quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Placa de Diagnóstico Pc Analyzer Conserto reparo de computador motherboard - Tabela de Códigos de Erros POST 00 DD


00
AMI: O hardware está ok.Envia sinal para carregar o sistema operacional através da INT 19h(interrupção que, após a execução do POST,é usada pela BIOS para entregar o controle do sistema para a carga do sistema operacional).
AST: Reservado;emite beep e trava Chips & Tech: Erro no registrador POS na CPU
Compaq General: Inicializa os flags (sinais do registrador da CPU):MSW,IDTLIN
Compaq Video: Entra na ROM (memoria de leitura) da placa de vídeo, ou no chipset de vídeo, quando a placa de vídeo é onboard IBM: CPU testada com o caractere FFAA0055 Mr. Version 3.4x: Inicialização a partir do botão liga/desliga (fria).
Zenith: Inicia teste de congelamento (ativação forçada de sinais do processador)

01
AMI: Vai começar o teste do registrador da CPU. NMI vai ser desabilitada.
Award e Phoenix: Mesma função. AWARD Elite: Testes do processador. AWARD Version 6.0: Expande os códigos do grupo X localizados na memória RAM física. Testa a memória RAM. ALR: Teste dos registradores da CPU iniciados AMI Ez-Flex: NMI desabilitada. Inicia os testes dos registradores da CPU. Mr. Version 3.4x: Inicializa controladora de teclado, Desabilita o cache da CPU, Inicializa o chipset onboard de Entrada/Saída, Testa o tamanho da memória RAM. Mylex: Testa a CPU. Ncr, Zenith, Olivetti: Testa a CPU e registradores da CPU

02
Award: Segundo teste de processador. Leitura/escrita/verificação de todos os registradores da CPU (exceto SS, SP e BP), com os caracteres FF&00. determina o estado dos jumpers do fabricante. AST,Chips&Tech: Falha nos testes dos registradores da CPU. ALR: Erro de leitura e escrita no RTC (real time clock).
AMI Plus: Power-good da fonte inicia máquina. Inicia o segundo teste da CPU 286.
AMI Color, AMI Ez-Flex: Atraso forçado no sinal de power-on.
Chips & Tech: Falha no teste dos registradores da CPU. Compaq General: Controladora de teclado 8042 recebe comando de leitura Compaq Video: Executando testes de sincronismo vertical
Dell: [beep]=1-1-3 Erro noTeste de leitura/escrita da CMOS
Faraday: Falha no teste de BIOS ROM.
Phoenix: [beep]=1-1-1-3 Verifica operação em modo real. Testa os flags dos registradores.[beep]=1-1-3 Teste de leitura/escrita da CMOS em progresso, ou falhou.

03
AMI: Verifica reset/power on via software. Indica que o checksum da BIOS está ok.
AST: Testa o reset da controladora de teclado (chip 8042).
Award: Inicializa os circuitos controladores. Desabilita os sinais NMI,PIE,AIE,UIESQWV; desabilita vídeo, verificação de paridade.Reseta coprocessador.Limpa todas as flags dos registradores.Inicializa controladora de interrupção 0 e 1.Verifica o checksum da BIOS.Inicializa a controladora de teclado.
Chips&Tech: O checksum da BIOS está errado.
Dell&Phoenix: [beep]1-1-4 verificação do checksum da BIOS em progresso ou falhou.

04
AMI: Lendo o bit SYS do teclado, para verificar o reset/power on via software.Teste do teclado com e sem mouse ok.Inicialização dos controladores de hardware 8259 ok.
AST: Identificação e teste do teclado.
Award: Testa o circuito de refresh(este circuito fica na placa-mãe)dos módulos de memória RAM.Testa o I/O da memória CMOS e verifica se a alimentação da bateria está disponível.Reseta a controladora de teclado.
Chips&Tech: Controladora DMA falhou no teste.
Dell&Phoenix: Verifica o tipo da CPU.[beep]=1-1-2-1 Teste dos registradores da CPU.teste do temporizador programável falhou.

05
AMI: Habilita memória ROM.Finalizou o teste do chipset.
AST: Lê a porta de entrada da controladora de teclado.
Award: Habilita interface do teclado.Reseta a imagem no monitor, inicializa os chips controladores,reseta coprocessador.
Chips&Tech: Temporizador do sistema está ruim.
Dell&Phoenix: [beep]=1-2-2 Inicialização do chip DMA falhou ou está em progresso.

06
AMI: Memória ROM habilitada.Verificando o checksum da BIOS.Inicialização do teste do temporizador do sistema. Vídeo desabilitado.
AST: Inicialização do chipset.
Award: Teste do circuito de refresh das memórias RAM.Inicialização das controladoras.
Chips&Tech: Erro nos primeiros 64KB de memória.
Dell&Phoenix: Inicialização do hardware.[beep]=1-1-2-3 Teste de leitura/escrita da página de registradores do DMA em progresso ou falhou.

07
AMI: Passou no teste de checksum.Inicialização do canal 2 do CI 8253 (contador/temporizador programável).Teste do 8253 ok.
Award: Verifica a funcionalidade de leitura/escrita da CMOS.Verifica o status da bateria.Incializa o chipset.Testa presença de memória.Verifica configuração das rotinas básicas do chipset.Testa os primeiros 64KB de memória.Habilita a checagem de paridade nos primeiros 256KB.Testa leitura/escrita dos registradores da CPU.
Chips&Tech: Os primeiros 64KB de memória estão com defeito.

