quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

continuação .... códigos de erros

0E
AMI: Teste de desligamento do registrador da CMOS ok.Inicia o cálculo do checksum da CMOS e atualiza o diag byte.Teste de temporização ON/OFF do sistema de refresh ok.  
AST: [beeps]=14 curtos Falha nos registradores ASIC.
Award: Inicializa o APIC (advanced programmable interrupt controller)-somente em BIOS com múltiplos processadores. Testa a memória de vídeo (se for detectado monitor monocromático).Exibe a mensagem de inicialização.Testa a memória de vídeo.Configura, de acordo com o setup, todos os shadow-RAM.Testa o byte de desligamento da CMOS.
Chips&Tech: [beeps]=14 curtos falha na controladora de teclado.
Phoenix: Inicia I/O.[beep]=1-1-4-3 Teste dos temporizadores 8254.

0F
AMI: Todos os testes da CMOS ok.Inicia a CMOS.  
AST: [beeps]=15 curtos A CMOS RAM desligou.
Award: Teste do canal 0 do DMA.Teste da controladora da DMA.Teste do checksum da BIOS.Detecção e inicialização do teclado.Testa CMOS estendida.
Chips&Tech: [beeps]=15 curtos Falha no funcionamento em modo-protegido.
Phoenix: Inicializa o IDE on-board.

10
AMI: Byte de comando de escrita na controladora de teclado ok.Inicialização da CMOS feita.Status de registrador da CMOS para data e hora iniciam.Sistema de refresh ativado, e vai começar o teste dos 64KB iniciais de memória.Confirmado refresh ativado e teste dos 64KB inicias.   
AST: Testes dos registrador da controladora da DMA.
Award: Teste do canal 1 do DMA. Testa a controladora da DMA com caracteres AA,55,FF,00. Teste do canal 0 da controladora de DMA 8237.
Chips&Tech: [beeps]=19 curtos IDT9interrupt descriptor table e GDT (global descriptor table) com falha.
Dell&Phoenix: Inicializa gerenciamento de energia.[beep]=1-2-1-1 Inicialização dos temporizadores 8254. [beep]=2-1-1 Chip dos 64KB iniciais com defeito, ou linha de dados com falha no bit 0.
Compaq: PPI desabilitado.Programação dos temporizadores 0 e 1.

11
AMI: PIN 23-24 da controladora de teclado está bloqueado ou desbloqueado.Inicia checagem de ativação da tecla <INS> durante a inicialização do micro.Status dos registradores da CMOS inicializado.Inicia desabilitação do DMA e das controladoras de interrupções.Teste de linha de endereçamento ok.  
AST: Teste do registrador 1 do controlador de DMA.
Award: Teste da página de registrador da DMA.Uso das portas I/O para testar endereçamento dos circuitos lógicos.POST habilita REBOOT pelo usuário neste momento.Exibe erros dos testes das páginas de registrador do DMA.Teste correspondente ao canal 1 do chip 8237.
Chips&Tech: Falha no registrador LDT (local descriptor table)-tabela que contém dados e instruções descritivos sobre a memória RAM do micro.
Dell&Phoenix: Carrega os registradores alternativos com os valores do POST.[beep]=1-2-2  Chip dos 64KB iniciais com defeito, ou linha de dados com falha no bit 1.
Compaq: Inicia os controladores VDU (visual display unit).

12
AMI: Verifica se foi pressionada a tecla <INS> durante o boot.Inicia a desabilitação do DMA e controladores de interrupção.Vai iniciar a desabilitação do monitor, e inicializar a porta B.Teste dos 64KB iniciais ok.  
AST: Teste da página de registrador do DMA.
Award: Teste do temporizador 0 (CI 8254), canal 0.Teste da página de registradores do DMA.
Chips&Tech: Falha nas tarefas de registrador.  
Dell&Phoenix: Retorna o controle da CPU durante reinicialização lógica (CTRL+ALT+DEL).[beep]=1-2-1-3 Testa ambas as controladoras de DMA 8237.Falha no chip dos 64KB iniciais ou na linha de dados do bit 2.
Compaq: Limpa a tela do monitor, liga novamente.

13
AMI: Desabilitação das controladoras de DMA e de interrupções #1 e #2.Vai desabilitar o monitor, e iniciar a porta B.Inicialização do chipset.Vai começar a auto´detecção de memória RAM.Em caso deste erro, troque o primeiro pente de memória SIMM.Inicialização dos vetores de interrupção.
AST: Inicializa o vídeo.
Award: Testa o temporizador 0 (8254), canal 1.Testa a controladora de teclado.
Chips&Tech: Falha na instrução LSL(load segment limit).
Dell&Phoenix: [beep]=2-1-4 Falha no chip dos 64KB iniciais, ou na linha de dados, bit 3.Inicialização dos dispositivos dos barramentos mestres PCI.
Compaq: Testa o temporizador 0.

14
AMI: Finalizou a inicialização do chipset e auto-detecção de memória RAM.Inicia teste do temporizador / contador(CI 8254).Teste do controlador de teclado 8042 ok.  
AST: Teste do sistema de refresh da memória.
Award: Testa o CI 8254 temporizador 0 / contador 2.Testa o sistema de refresh das memórias.
Chips&Tech: Falha no sinal LAR.
Dell&Phoenix: Inicializa controladora do teclado.[beep]=1-2-2-1 Inicia a controladora de DMA (CI 8237).[beep]=2-2-1 Falha no chip dos 64KB iniciais, ou na linha de dados, bit 4.
Compaq: Desabilita as interrupções do RTC.
ACER: Controladora de DMA.

15
AMI: Inicialização do temporizador 8254.Teste dos canais do 8254.Inicia os vetores de interrupção.Teste de leitura/escrita na CMOS ok.
Award: Testa os bits da máscara de interrupção do CI 8259 para o canal 1.O teste é executado alternando o sinal em on/off na linha de interrupção.Testa os 64KB de memória iniciais do sistema.
Chips&Tech: Falha dos sinais VERW/VERR.  
Dell&Phoenix: [BEEP]=2-2-2 Falha no chip dos 64KB iniciais, ou na linha de dados, bit 5.

16
AMI: Fim do teste do canal 2 do temporizador.Executando o teste do canal 1 do temporizador 8254.CMOS checksum e bateria ok.  
Award: Testa os bits da máscara do CI 8259, canal 2.Configura os vetores de interrupção.
Chips&Tech: Falha na controladora de teclado.Falha no gate A20 (linha de endereçamento 20-address line 20), no barramento de sistema.  
Dell&Phoenix: Checksum da BIOS.[beep]=2-2-3 Falha no chip dos 64KB iniciais, ou na linha de dados, bit 6.
Compaq: Bateria de alimentação da CMOS ruim.

17
AMI: Teste do canal 1 do temporizador feito.Vai terminar o teste do canal 0.  
Award: Teste dos bits de interrupção da controladora 8259.Desliga a interrupção,depois verifica se não tem nenhuma máscara do registrador ligada.Configura as operações de entrada/saída de vídeo.  
Dell&Phoenix: Inicia o cache antes da detecção automática de memória.[beep]=2-2-4  Falha no chip dos 64KB iniciais, ou na linha de dados, bit 7.
Compaq: Diagnóstico da opção de “CLEAR CMOS”.Detecta sua funcionalidade.

18
AMI: Fim do teste do canal 0 do temporizador.Vai começar o processo de refresh do sistema de memórias.Configura o modo “color” do vídeo.  
AST: Testando a memória de vídeo.
Award: Testa a funcionalidade de interrupções da controladora 8259.Força uma interrupção, e confirma se a interrupção ocorreu.Testa a memória de vídeo.
Chips&Tech: Durante o teste de memória RAM, o micro é subitamente desligado.Verificar pentes de memória.
Dell&Phoenix: Inicia o temporizador 8254.[beep]=1-2-3-1 Testa os registrador da controladora de interrupções 8259. [beep]=2-3-1  Falha no chip dos 64KB iniciais, ou na linha de dados, bit 8.
Compaq: Teste da memória básica (128 KB).
ACER: Inicializa temporizador.

19
AMI: Teste do temporizador finalizado.Vai começar o teste de refresh de memória RAM.Procura pelo vídeo ROM(BIOS da placa de vídeo) opcional,se houver,para passar o controle para o mesmo.
Award: Testa a funcionalidade do controlador 8259.Testa os bits da NMI(interrupção não-mascarada) para paridade e I/O.Verifica se a NMI pode ser zerada.
Dell&Phoenix: verifica a memória.[beep]=2-3-2  Falha no chip dos 64KB iniciais, ou na linha de dados, bit 9.
Compaq: Zera e inicializa a memória básica.

