domingo, 3 de julho de 2011

Princípios de Transmissão 2

Transmissor de FM ultra-miniatura

 Nosso primeiro projeto é de um transmissor que pode ser instalado numa caixa tão pequena quanto um maço de cigarros, e com ajuda de pilhas ainda menores, numa caixa de fósforos. Usamos microfone de eletreto para maior sensibilidade e seu alcance em campo aberto pode ser maior que 100 metros
 Seu sinal poderá ser captado em qualquer rádio de FM, de carro ou portátil, com ótima qualidade de som.

O circuito

Temos um único transistor oscilador do tipo BF494 ou BF495, que é modulado em base pelo microfone de eletreto. A alimentação pode ser feita por 3 V (duas pilhas) e para maior alcance, com 6 V (4 pilhas) ou até mesmo com 9 V (Bateria).

A freqüência é determinada por L1 e CV. L1 é uma bobina com 3 ou 4 voltas de fio comum ou esmaltado grosso (18 ou 20) enroladas num lápis como referência (depois o lápis é retirado). O trimer pode ser de qualquer tipo, com base de plástico ou porcelana.

Nele será ajustada a freqüência do transmissor e se não for possível captar o sinal na faixa de FM devemos alterar o número de voltas da bobina.

A modulação é feita através do capacitor C1, que transfe- re para o transistor o sinal de áudio.
Muito importante neste circuito é C3, que pode ter valores entre 3p3 e 6p8. Este capacitor, de certo modo, influi na freqüência, pois é responsável pela realimentação.

A antena é ligada no coletor do transistor na versão básica, mas para se evitar instabilidade e melhorar o desempenho, o leitor pode experimentar fazer sua ligação numa tomada de L1.

Montagem
O diagrama do aparelho é mostrado com os valores de todos os componentes na figura 6. 


Na figura 7 mostramos a placa de circuito impresso em que deve ser feita a montagem.

Os resistores são de 1/8 ou 1/4 W e os capacitores devem ser todos cerâmicos. Em especial atenção com C3, que deve ser cerâmico, plate, ou equivalente de disco e de boa qualidade.

O microfone de eletreto usado é de 2 terminais, devendo ser observada sua polaridade: o fio vermelho corresponde ao (+).

Para as pilhas deveremos usar um pequeno suporte e o interruptor geral S1 pode ser omitido. Neste caso, para desligar o aparelho bastará tirar as pilhas do suporte.

 Na figura 8 damos uma sugestão de caixa em que este transmissor pode ser montado.

A antena consiste num pedaço de fio rígido de 20 a 40 cm de comprimento, mas também pode ser usada uma antena telescópica comum.

A caixa não deve ser metálica, para se evitar instabilidades e, ao usar o aparelho, o operador deve evitar qualquer movimento brusco, de modo a não fazer fugir a freqüência.

Ajuste e operação

Para ajustar o transmissor ligue a uma distância de 3 a 5 metros um rádio FM fora de estação (numa freqüência livre). Em seguida, coloque as pilhas no transmissor e ajuste vagarosamente com uma chave de fendas o trimer CV até ouvir o sinal na for- ma de uma espécie de sopro. Quando isso acontecer fale no microfone e veja se sua voz sai claramente. Se houver fuga da freqüência, ou então, quando você se afastar, o sinal sumir, logo é sinal que não é este ainda o sinal principal (fundamental). Continue ajustando até "pegar" o sinal mais forte. Afaste-se do rádio falando no microfone, para verificar se o alcance satisfaz.

Uma vez comprovado o funcionamento é só usar o aparelho.

Você pode dar uma de espião, usá-lo como microfone volante ou para comunicados a curta distância. Numa viagem você pode usar este transmissor para falar de um carro para outro

Lista de material

A1 -8F494 ou 8F495 -transistor de RF

MIC - microfone de eletreto de 2 terminais

81 -2 ou 4 pilhas pequenas

CV, L1 – ver texto

R1 -10K (marrom, preto, laranja) - resistor

R2 -12K (marrom, vermelho, laranja) - resisto r

R3 - 8K2 (cinza, vermelho, vermelho) - resistor

R4 - 56 Ohms (verde, azul, preto) - resistor

C1, C4 -100 nF -capacitor cerâmico

C2 - 4n7 - capacitor cerâmico

C3 - 5p6 - capacitar cerâmico

S1- Interruptor simples

Diversos: suporte de duas ou quatro pilhas, caixa para montagem, placa de circuito impresso, fios etc.

Transmissor telegráfico de ondas médias e curtas

Este transmissor emite em CW (onda contínua) sinais telegráficos que são codificados em Morse. Neste código, um toque longo representa um traço, e um toque curto um ponto. Unindo pontos e traços formamos o código conforme o Código Morse mostrado nas parte final.

Para uma bobina de ondas médias o alcance será peque- no, da ordem de 10 metros, mas na faixa de ondas curtas, com antena externa podemos chegar a algumas centenas de metros. Trata-se de um transmissor experimental interessante e simples. A alimentação será feita com tensões entre 6 e 9 V vinda de fonte.

O circuito

Temos, simplesmente, um oscilador Hartley onde a freqüência de operação é determinada por L1 e CV.

Para a faixa de ondas médias L1 é formada de 80 a 100 voltas de fio 28 num bastão de ferrite de 1 cm X 15 cm, aproximadamente. Para ondas curtas no mesmo bastão enrolamos 20 espiras para a faixa de 15 MHz e, aproximadamente, 30 espiras para a faixa de 7 MHz.

CV é um variável de ondas médias (200 a 400 pF para ajustar a freqüência de operação).

O transistor sugerido é 2N2218 ou 2N2222. Para 6 V deve ser usado o 2N2222 e para 9 V deve ser empregado o 2N2218, que possui maior potência. Na faixa de ondas médias podemos experimentar transistores como o TIP31 e 8035 alimentando o circuito com até 12 V.

A bobina L1 tem tomada central. Para ondas médias L2 consta de 10 voltas do mesmo fio de L1 enrolada no mesmo núcleo. Para ondas curtas esta bobina consta de 4 ou 5 voltas do mesmo fio.

Montagem

O circuito completo do transmissor com os valores dos componentes é mostrado na figura 9.

A montagem numa placa de circuito impresso é mostrada na figura 10.

A antena consiste num pedaço de fio esticado de 1 metro a 20 metros, e para melhor desempenho o pólo negativo ou emissor do transistor devem ser ligados à terra.

Os resistores são de 1/8 ou 1/4 W e os capacitores são cerâmicos, tipo disco ou plate. O manipulador pode ser do tipo telegráfico comum, ou então improvisado com um interruptor de pressão.

Não recomendamos o uso de bateria de 9 V dada a cor- rente relativamente alta exigida pelo circuito que a esgotaria rapidamente.

Se for usada, a fonte deve ter boa filtragem para que não ocorram zumbidos na transmissão.

O receptor usado deve ser capaz de sintonizar a faixa de sinais em que opera o transmissor.

Ajuste e utilização

Para verificar o funcionamento sintonize nas proximidades um receptor de rádio (se for de ondas curtas, certifique-se de que está operando corretamente com boa sensibilidade, procurando captar antes algumas estações distantes).

Ajuste então o variável para a freqüência desejada. Para isso, pressione o manipulador e procure ouvir no rádio o "sopro" que corresponde a sua omissão. Procure o sinal mais forte, o que pode ser verificado afastando-se do receptor.

Feito o ajuste é só usar o aparelho. Para isso, treine antes o código com uma transmissão compassada.

Se usar uma antena externa, não se esqueça da ligação à terra.

Lista de material

01 - 2N2218 ou 2N2222 - transistor NPN de comutação

L1, L2 - bobinas - ver texto

CV - variável de 190 a 410 pF

S1 - Manipulador telegráfico

V1 - 4 ou 6 pilhas, ou fonte de alimentação de 6 a 9 V

C1 -10 n F - capacitor cerâmico

C2 -100 n F - capacitor cerâmico

R1 - 4K7 a 10 K - resistor (amarelo, violeta, vermelho ou marrom, preto, vermelho)

Diversos: caixa para montagem, bastão de ferrite, fios esmaltados, suporte para pilhas, antena etc.

3 comentários:

  1. LINDO BLOG
    GOSTEI DOS PROJETOS
    E REALMENTE FUNCIONAM.

    ResponderExcluir
  2. Ρlease let mе know іf you're looking for a article author for your site. You have some really great articles and I think I would be a good asset. If you ever want to take some of the load off, I'd lovе tο writе some material
    fοг youг blog іn eхchange for a link bаck to
    minе. Please shoot mе an e-mаil if
    inteгested. Thanks!

    Μy pagе :: Power Rating

    ResponderExcluir
  3. Ι almoѕt neѵег create responses, but i did ѕοme searсhing аnԁ wound uρ herе "Princ�pios de Transmiss�o 2".
    And I do have a feω quеstionѕ foг you
    if уοu don't mind. Could it be simply me or does it seem like a few of these responses look like they are coming from brain dead folks? :-P And, if you are posting at other online sites, I would like to follow everything new you have to post. Could you list of all of your community pages like your Facebook page, twitter feed, or linkedin profile?

    Here is my web-site :: resistance of a resistor (http://Marcovannoord.com/)

    ResponderExcluir