08
AMI: Teste de desligamento da CMOS ok.Teste do funcionamento da CMOS ok.Verificação do comando BAT.Teste de contagem do canal 2 contador/temporizador programável ok.
Award: Configura memória baixa.Inicialização do chipset.Teste de presença de memória.Zera os 64KB iniciais e testa.Configura a tabela de vetores de interrupção nos 1KB iniciais.Testa os 256KB iniciais.Inicializa os primeiros 120 vetores de interrupção com o sinal SPURIOUS_INT_HDLR e inicia a INT 00h-1Fh de acordo com o INT_tbl.Inicia o temporizador da CMOS.
Chips&Tech: Controlador de interrupção 8259 apresentou falha.
Dell&Phoenix: Inicia os registradores do chipset com os valores do POST.[beep]=1-3-1 refresh da memória RAM em progresso ou com erro.

09
AMI: CMOS checksum e diagnóstico de escrita feitos.Inicia dados da CMOS.Testes de contagem e de inicialização do canal 1 do contador/temporizador ok.  
AST: Verifica o checksum da BIOS.Verifica o cache externo.
Award: Programa a configuração dos registradores de CPU´s Cyrix.Inicialização do cachê.Inicialização da CPU Cyrix.Testa checksum da CMOS.Testa parâmetros de armazenamento no chipset da placa-mãe.Exibe a mensagem de erro do teste de memória na tela, se detectar erro.Verifica o checksum da BIOS.
Chips&Tech: Interrupção não esperada acontecendo.
Dell&Phoenix: [beep]=1-1-3-2 64KB iniciais sendo testados.

0A
AMI: Inicialização da CMOS ok(se existir).Emitido código de byte de comando do teclado.Inicialização do canal 0 do temporizador feita.Teste de contagem do CH-0 ok.
Award: Inicia os primeiros 32 vetores de interrupção.Inicia INTs de 33 até 120.Inicia o gerenciamento de energia.Configura a tabela de vetor de interrupção nos 1KB iniciais.Inicia os 120 vetores de interrupção.Inicia o teclado.Detecta o tipo de controladora de teclado(opcional 8242 ou 8248-intel).Configura o estado do NUMLOCK.Reseta e testa a controladora de teclado.Configura o buffer de teclado.Emiti um beep se tudo estiver ok, ou nenhum, ou vários em caso de algum travamento nesses testes. Inicializa a controladora de vídeo.
Chips&Tech: Problemas na interrupção do temporizador.
Dell&Phoenix: Inicializa os registradores da CPU[beep]=1-1-3-3 Executa o teste de checksum da BIOS.Erro nos chips dos 64KB iniciais, ou erro na linha de dados multi-bit.

0B
AMI: Inicialização do status dos registradores da CMOS feito.Comando de escrita da controladora do teclado feito.Inicia a emissão de comandos de bloqueio/desbloqueio para Pin 23-24.Inicia refresh.Status da paridade zerado.  
Award: Verifica se a hora do RTC é válida.DETECTA BATERIA RUIM.Lê os dados da CMOS através da máscara da BIOS.Executa as inicializações de periféricos PnP.Atribui I/O e área de memória para dispositivos PCI.Testa:CMOS checksum,parâmetros estendidos do chipset,se não for “reinicialização” do micro, exibe resultado dos testes de checksum da CMOS e pede para apertar determinada tecla.Lê a localização 14b da CMOS para identificar o tipo de vídeo em uso.Detecta e inicializa a placa de vídeo.Teste do canal 0 do temporizador 8254.
Chips&Tech: CPU em modo-protegido.  
Dell&Phoenix: Habilita CPU.Verifica os jumpers relativos a CPU.[beep]=1-3-4 Erro lógico nos 64KB iniciais.

0C
AMI: Controladora de teclado livre.Emite comando BAT para a controladora de teclado.Testa nos PIN 3-24 da controladora de teclado se está bloqueado ou desbloqueado o teclado(micros antigos que tinham chave para travar teclado no gabinete).Inicia o temporizador do sistema.Refresh e temporizador do sistema ok.  
Award: Inicializa a área de dados da BIOS(40:00-40:FF).Inicializa o teclado.Detecta o tipo de controladora de teclado.Configura o status da tecla NUMLOCK.Testa a controladora de teclado.Configura o buffer de teclado.Habilita o teclado e as interrupções do teclado para uso normal.Emite beep ou trava caso haja erro nos testes.Testa o canal 1 do temporizador 8254.
Chips&Tech:  Falha nos registradores do DMA.
Dell&Phoenix: testa os registradores do DMA.Inicializa o cache para os valores iniciais do POST.[beep]=1-4-1 Linha de endereço dos 64KB iniciais com erro.

0D
AMI: Emitido comando BAT para o teclado.Verifica o comando enviado.Testa o registrador de desligamento da CMOS.Refresh do sistema de memórias ok.
AST: [beeps]=13 curtos falha no registrador do temporizador 8254.
Award: Executa algusn dos valores do chipset.mede a velocidade do processador e exibe.Inicialização do slot de vídeo.Inicialização da placa de vídeo.Detecta o clock da CPU.Lê a área 14b da CMOS para detectar o tipo de vídeo em uso.Inicialização de periféricos OEM do chipset da placa-mãe.Inicia o controlador de cache, quando o cache é separado do chipset.Testa o canal 2 do temporizador 8254.
Chips&Tech: [beeps]=14 curtos falha no sistema de refresh das memórias.
Dell&Phoenix: [beep]=1-4-2 Paridade dos 64KB iniciais em teste ou com falha


Nenhum comentário:

Postar um comentário