1A
AMI: Executando o refresh de memória.Verificar o temporizador de ON/OF, de 15micro segundos.Retorno do vídeo ROM opcional.Controle opcional ok.
Award: Exibe o clock da CPU.Teste do canal 2 da controladora 8259.
Chips&Tech: Erros de checksum.
Dell&Phoenix: Inicialização do controlador de DMA(CI 8237).[beep]=2-3-3 Falha no chip dos 64KB iniciais, ou na linha de dados, bit A.
Compaq: Inicializa e testa os adaptadores VDU(visual display unit).

1B
AMI: Teste de refresh de memória de 30 micro segundos completo.Vai começar o teste de memória básica (64KB).Shadow RAM habilitado/desabilitado finalizado.Teste de leitura/escrita da memória de vídeo ok.  
Award: Testa o estado da bateria da CMOS.Testa as memórias ROM do sistema.
Chips&Tech: Desligamento inesperado durante detecção do tamanho da memória.
Dell&Phoenix: [beep]=2-4-1 Falha no chip dos 64KB iniciais, ou na linha de dados, bit B.

1C
AMI: Tested a memória de vide(leitura/escrita) para o video principal, conforme configurado no setup, finalizada.Teste de leitura/escrita para a placa de vídeo alternativa ok.  
Award: Testa o checksum da CMOS e as outras funcionalidades da CMOS.
Chips&Tech: Inicialização do chipset.
Dell&Phoenix: [beep]=2-4-1 Falha no chip dos 64KB iniciais, ou na linha de dados, bit C.Reseta o controlador de interrupção programável.[beep]=1-2-4-1 Teste de endereçamento da memória básica (64KB).
ACER: Refresh de memória.

1D
AMI: Teste de leitura/escrita da memória da placa de video alternativa finalizado, caso retorne alguma mensagem de erro.Verificação do sinal de retraço de vídeo ok.Executa a configuração existente na CMOS.
Dell&Phoenix: [beep]=2-4-2 Falha no chip dos 64KB iniciais, ou na linha de dados, bit D.
Compaq: Testa a controladora de DMA e as páginas de registrador.

1E
AMI: Endereçamento de memória configurado para o tipo de monitor.
Award: Se o checksum do sinal NVM do slot EISA estiver bom,incializa o slot.Dimensiona a memória do sistema.
Dell&Phoenix: [beep]=2-4-3 Falha no chip dos 64KB iniciais, ou na linha de dados, bit E.Testa os 64KB iniciais(16 bits).
Compaq: Testa a controladora do teclado.

1F
AMI: Inicia a chamada para modo de video mono/color.Configura o modo EISA.Se a memória não-volátil do EISA apresentar checksum ok, executa a inicialização do EISA.Senão, executa o teste do ISA e zera os flags de registrador do EISA.Testa integridade da memória do slot EISA(checksum e comunicação).
Award: Testa a memória do sistema.
Dell&Phoenix: [beep]=2-4-4 Falha no chip dos 64KB iniciais, ou na linha de dados, bit F.
Compaq: testa o modo-protegido da CPU 286.

20
AMI: Refresh de memória de 30 micro segundos finalizado.Inicia teste de enderaçamento dos 64KB iniciais.vai começar o teste de linha de endereçamento.Finalizada configuração de modo de vídeo.
AST: Ativa o barramento EISA da placa-mãe.
Award: Habilita o slot 0 e inicializa(placa-mãe).Verifica o tamanho da memória.teste de bits da controladora 8259.
Dell&Phoenix: [beep]=3-1-1 Teste do registrador mestre do DMA em progresso, ou com falha.Testa o refresh da memória DRAM.[beep]=1-3-1-1 falha no teste dos últimos 16 bits, do conjunto de 32 bits.

21
AMI: Teste da linha de endereço ok.Vai trocar o estado da paridade.Verificou o ROM do tipo 27256.Vídeo display ok.
Award: habilita os slots de 1 até 15.Inicia o slot 1.testa os bits fixos do NMI(verificação de paridade de I/O).
Dell&Phoenix: [beep]=3-1-2 Teste do registrador escravo do DMA em progresso ou com falha.
Compaq: Inicia hora-do-dia.

22
AMI: Troca do estado da paridade finalizado.Segue para o teste de escrita/leitura de dados seqüencial nos 64KB iniciais.
Award: Habilita o slot 2 e inicializa.Testes do 8259 ok.
Dell&Phoenix: [beep]=3-1-3 Teste da mascara de interrupção mestre em progresso, ou com falha.Testa controladora de teclado 8742.
Compaq: Inicia coprocessador 80287.

23
AMI: Passou no teste de R/W sequencial dos 64KB iniciais.Vai configurar a BIOS e executar todas as configurações do SETUP, antes da inicialização do vetor de interrupções.Mensagem de iniclização exibida.
Award: habilita slot 3 e inicializa.Testa o modo protegido.
Dell&Phoenix: [beep]=3-1-4 Teste da mascara de interrupção escravo em progresso,ou com falha.
Compaq: Testa a interface de teclado e o teclado.

24
AMI: SETUP requerido antes da inicialização dos vetores de interrupção,ok.Vai começar a inicialização do vetor de interrupção.  
Award: Habilita o slot 4 e inicializa.Estabelece o tamanho da memória estendida.
Dell&Phoenix: Configura o segmento de memória ES(guarda dados endereçáveis, e através de comandos de programação,retorna os dados gravados) do registrador para 4GB.[beep]=1-3-2-1 Verifica e configura a CMOS.
Compaq: Reseta o gate A20.Configura a velocidade padrão da CPU.
ACER: Testa a controladora de teclado (CI 8042).

25
AMI: Inicialização do vetor de interrupções ok.Vai ler a porta de entrada do CI 8042 para configuração TURBO(se houver).  
Award: Habilita o slot 5 e inicializa.Testa memória estendida.
Dell&Phoenix: [beep]=Não está carregando nenhum vetor de interrupção.
Compaq: Testa subsistema de disquete.



26
AMI: Porta de I/O do CI 8042 foi lida.Inicialização global para o Turbo switch.
Award: Habilita o slot 6 e inicializa.Testa exceções do modo ptrotegido.
Phoenix: Habilita linha de endereçamento A20.Verifica/carerga parâmetros NVRAM.
Compaq: Testa subsistema de disco fixo.

27
AMI: Inicialização do Turbo switch finalizada.Vão começar as inicializações anteriores a definição do modo de vídeo.  
Award: Habilita e inicializa o slot 7.Configura o controle de cache ou shadow RAM.
Dell&Phoenix: [beep]=3-2-4 Teste da controladora de teclado em progresso, ou com falha.
Compaq: Inicializa a porta paralela.

28
AMI: Inicialização anterior ao modo de video finalizada.Inicia configurações de cor.Checa a memória estendida.  
Award: Habilita e inicializa o slot 8.Configura o CI 8242.
Dell&Phoenix: [beep]=3-3-1 Falha na alimentação da CMOS e verificações de checksum em progresso.Auto detecta DRAM.[beep]=1-3-3-1 Modo protegido 1.
Compaq: Executa busca dos chips ROM opcionais (BIOS diversas, como de vídeo, controladora SCSI, e outros).
ACER: Testa a CPU.

29
AMI: Inicia configurações do modo color.
Award: Habilita e inicializa o slot 9.
Dell&Phoenix: [beep]=3-3-2 Validação das informações da CMOS em progresso.Inicia o gerenciador de memória do POST.
Compaq: Testa se a configuração do sistema é válida.

2A
AMI: Vai mudar o estado da paridade antes de testar as memórias ROM opcionais.
Award: Habilita e inicializa o slot A.Inicialização do CI 8242.
Phoenix: Zera os 512 KB de memória RAM.[beep]=1-3-3-3 Auto detecta os pentes de memória.
Compaq: Limpa a tela do monitor.

2B
AMI: Alteração da paridade finalizada.Vai entregar o controle para qualquer configuração requerida antes da checagem da memória ROM de vídeo opcional.
Award: Habilita e inicializa o slot B.Inicia o driver de disquete e sua controladora (IDE).
Dell&Phoenix: [beep]=3-3-4 Teste de memória de vídeo em progresso ou com falha.
Compaq: Busca por informação de data e hora inválidas.

2C
AMI: Processamento anterior ao controle da ROM de video finalizado.Vai buscar ROM de vídeo opcionais e entregar o controle do sistema.
Award: Habilita e inicializa o slot C.Detecta e inicializa portas seriais.
Dell: [beep]=3-4-1 Inicialização de vídeo em progresso ou com falha.
Phoenix: Falha da memória RAM no endereço XXXX.Se a BIOS detectar erros 2C,2E, ou 30, significa defeito nos 512 KB inicias da memória RAM.e exibe um código adicional de indicação de linha ou bits em que ocorreu a falha. A BIOS sempre envia o código para a porta 80 do display de LED.[beep]=1-3-4-1 Ativa o interleave de memória (se possível).[beep]=3-4-1 Inicialização do vídeo em progresso ou com falha.
Compaq: Boot.
ACER: Configura a controladora de interrupções (CI 8259).


