipo Booster
  • - Em alguns amplificadores é necessário mover chaves e configurar crossovers. Verifique sempre seu manual.
  • - Assim você tem uma saída mono com cerca de 3 vezes mais potência do que numa ligação comum em stéreo.
  • - A maioria dos amplificadores aceita uma mínima impedância de 4 Ohms nesta ligação, mas em alguns amplificadores, chamados de alta corrente, podemos ligar uma associação de SubWoofer com 0,5 Ohms podendo chegar a até 10 vezes mais de potência fornecida pelo amplificador comparando com uma ligação comum em 4 Ohms (caso do Áudio Art 100HC).
  • - Em alguns amplificadores como o 4.6x da Rockford Fosgate é necessário inverter a polaridade do Subwoofer em relação à polaridade de saída do amplificador caso esteja utilizando crossovers passa - alta para os falantes da frente e passa-baixa para o Subwoofer.
  • - Verifique sempre o manual do amplificador para se certificar se ele aceita este tipo de ligação e como fazer a correta ligação em modo Bridge.
  • - Geralmente os amplificadores MOS-FET trabalham com tensões de -28 Volts a 0 volts e 0 a +28 Volts na ligação estério (2 canais) e na ligação Bridge (1 canal) a tensão varia de -28 a +28 Volts.


Associação de subwoofer

Impedância X Resistência

A resistência é a dificuldade que uma corrente elétrica contínua tem ao passar por um componente e a Impedância é a resistência à corrente variável em freqüência portanto a impedância varia com a freqüência também.

Associação de subwoofer Bobina simples.

Podemos associar dois subwoofer em paralelo ou em série.

Associação em série.

Consiste em ligar um terminal de um sub no polo oposto do outro, isto é, o polo positivo (vermelho) de um, no polo negativo (preto) do outro (ou vice-versa), a fim de termos um polo positivo e outro negativo sobrando como mostra a figura abaixo:


(ligação série de 2 subwoofer)

Se você ligar polo positivo com polo positivo e utilizar os pólos negativos (ou vice-versa), os cones de cada subwoofer se deslocarão em sentidos opostos causando o cancelamento de ondas sonoras, pois um força o ar para frente enquanto que o outro força o ar para trás resultando em deslocamento zero (supondo os subwoofer virados para um mesmo lado).


                                        (cancelamento sonoro por deslocamento oposto)


A impedância equivalente medida nos 2 terminais, será a soma das impedâncias. A regra de soma vale para mais de 2 subwoofer ligados em série.


(ligação de subwoofer em série)

Associação em paralelo.

Consiste em ligar polo positivo (vermelho) no polo positivo (vermelho) de outro subwoofer e o polo negativo (preto) do primeiro no polo negativo do segundo como mostra a figura abaixo:



(ligação em paralelo de 2 subwoofer)


Supondo que os dois subwoofer possuam a mesma impedância, o equivalente do conjunto será a metade da impedância dos subwoofer. No nosso exemplo, os 2 subwoofer são de 4 Ohms e a impedância equivalente é de 2 Ohms.
Mas a regra geral para mais de um subwoofer é:
R = (R1*R2)/(R1+R2)

ou para mais subwoofer:
R = (R1*R2*R3*R4*...)/(R1+R2+R3+R4+...)
 
Associação de subwoofer bobina dupla
Observando um subwoofer de bobina dupla, notamos que ele possui 4 terminais (2 positivos(vermelho) e 2 negativos(preto)), internamente ele é composto por 2 bobinas independentes montadas em um suporte em comum. Podemos aproximar o subwoofer B.D. (bobina dupla) a 2 resistores.
Portanto podemos ligar um subwoofer B.D. em paralelo ou em série com ele mesmo ou em conjunto com outro subwoofer B.D. sempre levando em conta a polaridade.
Ligando as bobinas de um subwoofer B.D. em série.
Liga-se polo positivo no polo negativo da outra bobina, sobrando o polo negativo da primeira bobina e o polo positivo da segunda bobina:


(ligação série de um subwoofer bobina dupla)

O resultado é um subwoofer com impedância igual a soma das impedâncias das bobinas e potência total igual à soma das potências suportadas por cada bobina.
Se você ligar polo positivo de uma bobina com polo negativo da outra bobina e também o polo negativo de um com o polo positivo do outro (como na figura abaixo), as bobinas se deslocarão em sentidos opostos causando o descolamento das mesmas sobre o suporte cilíndrico, travando o cone do subwoofer por dano, possivelmente por descolamento do fio da bobina.

(deslocamento contra por ligação errada)

Ligando as bobinas de um subwoofer B.D. em paralelo.
Basta ligar polo positivo de uma bobina com o polo positivo da outra bobina e polo negativo de uma bobina com o polo negativo da outra bobina, o resultado é um sub com impedância equivalente à metade da impedância de uma das bobinas (quando iguais) e potência equivalente ao dobro da potência suportada por cada bobina.

(ligação em paralelo de um subwoofer bobina dupla)

A ligação de um polo positivo no polo negativo e polo negativo no polo positivo da outra bobina também causarão o deslocamento inverso das bobinas no interior do sub, danificando-o.
Para utilização com outros subwoofer podemos simplificar os cálculos agrupando em conjuntos pequenos e calculando aos poucos.
Ex: Temos 2 subwoofer B.D. cada uma com 2 bobinas de 4 Ohms e quero ligá-los em um amplificador de 2 canais bridge com impedância mínima de 4 Ohms
1a opção:
(4 + 4)//(4 + 4) = (8)//(8) = 4 Ohms
ligando em série as bobinas de um sub, fazendo o mesmo com outro sub e colocando em paralelo os dois subwoofers
2a opção:
(4//4) + (4//4) = (2) + (2) = 4 Ohms
ligando em paralelo as bobinas de um subwoofer, fazendo o mesmo com o outro sub e ligando em serie os dois subwoofers.
"//" indica a ligação em paralelo.
O resultado é igual para ambos os casos:
Impedância final de 4 Ohms e potência igual a soma das potências.



Um comentário: