domingo, 3 de julho de 2011

Princípios de Transmissão 3

Transmissor de pequena potência de AM

Este transmissor de AM funciona como uma espécie de microfone sem fio de curto alcance, sendo modulado por um microfone de cristal. Seu sinal pode ser captado por qualquer rádio de ondas médias, dando-se preferência a freqüências livres em torno de 1600 kHz.

A alimentação pode ser feita com 4 pilhas pequenas ou uma bateria de 9 V.

Uma montagem numa pequena caixa permite o uso portátil, sendo ideal para demonstrações ou brincadeiras. Com uma antena externa o alcance pode ser ligeiramente aumentado, mas isso não é recomendado pelas instabilidades de funcionamento, que podem ocorrer.

Damos diversas opções para os transistores osciladores e, com modificações podemos ter a operação na faixa de ondas curtas. Nesta faixa, o alcance poderá se estender até algumas centenas de metros e com antena própria muito mais.
O circuito

A base do circuito é um oscilador Hartley, cuja freqüência é determinada basicamente por L1 e CV. Para a faixa de ondas médias L.1 terá de 80 a 100 espiras de fio esmaltado 28 ou 30 num bastão de ferrite de 1 cm de diâmetro e de 10 a 15 cm de comprimento. Para a faixa de ondas curtas, entre 7 e 14 MHz, a bobina terá de 20 a 25 voltas do mesmo fio no bastão de ferrite com tomada central.

O microfone de cristal fornece um sinal de intensidade suficiente para modular a rádio-freqüência e, assim, possibilitar a emissão da palavra falada.

O resisto r R1 e o transistor 01, juntamente com a tensão de alimentação, determinam a potência do sinal. Para 6 V e o transistor 2N2218, R1 pode ser reduzido até 4K7 para se aumentar um pouco mais a potência. Para 9 V a redução pode chegar aos 6K8. Verifique apenas se o transistor não tende ao aquecimento.

Para a faixa de ondas médias podem ser testados transistores como o TIP31, que admite então, uma alimentação de até 12 V. No entanto, dada as características deste tipo de onda, o aumento do alcance não será grande.

Para aplicações experimentais a antena pode ser do tipo telescópico, ou um pedaço de fio de 1 a 5 metros de comprimento. Não se recomenda antena maior para não haver instabilidade  no funcionamento.

A ligação da antena numa tomada da bobina permite um casamento melhor de impedância e, com isso, menor instabilida- de e maior rendimento na transmissão.

Montagem

Na figura 11 temos o diagrama completo deste sim transmissor de amplitude modulada para a voz.



A sugestão de montagem em ponte de terminais que temos é mostrada na figura 12.


Para os que desejarem uma montagem em placa de circuito impresso, temos um desenho em tamanho natural na figura 13.

O resistor usado pode ser de 1/8 ou 1/4 W e os capacitores são todos cerâmicos (disco ou plate). CV é um variável pequeno para rádios transistorizados de ondas médias. Eventualmente, podemos usar um trimer, mas a faixa de freqüências cobertas, neste caso será bem menor.

A alimentação pode ser feita com pilhas pequenas. Não recomendamos o uso de bateria de 9 V, pois a corrente elevada de consumo a esgota rapidamente. Se for usada fonte externa, devemos cuidar para que sua filtragem seja boa. Uma filtragem ruim induz roncos na transmissão, o que é prejudicial a qualidade do som.

Ajuste e utilização

Para provar este transmissor ligue nas suas proximidades (2 a 5 metros) um rádio que sintonize a freqüência na qual ele opere. Coloque as pilhas no suporte do transmissor e acione S1.

Em seguida, ajuste CV para captar o sinal mais forte ao mesmo tempo em que fala diante do microfone. Dizemos sinal mais forte, pois podemos captar sinais em mais de um ponto do ajuste.

Se um sinal potente não for conseguido, tente mudar a freqüência do receptor.

Para ondas médias tente entre 800 e 1200 kHz. Para ondas curtas experimente em primeiro lugar entre 5 e 7 MHz, e de- pois entre 10 e 14 MHz.

Não use outro tipo de microfone que não seja o de cristal, pois o aparelho não funcionará. Se tiver dúvida quanto ao tipo de microfone e o transmissor não funcionar, retire-o. Se o transmissor funcionar é sinal que o microfone usado é de cristal.

Lista de material

01 - 2N2218- transistor de comutação (ver texto)

L 1, CV -ver texto

B1 - 6 ou 9 V -4 ou 6 pilhas ou fonte

S1 - Interruptor simples

MIC - microfone de cristal

C1 - 10 nF - capacito r cerâmico

C2 - 100 n F - capacitor cerâmico

R1 - 10 K - resistor (marrom, preto, laranja)

Diversos: ponte de terminais ou placa de circuito impresso, suporte para pilhas, antena, caixa para montagem, fios, solda etc.

 Transmissor transistorizado potente de FM

Com uma alimentação de 9 Veste transmissor de duas etapas de RF de FM pode facilmente superar os 300 metros em campo aberto. Com a utilização de bobina apropriada podemos operá-lo na faixa de 2 m de rádio-amadores, utilizando assim, na sua recepção receptores de comunicações do tipo profissional com maior sensibilidade.

A alimentação pode ser feita tanto com 6 como com 9 V e como todos os componentes são pequenos, uma montagem compacta permite sua realização em pequenos volumes.

Usamos microfones de eletreto na modulação que, pela sua sensibilidade, permite a utilização do aparelho na escuta de conversas ou como microfone volante, em uma festa, por exemplo.

Uma característica importante deste circuito é a separação do estágio de saída do estágio oscilador. Isso permite que o aparelho tenha grande estabilidade. Podemos então segurar a própria antena durante a transmissão, sem que isso cause desvios da freqüência com a perda da sintonia.

O circuito

A etapa osciladora e moduladora leva por base um transistor BF494, ou BF495, gerando um sinal de pequena intensidade cuja freqüência é determinada por L1/CV. Para a faixa de FM o trimer CV é comum de base plástica ou porcelana e L1 consta de 3 ou 4 voltas de fio 20 ou 22 em forma sem núcleo de 1 cm de diâmetro. Para a faixa de VHF entre 120 e 150 MHz a bobina terá de 20 a 3 espiras em fôrma de 1 cm com o mesmo fio.

O sinal gerado é retirado de uma tomada central da bobina para a etapa seguinte, de modo a minimizar os problemas de casamento de impedância que levam o circuito a instabilidade.

A modulação vem de um microfone de eletreto diretamente ligado na base do transistor. Como o microfone de eletreto já possui um transistor de efeito de campo interno, seu ganho é suficiente para uma ótima modulação sem a necessidade de qual- quer etapa adicional de amplificação.

O sinal desta etapa é aplicado a uma etapa amplificadora de alta freqüência com o transistor 2N2218. Este transistor opera como etapa aperiódica onde a carga vem de um choque de RF cujo valor não é critico, podendo ficar entre 10 e 100 uH. Uma bobina "caseira" formada por 40 ou 50 voltas de fio esmaltado fino (30 ou 32) num resistor de 100 K resulta num choque de funcionamento normal para esta função.

Além de um bom isolamento, esta etapa provê uma amplificação de potência para o sinal e, com isso, um maior alcance para o transmissor. O sinal é aplicado a uma antena telescópica de 10 a 40 cm de comprimento.

Se o leitor tiver condições de ajustes de etapas sintoniza- das, com grid-dip ou outro instrumento (medidor de campo) pode substituir XRF por um circuito sintonizado e ajustá-lo para o máximo rendimento. Nestas condições o alcance do transmissor poderá ser aumentado, passando dos 500 metros em campo aberto.

Montagem


Na figura 14 temos o diagrama completo deste transmissor.


A placa de circuito impresso sugerida é mostrada na figura 15.

Os resistores podem ser de 1/8 ou 1/4 W e os capacitores são todos cerâmicos tipo disco ou plate.

O microfone de eletreto deve ser do tipo de dois fios dê ligação e, preferivelmente, as bobinas L1 e XRF devem ficar em ângulo reto ou afastadas uma da outra.

Para as pilhas ou bateria deve ser usado suporte ou conector apropriado. Eventualmente, o resistor R7 pode ser altera- do para maior rendimento ou se houver tendência do transistor se aquecer. Não o reduza, entretanto, a menos de 5,6 ohms.

Ajuste e utilização

Para ajustar basta ligar a unidade a uns 3 ou 4 metros de rádio de FM sintonizado em freqüência livre e ajustar o trimer CV até que o sinal mais forte seja captado. Pode haver a ocorrência de sinais mais fracos que logo somem quando nos afastamos um pouco mais do transmissor.

Se não for possível captar o sinal mais forte, tente alterar o número de voltas da bobina L 1, ou então, mudar a freqüência de recepção do rádio.

A antena deve ser um fio rígido de 10 a 40 cm para melhor desempenho. Sugerimos uma antena telescópica.

Ao operar o aparelho, mantenha sempre a antena em posição vertical e evite movimentações bruscas.

Se notar o aquecimento do transistor 2N2218 aumente o valor de R7.

Para modificar o desempenho, caso note rendimento abaixo do esperado, experimente mudar de posição a ligação da tomada em L1.

O rendimento na modulação também pode ser alterado pela mudança de R1. Este componente poderá ter valores na faixa de 2K2 a 15 K. Faça experiências.

Lista de material

01 - BF494 ou BF495 - transistor de RF

02 - 2N2218 - transistor NPN de comutação

L1, CV - ver texto

XRF - 100uH -ver texto

Sl - interruptor simples

Bl - 6 a 9 V -pilhas ou bateria

MIC - microfone de eletreto de dois terminais

R1 -10 K - resistor (marrom, preto, laranja)

R2 -15 K - resistor (marrom, verde, laranja)

R3 -10 K - resistor (marrom, preto, laranja)

R4 -100 Ohms - resistor (marrom, preto, marrom)

R5 - 47 K - resistor (amarelo, violeta, laranja)

R6 - 22 K - resistor (vermelho, vermelho, laranja)

R7 -10 a 15 Ohms - resistor (marrom, preto, preto)



C1, C5 - 100 nF - capacito r cerâmico

C2 - 4n7 - capacitor cerâmico

C3 - 5p6 - capacito r cerâmico

C4 -100 pF - capacitor cerâmico

Diversos: caixa para montagem, placa de circuito impresso, suporte para pilhas ou conector, antena, fios, solda etc.

6 comentários:

  1. Para o transmissor de FM funcionar com o microfone você vai precisar de um pré, pois não tem nenhuma amplificação no áudio.

    ResponderExcluir
  2. Minha estação solda (linko850h) queimaram alguns componentes, vc teria um esquema do mesmo que pudesse ceder?
    grato
    Gilberto Fernandes-Olinda-PE
    gfs2003@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. The signals connеct with concentrаtеd nerve aгeas, ωhiсh
    in tuгn spread the signal to thе entire abdominal area.


    my wеblog http://www.prnewswire.com/news-releases/flex-belt-review-and-latest-coupon-code-savings-now-featured-at-awesomealldaycom-190317331.html

    ResponderExcluir
  4. The factѕ hаd been pretty impressive.

    Loοk іnto my wеb-site trilastin

    ResponderExcluir
  5. If some one ωishes to bе updated wіth nеwest technologіes after that he must be vіsit this ωeb site anԁ
    bе up to date eνeryday.

    Hеrе is mу blog ... www.wiki.Tophat.ie

    ResponderExcluir
  6. I'd like to find out more? I'd wаnt tо find out somе аԁdіtіonal іnformatіοn.



    Heгe is my websіtе :: georg ohm

    ResponderExcluir