2D
AMI: Controle do ROM de video opcional finalizado.Vai dar o controle para qualquer processamento anterior ao retorno do controle para o ROM de vídeo.
Award: Habilita e inicializa o slot D.Detecta e inicializa as portas paralelas.Testa o temporizador 2.
Dell&Phoenix: [beep]=3-4-2 Teste de retraço de vídeo em progresso ou com falha.

2E
AMI: Se não for detectado nenhum dispositivo EGA/VGA, então inicia teste de escrita/leitura da memória de vídeo.  
Award: Habilita e inicializa o slot E.Inicializa os discos rígidos (HD´s) e suas controladoras.  
Dell: [beep]=3-4-3 Busca pela ROM de vídeo em progresso (BIOS de vídeo).
Phoenix: Veja o código de erro 2C.Testa os 512 KB de memória básica. [beep]=1-3-4-3 Sai do primeiro teste de modo-protegido. [beep]=não há busca de ROM de vídeo em progresso.

2F
AMI: EGA/VGA não encontrados.Vai iniciar o teste de leitura/escrita da memória de vídeo.
Award: Habilita e inicializa o slot F.Detecta e inicializa o coprocessador.
Phoenix: Habilita o cache antes do shadow BIOS.
Compaq: Escreve para o byte de diagnóstico.

30
AMI: Teste de R/W da memória de video ok.Vai iniciar o teste de retraço.Vai iniciar o teste de memória virtual.  
AST: Inicia controladora de interrupção #1.
Award: Detecta o tamanho da memória básica e da estendida.Dimensiona a memória básica entre 256KB e 640KB, e a estendida acima de 1MB.
Dell: [beep]=nenhum, então Imagem rodando através do ROM de vídeo.
Phoenix: Veja o código de erro 2C.Desligamento inesperado. [beep]=nenhum, então haverá imagem na tela, rodando com a ROM de vídeo.
Compaq: Zera os 128 KB inicias da memória RAM.
ACER: Configura o temporizador de interrupções.

31
AMI: Exibe o teste de leitura/escrita de memória, senão, apresentou erro no teste de retraço.Vai iniciar o teste de R/W da memória de vídeo alternativo.Inicia o teste de modo de memória virtual.
AST: Inicia o controlador de interrupções #2.
Award: Testa a memória básica e estendida.Testa usando vários caracteres.Detecta e inicializa memórias ROM opcionais.
Dell&Phoenix: [beep]=nenhum, então imagem monocromática parece estar operacional.
Compaq: Carrega os vetores de interrupção de 70 até 77.

32
AMI: Passou no teste de R/W da memória alternativa.Vai checar o sinal de retraço da placa de vídeo alternativa.Processador executando em modo virtual.
AST: Inicia interrupção forçada nas controladoras de interrupção.
Award: Exibe a mensagem de Award PnP BIOS.Testa memória estendida do slot EISA.Testa a memória encontrada na inicialização do slot EISA.Este teste pode ser parado, através da tecla ESC.
Dell: [beep]=nenhum, então, a tela colorida de 40 colunas parece estar ok.
Phoenix: Testa a freqüência do barramento de clock da CPU. [beep]=1-4-1-3 Determina o tamanho da memória RAM do sistema.
Compaq: Carrega os vetores de interrupção de 00 até 1F.

33
AMI: Verificação do monitor de video finalizada.Inicia verificação de identificação do tipo de placa de vídeo.Teste de linha de endereçamento de memória em progresso.
AST: Forçado inicialização do NMI (interrupção não-mascarada).
Award: Reservado.
Dell&Phoenix: [beep]=nenhum, então modo de tela 80 colunas colorido deve estar funcionando corretamente.Inicia gerenciador de entrega.
Compaq: Inicializa o sinal MEMSIZE e ResetWD(reset do sinal de WatchDog, que é um dispositivo temporizador de hardware,que tem como função disparar um reset para o micro,nos casos de falha no programa principal que estiver sendo executado;a função do “cão-de-guarda” ao resetar o micro,pelo mal funcionamento do programa é tentar fazer que,com a reinicialização forçada,o hardware consiga inicializar o software novamente sem manter o que causou o travamento anterior ou halt;normalmente os temporizadores watchdog são encapsulados em um microcontrolador;também podem ativar sistemas de controle para funcionamento em modo de segurança,desligando subsistemas potencialmente problemáticos até que a falha seja reparada)

34
AMI: Verificação do adaptador de vídeo finalizada.Vai ser configurado o modo de vídeo.Teste de linha de endereçamento de memória em progresso.
Dell&Phoenix: [beep]=4-2-1 Teste de interrupção do sinal “timer tick”(relógio de tempo real) em progresso ou com falha.
Compaq: Verifica o checksum da CMOS.
ACER: Configura o vetor de interrupção da BIOS.

35
AMI: Configuração de modo de vídeo finalizada.Vai começar a checagem da área de dados da ROM BIOS.Cálculo da memória abaixo de 1 MB.
Dell&Phoenix: [beep]=4-2-2 teste de desligamento em progresso ou com falha.
Compaq: Checksum da CMOS não é válido.

36
AMI: Checagem da area de dados da COMS finalizado.Vai ser posicionado o cursor na tela para exibição da mensagem de micro ligado.Calculada a memória acima de 1 MB.
Dell&Phoenix: [beep]=4-2-3 Falha no gate A20(linha de endereçamento A20).Desligado o boot “quente” (através do CTRL+ALT+DEL) ou reset.Configura a opção de memória EMS.
Compaq: Verifica a energia da bateria.

37
AMI: Posicionamento do cursor para exibição da mensagem de inicialização finalizado.Vai exibir a mensagem de inicialização.Vai começar o teste de memória.   
Dell&Phoenix: [beep]=1-4-2-4 Interrupção inesperada no modo-protegido.Reinicializa o chipset da placa-mãe.
Compaq: Busca por game ports.

38
AMI: Exixbição da mensagem de inicialização finalizada.Vai ler a nova posição do cursos.Inicia a memória abaixo de 1 MB.
Dell: [beep]=4-3-1 Teste da memória RAM em progresso ou com falha acima do endereço 0FFFFh.
Phoenix: Efetuando o shadow da BIOS ROM. [beep]=1-4-3-1 Configura a opção de wait state(sinal de retardo temporizado do processador,ao se comunicar com dispositivos mais lentos)
Compaq: Busca as portas seriais.
ACER: CMOS RAM.

39
AMI: Nova posição do cursor lida e salva.Vai exibir a mensagem “hit del”.Memória acima de 1 MB inicializada.
Phoenix: Reinicializa o cache. [beep]=1-4-3-1
Compaq: Busca por portas paralelas.

3A
AMI: Checa os 64KB iniciais e emite um longo beep.String de referência do monitor finalizada.Vai exibir a mensagem”hit ESC”.Inicia a contagem de memória.Esta será atualizada quando a BIOS for lida.    
Award: Verifica a memória RAM do sistema.
Dell: [beep]=4-3-3 Teste do canal 2 do temporizador de intervalos em progresso ou com falha.
Phoenix: Auto detecta o cache. [beep]=1-4-3-3 Testa os 64KB iniciais novamente.
Compaq: Inicializa intervalos de portas e dispositivos de comunicação.

3B
AMI: Exibição das mensagens de “hit DEL” ou “hit ESC”.Vai começar o teste de modo de memória virtual.Vai começar o teste de memória abaixo de 1 MB.  
Dell&Phoenix: [beep]=4-3-4 teste da hora e dia em progresso ou com falha.
Compaq: Esvazia o buffer de teclado.

3C
AMI: Finalizado teste de memória abaixo de 1MB, e pronto para iniciar o teste acima de 1 MB.
Award: Configura a flag para permitir que os usuários acessem o utilitário de configuração do SETUP.Habilita o SETUP.
Dell&Phoenix: [beep]=4-4-2 Teste da porta serial em progresso ou com falha.
Phoenix: Configura os registradores avançados do chipset. [beep]=1-4-4-1 Determina a velocidade relativa da CPU.
ACER: Tamanho de memória.



3D
AMI: Finalizado o teste de memória acima de 1 MB.  
Award: Inicializa o teclado.Instala o mouse PS2.Inicializa e instala outros mouses.Detecta a presença do mouse.Instala vetores de interrupção.
Dell&Phoenix: [beep]=4-4-2 Teste da porta paralela em progresso ou com falha.
Phoenix: Carrega os registradores alternativos com os valores da CMOS. [beep]=1-4-4-2

3E
AMI: Vai passer para o funcionamento em modo real.Desligamento.
Award: Tenta habilitar o cache de nível 2.
Dell&Phoenix: [beep]=4-4-3 Teste do coprocessador em progresso ou com falha.
Phoenix 3.07: Verifica o estado dos switches/jumpers do controlador 8742.

3F
AMI: Desligamento feito com sucesso e o processador operando em modo real.  
Award: Habilita o shadow RAM através do SETUP.
Dell: Falha na memória cache.

40
AMI: Preparação para o teste de modo virtual iniciada.Vai verificar a memória de vídeo.
AST: Bateria de backup da CMOS.
Award: Mostra se a proteção de vírus da BIOS está habilitada ou não.
Phoenix: Configura a velocidade inicial da CPU. [beep]=2-1-1-1
Compaq: Salva o valor guardado no sinal ResetWD (reset do sinal de WatchDog, que é um dispositivo temporizador de hardware,que tem como função disparar um reset para o micro,nos casos de falha no programa principal que estiver sendo executado;a função do “cão-de-guarda” ao resetar o micro,pelo mal funcionamento do programa é tentar fazer que,com a reinicialização forçada,o hardware consiga inicializar o software novamente sem manter o que causou o travamento anterior ou halt;normalmente os temporizadores watchdog são encapsulados em um microcontrolador;também podem ativar sistemas de controle para funcionamento em modo de segurança,desligando subsistemas potencialmente problemáticos até que a falha seja reparada).
ACER: Desligamento #1.

41
AMI: Prepara as tabelas descritivas(GDT-global description table;LDT-local description table e IDT-interrupt description table).Desabilitação da linha de endereço A20 feita com sucesso.
AST: Verifica o checksum da CMOS.
Award: Inicia a controladora do drive de disquetes.
Compaq: Verifica o refresh da memória RAM.

42
AMI: Preparadas as tabelas descritivas(ver código acima).Vai entrar em modo virtual para executar teste de memória.Cache interno do processador ativado.Vai iniciar o teste da controladora DMA.
AST: Configura a CMOS.
Award: Inicia os discos rígidos e a respectiva controladora.Inicia os outros drives e suas controladoras (CDROM, DVDROM, etc...)
Phoenix: Inicializa os vetores de interrupção. [beep]=2-1-1-3
Compaq: Inicia o ciclo de teste de escrita dos 128KB de RAM iniciais.

43
AMI: Entrou em modo virtual.Vai habilitar as interrupções para o modo de diagnóstico.
Award: Sendo uma BIOS PnP, vai iniciar as portas seriais e paralelas.Detecta e inicia as portas.Incluindo o game port.
Compaq: Reseta a checagem das paridades.

44
AMI: Interrupções habilitadas.Vai começar a inicialização de dados para checar a flutuação de memória(memory overflow ou wrap-around) em 0:0.
Award: Vai iniciar dados para checar re-mapeamento de memória em 0:0.
Phoenix: Inicia as interrupções da BIOS. [beep]=2-1-2-1 Verifica a configuração de vídeo.
Compaq: Inicia ciclo de verificação,se os 128KB iniciais estiverem testados.
ACER: Inicia a BIOS de vídeo.

45
AMI: dados iniciados.Vai checar flutuação de memória (memory overflow ou wrap-around) em 0:0 e total da memória(RAM) do sistema.
Award: Detecta e inicializa o coprocessador.
Phoenix: Inicialização do dispositivo POST.
Compaq: Busca erros de paridade.
ACER: Configura a BIOS RAM.

46
AMI: Teste de flutuação de memória finalizado.Cálculo de memória total finalizado.Escrevendo caracteres na memória.
Award: Exibe a mensagem de acesso ao SETUP, e habilita o SETUP.
Phoenix: Checa a informação de cópia (ou shadow) da ROM. [beep]=2-1-2-3 Inicia o sistema de vídeo.
Compaq: Não há erros de memória.
ACER: Testa o controlador e o cache de memória.

47
AMI: Caracter de teste escrito na memória estendida.
Award: Configura a velocidade do sistema para boot.
Phoenix: Inicia o gerenciador para as opções PCI. [beep]=2-1-2-4
Compaq: Erro de memória RAM.

48
AMI: Caracteres escritos na memória básica.Vai confirmar quantidade de memória acima de 1MB.
Phoenix: Checa a configuração de vídeo através da CMOS. [beep]=2-1-3-1 Testa interrupções inesperadas.
ACER: Teste de memória.

49
AMI: Memória abaixo de 1MB encontrada e testada. Vai confirmar quantidade de memória acima de 1MB.
Phoenix: Inicia o barramento PCI e seus dispositivos. [beep]=2-1-3-2

4A
AMI: Quantidade de memória acima de 1 MB encontrada e verificada.Vai checar a área de dados da BIOS ROM.
Phoenix: Inicia todos os adaptadores de vídeo do sistema. [beep]=2-1-3-3 Inicia o segundo teste de modo protegido.

4B
AMI: Quantidade de memória acima de 1 MB encontrada e verificada.Verifica reset via software,e vai limpar memória abaixo de 1 MB para resetar.Finalizou teste de área de dados da BIOS ROM.
Phoenix: Inicia quiet-boot (opcional).

4C
AMI: Memória abaixo de 1MB zerada via software reset.Vai iniciar limpeza de memória acima de 1MB.
Phoenix: Executa o shadow do vídeo BIOS ROM. [beep]=2-1-4-1 Executa teste das instruções LDT (local description table).
ACER: Desligamento #3.

4D
AMI: Memória acima de 1MB zerada via software reset.Vai salvar o tamanho da memória.(comando GOTO ponto de checagem #52h).
4E
AMI: Teste de memória iniciado(sem o reset de software).Vai exibir o teste dos 64KB iniciais.
Award: Se houver algum erro,exibe todas as mensagens de erro na tela e aguarda o usuário pressionar a tecla <F1>.Inicia o loop do POST.Vai rebootar o micro caso a pinagem do POST esteja configurada.Caso contrário,exibirá qualquer outra mensagem e entrará no SETUP.
Phoenix: Exibe informação de cópia. [beep]=2-1-4-3 Executa teste da instrução TR.

4F
AMI: Inicia a contagem da memória.Será atualizado durante o teste de memória.Vai executar o teste seqüencial e randômico de memória.Processador operando em modo real após desligamento.
Award: Se for configurada senha no SETUP, esta será solicitada.Limpa a logo de Energy Star. Checagens de segurança.Solicita a entrada da senha configurada.

50
AMI: Teste e inicialização de memória abaixo de 1MB finalizado.Será ajustado o tamanho da memória exibida para realocação (inclusive de vídeo on-board) ou shadow.Teste de página de registrador do DMA finalizada.
AST: Modo protegido.
Award: Escreve todos os valores da CMOS atualmente armazenadas nas áreas empilháveis da BIOS, de volta na CMOS.escreve todos os valores da CMOS na memória RAM e limpa e limpa a tela.
Chips&Tech: Inicializa hardware.
Phoenix: Exibe o tipo e velocidade da CPU. [beep]=2-2-1-1 Executa o teste da instrução LSL. [beep]=nenhum,então,Configuração customizada do chip, ou plataforma customizada.
Compaq: Verifica freqüência dupla na CMOS.
ACER: Desligamento #2.

51
AMI: Exibição da memória,de acordo com realocação/shadow.Vai começar o teste do registrador de base da DMA unidade 1.
AST: Modo protegido.
Award: Pré-boot habilitado.Habilita o verificador de paridade e a NMI (interrupção não-mascarada).Habilita o cache antes do boot.
Chips&Tech: Inicializa temporizador.
Phoenix: Inicializa placa EISA.
Compaq: Verifica a configuração do VDU (visual display unit) na CMOS.

52
AMI: Teste e inicialização de memória abaixo de 1MB finalizado.Vai salvar informação de tamanho de memória.Prepara para retornar ao modo real de operação.Teste do canal da unidade 1 da DMA ok.Vai começar o teste no canal 2.  
Award: Inicializa todo tipo de ROM dos slots ISA.Inicia slots PCI (apenas para BIOS PnP).Programa o shadow na memória RAM, de acordo com a configuração do setup, assim como a paridade de memórias.Inicia o gerenciamento de memória.Inicia as memórias ROM opcionais.Detecta a presença de memória ROM de C8000h até EFFFh.
Chips&Tech: Controladora de DMA inicializada.
Phoenix: Testa o teclado. [beep]=2-2-1-3 Executa o teste da instrução LAR.
Compaq: Inicia a busca de VDU(visual unit display).


9C
AMI: Inicialização requerida antes do teste do comprocessador finalizada.Vai inicializar o coprocessador.  
Phoenix: Configuração gerenciamento de energia. [beep]=3-2-4-1
ACER: Desligamento #B.

9D
AMI: Coprocessador inicializado.Vai exexutar qualquer inicialização posterior ao teste do coprocessador.
9E
AMI: Inicialização posterior ao teste de coprocessador finalizada.Vai checar teclado expandido,ID e tecla de travamento.
Phoenix: Habilita interrupções de hardware. [beep]=3-2-4-3

9F
AMI: Verificação de teclado expandido finalizada.Flag identificação configurada.Comando de Identificação de teclado vai ser emitido.
Phoenix: Determina o número de drives ATA e SCSI.

A0
AMI: Comando de ID de teclado emitido.Flag de ID de teclado vai ser resetada.
Phoenix: Configura a hora do dia. [beep]=3-3-1-1
Compaq: Inicia teste de disquetes.

A1
AMI: Flag de ID teclado resetada.Em seguida inicia teste de memória cache.
Compaq: Ativa reset do FDC(floppy disk controller)-3F8H bit 2.

A2
AMI: Fim do teste do cache de memória.Vai exibir qualquer erro de software existente.
Phoenix: Verifica a tecla de travamento configurada. [beep]=3-3-1-3
Compaq: Reset do FDC(floppy disk controller)inativo(3F8H bit 2).

A3
AMI: Completada a exibição de erro de softwares.Vai configurar o tipo da matriz de teclado. 
Compaq: Motor do FDC(floppy disk controller)ligado(on).

A4
AMI: Configurado o tipo de matriz de teclado.Vai programas os sinais wait-state da memória.
Phoenix: Inicializa o tipo da matriz de teclado e a taxa.
Compaq: Erro de temporização do FDC(floppy disk controller).

A5
AMI: Programação do sinal wait-state para memória finalizado.Vai limpar a tela e habilitar paridade/NMI(interrupção não mascarada).  
Compaq: Falha no reset do FDC(floppy disk controller).

A6
AMI: Tela limpa.Vai habilitar paridade e interrupção não mascarada.  
Compaq: Passou no teste de reset do FDC(floppy disk controller).

A7
AMI: Interrupção não-mascarada e paridade habilitadas.Vai executar qualquer inicialização requerida antes de entregar o controle para a ROM opcional em E000.
A8
AMI: Inicialização anterior ao controle da ROM em E000 finalizada.ROM em E000 vai receber o controle em seguida.
Phoenix: Apaga o prompt “F2” da tela. [beep]=3-3-3-1
Compaq: Vai determinar qual o tipo de drive.

A9
AMI: Retorno do controle pela ROM em E000.Vai executar qualquer inicialização requerida após o controle da ROM opcional em E000.  
Compaq: Operação de busca inicializada.

AA
AMI: Inicialização posterior ao controle da ROM opcional em E000 finalizada.Vai exibir a tela de configuração do sistema.  
Phoenix: Busca pela tecla “F2” pressionada. [beep]=3-3-3-3
Compaq: Aguardando pelo estado do FDC(floppy disk controller).

AB até AF
Phoenix(AC): Entrar no setup. [beep]=3-3-4-1
Phoenix(AE): Limpa o flag do POST. [beep]=3-3-4-2 Limpa o flag de boot.
Compaq(AF): Teste de disquete finalizado.

B0
AMI: Configuração do sistema é exibida na tela.Vai descomprimir o código do setup para configurar as teclas “hot-key”(teclas de atalho).
Award: Interrupção degradada ocorreu em modo protegido.Busca por erro na comparação de tamanho de memórria.
Phoenix: Busca por erros. [beep]=3-4-1-1 Ocorreu interrupção desconhecida.
Compaq: Inicia teste de discos fixos.

B1
AMI: Descpompressão do código do setuo finalizada.Vai copiar os códigos para as áreas específicas.  
Award: Se ocorrer qualquer interrupção não mascarada, pressionar F1 para desabilitar o NMI(interrupção não-mascarada) e F2 para dar boot.
Compaq: Não foi encontrada nenhuma placa combo(combination).Sair.

B2 até B5
Compaq(B2): Controladora combo(combinada)falhou.Sair.
Phoenix(B2): Finalizado o POST.Prepara para iniciar o boot do sistema operacional disponível. [beep]=3-4-1-3
Compaq(B3): Testando o drive 1.
Compaq(B4): Testando o drive 2.
Phoenix(B4): Um beep curto para iniciar o boot. [beep]=3-4-3-1
Compaq(B5): Erro de drive(condição do erro).
Phoenix(B5): Finaliza o boot silencioso(opcional).

B6
Phoenix: Checa senha(opcional). [beep]=3-4-2-3
Compaq: Falha de drive(erro ao responder).

B7 até BD
Compaq(B7): CMOS RAM inválida ou não não há discos fixos.Sair.
Compaq(B8): Teste de discos fixos finalizado.
Phoenix(B8): Limpa o GDT(global descriptor table). [beep]=3-4-3-4
Compaq(B9): Tenta localizar disquete de boot.
Phoenix(B9): Prepara o boot.
Compaq(BA): Tenta dar boot pelo disco fixo.
Phoenix(BA): Inicializa os parâmetros de DMI(desktop management interface).
Compaq(BB): Falha na tentativa de boot(disquete ou disco fixo).
Phoenix(BB): Inicializa as ROM opcionais PnP.
Compaq(BC): Lê o arquivo de boot.Salta para o arquivo de boot.
Phoenix(BC): Limpa os inspetores de paridade. [beep]=3-4-4-1
Compaq(BD): Erro de drive.Tenta o boot novamente.
Phoenix(BD): Exibe menu multi-boot.

BE
Award: Programa os valores padrão no chipset.Inicialização padrão do chipset.
Phoenix: Limpa a tela(opcional). [beep]=3-4-4-3
Compaq: Teste de coprocessador Waitek.

BF
Award: Programa o restante do chipset.Inicializa o chipset.Programa os registradores do chipset com os valores determinados no setup.  
Phoenix: Checa por vírus,e lembretes de backup. [beep]=3-4-4-4

C0
Award: Desliga o cache do chipset.Controle do cache por programa OEM específico.
Chips&Tech: Falha no módulo de memória do sistema.
Phoenix: Tenta dar boot através da INT 19h(interrupção que, após a execução do POST,é usada pela BIOS para entregar o controle do sistema para a carga do sistema operacional). [beep]=4-1-1-1

C1 até C4
Award(C1): Teste de presença de memória.Teste OEM específico para detrminar o temanho da memporia on-board.Módulo de memória ruim.
Chips&Tech(C1): Canal de I/O ativado.
Phoenix(C1): Inicializa PEM(post error messages-mensagens de erro do POST).
AMI(C2): Desabilita NMI(interrupção não-mascarada).Atraso de inicialização ligado.
Phoenix(C2): Inicializa o arquivo de registro de erros.
AMI(C3): Verifica a memória(cache,vídeo,e os 64KB iniciais).
Award(C3): Página de seleção de memória DRAM;verifica a configuração da BIOS e o primeiro módulo de memória;possível falha na linha de endereçamento de memória.
Phoenix(C3): Inicializa a função de exibição de erros.
Award(C4): Conflitos na CMOS;verifica a chave de vídeo;BIOS ROM de vídeo não está inicializando.
Phoenix(C4): Inicializa o manipulador de erros de sistema.

C5
AMI: Atraso de boot finalizado.Vai habilitar a ROM.Desabilita cache se houver algum.
Award: Efetua shadow(sombreamento).habilita sombreamento de RAM específico de programação OEM para agilizar o boot.
Phoenix: Inicia CMOS PnP dupla(opcional).

C6
AMI: Calculando o checksum da BIOS ROM.
Award: Teste de presence de cache.Detecção do tamanho do cachê externo.Verifica os 64KB iniciais;verifica configuração dos jumpers da CPU.Também verifica a memória de vídeo.
Phoenix: Inicializa o DOCKING(plataforma que adapta um notebook em uma estação desktop) do notebook(opcional).

C7
AMI: passou no teste de checksum da BIOS ROM.A seguir vai começar o teste de desligamento do registrador da CMOS.
Award: Efetua shadow da BIOS do sistema e da BIOS de vídeo após ter passado no teste de memória RAM(pois o shadow é efetuado na memória RAM).
Phoenix: Inicializa o docking(plataforma que adapta um notebook em uma estação desktop)do notebook atrasado.

C8-C9
AMI(C8): Teste de desligamento do registador da CMOS efetuado.A seguir vai ser efetuado o cálculo do checksum da CMOS.
Award(C8): Desligamento da CMOS.Atraso de tempo.
Phoenix(C8): Força verificação(opcional).
Phoenix(C9): Checksum estendido(opcional).

CA até CC
AMI(CA): Cálculo do checksum da CMOS finalizado.Byte de carga da CMOS escrito.Registrador de estado da CMOS vai começar a iniciar data e hora.
Award(CA): Inicialização de cache Micronics.
AMI(CB): Inicialização do estado do registrador da CMOS finalizado.Qualquer inicialização anterior ao “keyboard BAT” vai ser executada a seguir.
Award(CC): Desligamento do manipulador de NMI(interrupção não-mascarada).

CD até CF
AMI(CD): Vai ser emitido comando BAT para a controladora de teclado.
AMI(CE): Verificado o resultado do comando BAT para a controladora de teclado.Vai começar qualquer inicialização posterior a controladora de teclado.
AMI(CF): Inicialização posterior ao comando de BAT para a controladora de teclado finalizada.Vai ser escrito o byte de comando de teclado a seguir.

D0 até E0
Compaq(D0): Entrada para rotina de limpeza de memória.
Phoenix(D0): Erro do manipulador de interrupções. [beep]=4-2-1-1
AMI(D1): Foi escrito o byte de comando da controladora de teclado.Vai checar se foi pressionada a tecla<INS> durante a inicialização do micro.Vai desabilitar a DMA e as controladora de interrupção.
Compaq(D2): Pronto para limpar memória estendida.
Phoenix(D2): Erro desconhecido de interrupção. [beep]=4-2-1-3
AMI(D3): Desabilitadas controladoras de DMA e controladoras de interrupção 1 e 2.Monitor de vídeo está desabilitado e a porta B é inicializada.Inicialização do chipset e auto-detecção de memória estão prester a começar.
Compaq(D3): Pronto para resetar e voltar ao modeo real.
AMI(D4): Inicialização do chipset e auto detecção de memória prestes a iniciar.Verifica compatibilidade de modelos de memória.
Compaq(D4): De volta ao modo real.Pronto para zerar modo real.
Phoenix(D4): Erro de interrupção pendente.
AMI(D5): É feita a descompressão do código RUNTIME.
Phoenix(D6): Erro de inicialização de ROM opcional. [beep]=4-2-2-3 Erro de desligamento. [beep]=4-2-3-1 Mudança de bloco estendido. [beep]=4-2-3-3 Erro de desligamento 10. [beep]=4-2-4-1
AMI(DD): Transfere o controle para o código descompresso na shadow RAM em F000:FFF0.
Compaq(E0): Pronto para substituir a ROM em E000.
Phoenix(E0): Inicializa o chipset.

E1-E2
Compaq(E1): Finalizada a substituição da ROM em E000.
Phoenix(E1): Inicializa a ponte.
Compaq(E2): Pronto para substituição da EGA ROM.
Phoenix(E2): Inicializa o chipset da placa mãe a CPU. [beep]=4-3 -1-4

E3
Compaq: Finalizada a substituição da EGA ROM.
Phoenix: Inicializa o refresh do contador e o relógio do sistema.

E4 até ED
Phoenix(E4): Checa por Flask memory ou incializa as saídas I/O do sistema. [beep]=4-3-2
Phoenix(E5): Verifica o estado HW da ROM ou checa por boot de recuperação forçado. [beep]=4-3-2-2
Phoenix(E6): BIOS ROM está ok. [beep]=4-3-2-3
Phoenix(E7): Executa um teste complete de memória RAM ou segue para a BIOS. [beep]=4-3-2-4
Phoenix(E8): Efetua inicialização de periféricos OEM ou configura segmentos de memporia alta. [beep]=4-3-3-1
Phoenix(E9): Inicializa controladora de interrupções ou inicializa multi processadores. [beep]=4-3-3-2
Phoenix(EA): Lê código de boot ou inicializa códigos especiais OEM. [beep]=4-3-3-3
Phoenix(EB): Inicializa todos os vetores ou inicializa PIC(programmable interruption controller) e DMA. [beep]=4-3-3-4
Phoenix(EC): Dá boot pelo programa Flash ou inicializa tipo de memória. [beep]=4-3-4-1
Phoenix(ED): Inicializa o dispositivo de boot ou inicializa o tamanho de memória. [beep]=4-3-4-2  

EE
Award: Exceção inesperada do processador.
Phoenix: Código de boot foi lido corretamente ou shadow(sombreamento) no bloco de boot. [beep]=4-3-4-3

F0 até F7
Phoenix(F0): Inicializa vetores de interrupção.
Phoenix(F1): Inicializa RTC(relógio de tempo real).
Phoenix(F2): Inicializa vídeo.
Phoenix(F3): Inicializa modo de gerenciamento de sistema.
Phoenix(F4): Emite um beep antes de entregar o controle para o sistema operacional disponível.
Phoenix(F5): Dá boot com o mini-dos.
Phoenix(F6): Limpa segmento de memória alta.
Phoenix(F7): Entrega o boot completo para o sistema operacional disponível.

FF
Award: Boot do sistema operacional disponível.Isto significa que a BIOS entregou o controle para o sistema operacional disponível.Se não houver nenhum flag de erro,tais como erros de memória,o boot ocorre via INT 19h(interrupção que, após a execução do POST,é usada pela BIOS para entregar o controle do sistema para a carga do sistema operacional),através do drive A:, e depois pelo drive C:.Exibe mensagem de erro se o dispositivo de boot correto não for encontrado.

53
AMI: Informação de tamanho de memória, salva.Registradores da CPU salvos.Vai entrar em modo real.Teste do registrador de base do canal 2 da DMA ok.
Award: Se a BIOS não for PnP,começa a iniciar as portas seriais e paralelas.Inicia a informação contida na área de dados 40h da BIOS referente a hora e dia.
Chips&Tech: Inicia a controladora de interrupção.
Compaq: Vetor inicia VDU(visual display units) opcionais da ROM,ou BIOS ROM de vídeos opcionais do sistema.

54
AMI: Desligamento efetuado com sucesso.CPU em modo real.Vai gravar novamente os registradores salvos durante a preparação para o desligamento.Vai iniciar a checagem da trava F/F para unit-1 e unit-2 da DMA.  
Chips&Tech: Inicialização do chipset.
Phoenix: Configura o “click” de teclado,caso disponível. [beep]=2-2-2-1 executa o teste da instrução VERR.
Compaq: Inicializa o segundo adaptador de vídeo.
ACER: Desligamento #7.

55
AMI: Registradores restaurados.Vai desabilitar a linha de endereçamento A20.Travas F/F para as unidades 1 e 2(da DMA) verificadas.  
Award: Verifique a plca de vídeo PCI, ou substitua-a.
Chips&Tech: Configuração no setup da memória expandida.
Compaq: Inicializa o segundo adaptador de vídeo.

56
AMI: Desabilitação da linha de endereçamento A20 completada com sucesso.Vai verificar a área de dados da BIOS.Finalizou a programação das unidades 1 e 2 da DMA.Vai começar a iniciar a controladora de interrupção 8259.
Chips&Tech: Modo protegido.
Phoenix: Habilita o teclado. [beep]=2-2-2-3 Exceção inesperada.
Compaq: Não há adaptadores de vídeo instalados.

57
AMI: Desabilitação da linha A20 feita com sucesso.Checagem da área de dados da BIOS a meio caminho.Vai ser finalizada a checagem da BIOS.Termina a inicialização da controladora de interrupções 8259.
Chips&Tech: Tamanho de memória.
Compaq: Inicia o primeiro modo VDU(visual display unit).

58
AMI: Tamanho de memória ajustado para realocação/shadow.Vai limpar a mensagem “hit<DEL>”.Fim do teste da área de dados da BIOS.Vai limpar a mensagem “hit<ESC>”.
Chips&Tech: Configuração de paginação de memória.  
Phoenix: Verifica interrupções inesperadas. [beep]=2-3-3 Executa teste da linha A20.
Compaq: Inicia o teste dos adaptadores de vídeo (cada um individualmente).
ACER: Desligamento #6.

59
AMI: Mensagem “hit<ESC>” said a tela.Mensagem:<wait> exibida.Vai começar o tested a DMA e da controladora de interrupção.Registrador mestre da máscara da controladora 8250,ok.Vai começar o teste do registrador escravo.  
Chips&Tech: Saindo do modo protegido.
Phoenix: Inicia serviço de exibição do POST.
Compaq: Verifica a existência de adaptadores.

5A
AMI: Vai checar nível de interrupção do teclado e do temporizador.
Chips&Tech: Define o tamanho da memória da placa.
Phoenix: Teste de teclado finalizado.Exibe a mensagem “press F2 to enter setup”. [beep]=2-2-3-3
Compaq: Apaga a tela do monitor e checa os registradores dos adaptadores de vídeo.

5B
AMI: Interrupção do temporizador ok.  
Chips&Tech: Shadow RAM(sombreamento de memória RAM) realocada.
Phoenix: Exibe o cache da CPU.
Compaq: Inicia o teste de memória na tela.

5C
AMI: Vai começar o teste do teclado e das portas de entrada/saída.  
Chips&Tech: Configuração da memória expandida.
Phoenix: Testa a RAM entre 512KB e 640KB. [beep]=2-2-4-1 Determina o tipo de teclado.
Compaq: Finaliza o teste de adaptadores.Zera a memória.
ACER: Vai iniciar teste de teclado e das portas de entrada e saída.

5D
AMI: ERRO!Interrupção do temporizador e/ou do teclado não estão no nível correto.  
Chips&Tech: Configuração do sinal de wait-state do processador.
Compaq: detectado erro em um adaptador testado.

5E
AMI: Erro do controlador de interrupções 8259.
Chips&Tech: Testa novamente os 64KB iniciais.
Phoenix: Inicia o terceiro teste de modo protegido.
Compaq: Testa o próximo adaptador.

5F
AMI: Teste do controlador de interrupções 8259 ok.  
Chips&Tech: Shador RAM (sombreamento de emória).
Compaq: Todos os adaptadores foram testados com sucesso.

60
AMI: Teste de página de registrador ok.Vai começar a checar a DMA #1;verifica a memória de vídeo.  
AST: tamanho de memória.
Award: Configura proteção contra vírus(protege área de escrita da BIOS,impedindo acesso indevido.
Chips&Tech: CMOS RAM.
Phoenix: Testa memória expandida. [beep]=2-3-1-1 Teste de memória básica.
Compaq: Inicia teste de memória.
ACER: Configura a interrupção de BIOS.

61
AMI: Finalizado verificação de memória de video.Vai começar o teste do registrador de base da DMA #1.
AST: Teste da memória RAM do sistema.
Award: Tenta habilitar o cachê de nível 2 do processador.Configura a velocidade do boot de acordo com as especificações do setup.Última oportunidade para inicialização do chipset.Última chance para inicialização do gerenciamento de energia.Exibe a tabela de configuração do sistema (ainda em DOS, pouco antes da inicialização do S.O principal.
Chips&Tech: Vídeo.  
Compaq: Entra em modo protegido.

62
AMI: Passou no teste de registrador de base da DMA #1.Vai começar o teste no registrador da DMA #2.
AST: Shadow RAM.
Award: Configura o DST (daylight saving, ou “horário de verão”) de acordo com as especificações do setup.Programa a taxa de tipos e velocidade do NUMLOCK, de acordo com o setup.
Phoenix: Teste as linhas de endereço da memória expandida. [beep]=2-3-1-3 teste de endereçamento da memória básica.
Compaq: Inicia o cálculo do tamanho da memória.

63
AMI: Teste do registrador base da DMA #2 ok.Vai iniciar a checagem da a´rea de dados da BIOS ROM.  
AST: Memória cache.
Award: Se houve alguma mudança na configuração de hardware,atualiza o sinal ESCD(extended system configuration data:área da BIOS que guarda a informação do hardware,para evitar que todo o hardware sempre tenha que ser reconfigurado a cada boot;o ESCD só é atualizado quando há novo hardware;atua como um elo entre o sistema operacional e a BIOS,pois ambos o usam para verificar o estado atual do hardware,e para gravar as modificações).Limpa a memória que foi usada.Inicializa o sistema via INT19h(interrupção que, após a execução do POST,é usada pela BIOS para entregar o controle para a carga do sistema operacional).
Chips&Tech: Interrupção do modo protegido. 
Compaq: Detecta o tamanho da CMOS.

64
AMI: Checagem da area de dados da BIOS ROM a meio caminho.Vai ser finalizada.  
AST: Copia a BIOS para a shadow RAM(copia os dados da BIOS para uma área da memória RAM para permitir o boot mais rápido,uma vez que a memória RAM é mais rápida que a ROM da BIOS).
Chips&Tech: Linha de endereçamento A20.
Phoenix: Pula para a área 1 do usuário. [beep]=2-3-2-1 Teste da área de sombreamento da memória RAM (shadow).
Compaq: Inicia teste de memória real.
ACER: Inicia o teste do RTC (real time clock).

65
AMI: Passou no teste de registrador de base da DMA #2.Vai começar a programação das unidades 1 e 2 da DMA.
AST: Copia a BIOS para a área de sombreamento de memória(shadow).
Chips&Tech: Linhas de endereçamento de memória.
Compaq: Inicia teste de memória estendida.

66
AMI: Terminou a programação das unidades 1 e 2 da DMA.Vai inicializar a controladora de interrupção 8259.
AST: Canal #2 do temporizador 8254.
Chips&Tech: Teste de memória.
Phoenix: Configura os registradores de cache avançados. [beep]=2-3-2-3 Teste de memória estendida.
Compaq: Salva o tamanho da memória real e da estendida.

67
AMI: Inicialização da controladora 8259 finalizada.Vai começar teste de teclado.
AST: Memória inicializada.
Chips&Tech: Memória estendida.
Phoenix: Inicia o sinal APIC(as interrupções são roteadas através do APIC-advanced programmable interrupt controller-um controlador de todas as interrupções do sistema)de multi processadores.
Compaq: Atualiza os 128KB opcionais instalados da CMOS.

68
Chips&Tech: Interrupção do temporizador.  
Phoenix: Habilita o cache esterno eo da CPU. [beep]=2-3-3-1 Teste dos endereços de memória extendida.
Compaq: Preparando-se para retornar ao mode real.
ACER: Teste o drive de disquetes.

69
Chips&Tech: Relógio em tempo real.
Phoenix: Configura a área de modo de gerenciamento de sistema (SMM-system management mode)
Compaq: Retorno ao modo real de funcionamento executado com sucesso.

6A
Chips&Tech: Controladora de vídeo.
Phoenix: Exibe o cache externo de memória. [beep]=2-3-3-3 Determona o tipo de teste de memória.
Compaq: Retorno ao modo real de funcionamento com erro.

6B
Chips&Tech: Teste coprocessador matemático.
Phoenix: Carrega padrão customizado.
Compaq: Exibe mensagens de erro.

6C
Chips&Tech: Testa a porta serial (RS232).  
Phoenix: Exibe mensagem de sombreamento. [beep]=Exibe mensagens de erro.
Compaq: Fim do teste de memória.
ACER: Testa o disco de rígido.

6D
Chips&Tech: Testa as portas paralelas.
Compaq: Inicialização do teclado ok.Exibe strig de teste.

6E
Chips&Tech: Placa dupla.
Phoenix: Exibe endereços superiores possíveis para restaurar o UMB (upper memory block-bloco de memória alta).
Compaq: Determina o tamanho, para efetuar testes.

6F
Chips&Tech: Testa a controladora de drive de disquete.
Compaq: Inicia teste de memória.

70
AMI: Início do teste de teclado.
Chips&Tech: Testa controladora do disco rígido(HD).
Phoenix: Exibe mensagens de erro. [beep]=2-4-1-3 Teste da hora do sistema.
Compaq: Exibe mensagem que tecladoXXXXX, está ok.
ACER: Vai começar a testar a porta paralela.

71
AMI: Finalizou o tested a controladora de teclado.
Chips&Tech: Teclado travado através do sinal “keylock”.
Compaq: Testa cada segmento da memória RAM.

72
AMI: Tested a interface do teclado finalizado.Inicia tested a interface do mouse.
Chips&Tech: Flutuação de divisão.
Phoenix: Busca por erros de configuração. [beep]=2-4-1-3 Teste do RTC.
Compaq: Teste de endereçamento de memória alta.

73
AMI: Inicialização global dos dados pata teclado e moude finalizado.  
Compaq: Sai do teste de memória.

74
AMI: Exibe o prompt do SETUP,e vai começar a configurar o drive de disquetes.
Phoenix: Teste o RTC(real time clock). [beep]=2-4-2-1 Testa o funcionamento do sinal das teclas.
Compaq: Erro de paridade após o teste de memória.O sistema está travado.
ACER: Vai começar o teste da porta serial.

75
AMI: Configuração do drive de disquetes finalizado.
Compaq: Inicia o teste de modo protegido.

76
AMI: Configuração do disco rígido vai começar.
Phoenix: Verifica se há erros de teclado. [beep]=2-4-2-3 Inicializa os vetores de interrupção de hardware.
Compaq: Prepara para entrar em modo protegido.

77
AMI: Configuração do disco rígido finalizada.
Compaq: Testa exceções de software.

78
Phoenix: Detecta e testa o coprocessador.
Compaq: Preparando para voltar ao modo real.
ACER: Configura funcionamento em tempo real.

79
AMI: Vai começar a iniciar a área de dados do temporizador.
Compaq: de volta para o modo real.Nenhum erro.

7A
AMI: Dados do relógio inicializados e vai iniciar checagem da energia da bateria da CMOS.  
Phoenix: Detemina e inicia os canais COM.
Compaq: Erro no retorno ao modo real de funcionamento.

7B
AMI: Finalizou a verificação da bateria da COMS>
Compaq: Sai do modo protegido.

7C
Phoenix: Configura os vetores de interrupção de hardware.
Compaq: Falha no teste de endereçamento de memória alta.
ACER: Opções de busca.Memória RAM.

7D
AMI: Vai começar a análise dos resultados do POST.
Compaq: Entra no teste de da controladora de cache.

7E
AMI: Atualizado o tamanho da memória CMOS>  
Phoenix: Testa o coprocessador se houver. [beep]=2-4-4-3 Inicializa a área de dados da BIOS.
Compaq: Sai do teste de controladora de cache.

7F
AMI: Busca pela tecla <DEL> e entra no setup da CMOS,se encontrado.Vai começar a checarpor ROM´s opcionais em C000:0.
Compaq: Copia a BIOS ROM do sistema para a memória alta (RAM), ou faz sombreamento (shadow RAM).

80
AMI: Início do teste de teclado,limpando o buffer de saída,e checando por teclas pressionadas.Vai emitir comando de reset para o teclado.Entrega o controle para a ROM opcionalno segmento C800 até DE00.
Phoenix: Desabilita as IRQ´s e super portas I/O  on-boar. [beep]=3-1-1-1 Detecta a controladora de drive de disquetes.
Compaq: Inicia o teste da controladora de interrupções (CI 8042).
ACER: Determina se há coprocessador presente.

81
AMI: Erro de reset de teclado, ou há tecla pressionada/agarrada.Vai emitir  comando para testar a interface da controladora de teclado.Fim do controle pela ROM opcional.  
Phoenix: Inicialização atrasada do dispositivo de POST.
Compaq: Executa um auto-teste na controladora 8042.

82
AMI: Fim do teste da interface da controladora de teclado.Vai escrever byte de comando e iniciar o buffer circular.Procura por portas de impressoras,e coloca os endereços na área de dados global.  
Phoenix: Detecta e instala portas RS232 externas. [beep]=3-1-1-3 Testa os drives de disquete.
Compaq: Checa o resultado recebido do auto-teste na controladora 8042(teclado).

83
AMI: Foi escrito o byte de commando.Inicialização das área de dados global feita.Vai checar se foi configurada tecla de travamento de teclado.Busca por portas RS232 e e coloca os endereços na área de dados global.  
Phoenix: Configura controladoras que não sejam, MCD(multi-channel detector-detectam multi canais).
Compaq: Erro no resultado do auto-teste da controladora 8042(teclado).



84
AMI: Fim da checagem por teclas pressionadas.Vai começar a checar por diferenças no tamanho de memória da CMOS.Acabou a detecção de coprocessador.Teste ok.  
Phoenix: Detecta e instala portas paralelas externas. [beep]=3-1-2-1 Teste de disco rígido(HD).
Compaq: Controladora 8042 ok(teclado).Modo de inicialização-5D.
ACER: Inicialização de teclado.

85
AMI: Verificação de tamanho de memória finalizado.Vai exibir erro de software e buscar por senha ou pular setup.  
Phoenix: Inicializa dispositivos ISA compatíveis com o PC.

86
AMI: Busca por senha finalizada.Vai entrega o controle para a ROM do sistema no segmento E000.
Phoenix: Reinicializa portas I/O on-board. [beep]=3-1-2-3 executa busca por ROM externa.
Compaq: Inicia teste de teclado;reseta o teclado.

87
AMI: Programação anterior ao setup finalizada.Vai iniciar a descompressão do código do setup e executar o setup da CMOS.Verificação da ROM do sistema em E000:0 finalizada.  
Phoenix: Configura os dispositivos da placa mãe.(opção:todos).
Compaq: Recebe resultado de reconhecimento e leitura.

88
AMI: Volta do programa de setup da CMOS e limpa a tela.Vai começar a programação posterior ao setup.
Phoenix: Inicializa a área de dados da BIOS. [beep]=3-1-3-1 Testa o tipo de teclado.
Compaq: Recebe resultado(de reconhecimento e leitura) e checa.
ACER: Sistema #1 inicializado.

89
AMI: Programação posterior ao setup finalizada.Vai exibir a mensagem de micro ligado.  
Phoenix: Habilita interrupções não-mascaradas.
Compaq: Busca por teclas pressionadas.

8A
AMI: Foi exibida a primeira mensagem na tela.Vai exibir a mensagem: <WAIT>.    
Phoenix: Inicializa a área de dados estendida da BIOS. [beep=3-1-3-3 Exibe a mensagem: <Press F1 to continue>.
Compaq: Parece haver tecla ou teclas pressionadas.

8B
AMI: Primeira mensagem de tela exibida.mensagem <Wait...> exibida.Vai começar a fazer o sombreamento (shadow)da BIOS do sistema e da BIOS de vídeo.  
Phoenix: Testa e inicializa mouse PS2.
Compaq: Testa a interface de teclado.

8C
AMI: Shadow(sombreamento) da BIOS do sistema e da BIOS de video efetuados com sucesso.Opções de programação do setup posteriores ao CMOS setup vão começar.
Phoenix: Inicializa a controladora de drive de disquete.
Compaq: Recebeu resultado.Checando resultado.
ACER: Inicialização do sistema #2.

8D
AMI: Opções do setup estão programadas.Verificação e inicilização do mouse serão feitas.Vai resetar o disco rígido e o drive de disquetes.
Compaq: Fim do teste.Nenhum erro encontrado.

8E
AMI: Verificação e inicialização do mouse completadas.Vai resetar a controladora de disco rígido.Vai começar a checagem do drive de disquetes.
Phoenix: Vai carregar o sistema através da interrupção 19h(interrupção que, após a execução do POST,é usada pela BIOS para entregar o controle do sistema físico para a carga do sistema operacional).

8F
AMI: Reset da controladora de disco rígido efetuado.Configuração do drive de disquete vai ser feito.  
Phoenix: Determina o número de drives ATA(opcional).

90
AMI: Terminou a configuração do drive de disquetes.Teste de presença de disco rígido vai começar.  
Chips&Tech: Configura a memória RAM do sistema.
Phoenix: Inicializa a controladora de disco rígido. [beep]=3-2-1-1
Compaq: Começa o teste da CMOS.
ACER: Chama a interrupção 19h((interrupção que, após a execução do POST,é usada pela BIOS para entregar o controle do sistema físico para a carga do sistema operacional),para carregar o sistema operacional disponível.

91
AMI: Configuração do drive de disquetes completada.Configuração do disco rígido vai começar.  
Chips&Tech: Velocidade da CPU.  
Phoenix: Inicializa o barramento local da controladora disco rígido. [beep]=3-2-1-2
Compaq: CMOS parece estar ok.

92
AMI: Configuração do disco rígido finalizada.Vai seguir para checagem da área de dados da BIOS ROM.  
Chips&Tech: verificação da configuração.
Phoenix: Salta para Patch 2 do usuário. [beep]=3-2-1-3
Compaq: Erro no teste de leitura/escrita da CMOS.

93
AMI: Verificação da área de dados da BIOS ROM a meio caminho.Vai finalizar este teste/verificação em breve.
Phoenix: Monta MPTABLE(management pack table) para placas mãe multi-processadas.
Compaq: Início do teste da controladora de DMA.

94
AMI: Configuração do disco rígido finalizada.Vai configurar as memórias básica e extendida.Terminou de checar a área de dados da BIOS ROM.
Chips&Tech: Reinicialização e compilação POD.
Phoenix: Desabilita a linha de endereçamento A20. [beep]=3-2-2-1
Compaq: As páginas dos registradores parecem ok.
ACER: Desligamento #5.

95
AMI: Tamanho de memória ajustado de acordo com suporte a mouse e disco rígido tipo 47.Vai começar a iniciar tudo antes do controle da ROM óptica (CDROM).Retorno após verificar a memória de vídeo.
Chips&Tech: Reseta as controladoras de interrupção.
Phoenix: Instala e prepara o CDROM para boot.
Compaq: Controladora de DMA, ok.

96
AMI: Tamanho de memória ajustado de acordo com suporte a mouse e disco rígido tipo 47.Vai começar a iniciar tudo antes do controle da ROM opcional.Retorno após verificar a memória de vídeo.   
Chips&Tech: Erro de BIOS desatualizada, ao se executar sistema operacional,ou aplicativo não suportado pela versão atual.São exibidas mensagens de erro de versão.Deve ser feita uma atualização de BIOS.  
Phoenix: Limpa o segmento de registradores ES.
Compaq: Inicialização da controladora de DMA (CI 8237),ok.

97
AMI: Qualquer inicialização anterior ao controle da ROM opcional finalizada.Vai começar a checagem e controle através da ROM opcional.
Chips&Tech: Alimentação do VGA.
Phoenix: Corrige a tabela de multi-processadores.

98
AMI: Controle pela ROM opcional efetuado.Vai entregar o controle para executar qualquer processamento requerido após a ROM opcional retomar o controle.
Chips&Tech: Adaptadores POS(point of sale, ou “genéricos”).
Phoenix: Busca por ROM´s opcionais. Falha no checksum dessas ROM´s, em caso de um beep longo e dois curtos. [beep]=3-2-3-1
ACER: Desligamento #A.

99
AMI: Qualquer inicialização requerida após o teste da ROM opcional,finalizado.Vai configurar a área de dados do temporizador e o endereço básico da impressora.  
Phoenix: Busca por “Smart Drive”.



9A
AMI: Retorna após configurar o temporizador e a memória de base da impressora.Vai configurar o endereço básico da porta serial externa RS-232.
Phoenix: Opções de sombreamento de ROM(shadow). [beep]=3-2-3-3

9B
AMI: Retorna após configurar a memória de base da porta RS232.Vai executar qualquer inicialização anterior ao teste do coprocessador.

Um comentário:

  1. Award: Habilita e inicializa o slot 8.Configura o CI 8242.
    Como resolver esse problema?

    pode retornar para o meu e-mail, bruno.coutinho@yahoo.com.br Grato.

    ResponderExcluir