domingo, 4 de outubro de 2015

Diodo emissor de luz - Led´s

Missão do Sistema SENAI

                Contribuir para o fortalecimento da indústria e o desenvolvimento
     pleno e sustentável do País, promovendo a educação para o trabalho  e  a
     cidadania, a assistência técnica e tecnológica, a produção e disseminação
     de informação e a adequação, geração e difusão de tecnologia.

A maioria dos aparelhos eletrônicos faz uso de mostradores luminosos que são empregados para indicar, por exemplo, se um equipamento está ligado ou desligado; ou mesmo para exibir valores numéricos ou mensagens em painéis de calculadoras eletrônicas, telefones celulares etc. Esses mostradores luminosos são fabricados com base nas propriedades ópticas de alguns materiais semicondutores que podem emitir luz quando polarizados adequadamente. O componente que é fabricado com essas características é denominado de LED. Essa sigla é a abreviação do termo inglês Light Emitting Diode, ou Diodo Emissor de Luz, na língua portuguesa.

Este fascículo tratará das principais características e do princípio de funcionamento do diodo emissor de luz, com o objetivo de capacitar o leitor a utilizar esse componente em suas atividades.

O diodo emissor de luz é um tipo especial de junção semicondutora que emite luz quando diretamente polarizada. A sigla LED surgida do termo inglês Light Emitting Diode, é a denominação amplamente utilizada nas referências a esse componente.


A forma adotada para se representar o LED em diagramas de circuito é essa mostrada na Fig.1.


LEDs são encapsulados nas mais diversas configurações, algumas das quais estão ilustradas na Fig.2.


O cátodo do LED pode ser identificado como sendo o terminal localizado próximo ao corte lateral na base do encapsulamento, conforme indicado na Fig.3.


LEDs são largamente utilizados como mostradores luminosos em uma variedade de equipamentos eletro/eletrônicos, em dispositivos de controle remoto, em sensores de alarmes residenciais ou industriais, ou mesmo como fontes de luz em sistemas de comunicações ópticas.

Dentre as características principais do diodo emissor de luz, pode-se destacar:

·        Baixo consumo de energia.
·        Imunidade a vibrações mecânicas.
·        Pequenas dimensões.
·        Alta durabilidade.

PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO
                                                     
Como ilustrado na Fig.4, quando o diodo emissor de luz é polarizado diretamente, entra em condução, permitindo a circulação de corrente.

         A corrente através do LED se processa através da injeção de lacunas provenientes do lado p e de elétrons, do lado n da junção.  Dessa forma, uma grande quantidade de elétrons e lacunas coexistem em uma estreita região nas proximidades da junção.


A coexistência de elétrons e lacunas possibilita a ocorrência de processos de recombinação elétron/lacuna. Recombinação é o nome que se dá ao processo de captura de elétrons por lacunas existentes nas ligações entre átomos do cristal semicondutor. Nesse processo, o elétron libera energia na forma de um fóton de luz, conforme ilustrado na Fig.5.


PARÂMETROS CARACTERÍSTICOS DO LED

A seguir são apresentados alguns dos parâmetros de especificação de um LED.

CORRENTE DIRETA NOMINAL


A corrente direta nominal, denotada pelo parâmetro IF é o valor de corrente de condução especificado pelo fabricante para o qual o LED apresenta um rendimento luminoso ótimo. Esse valor é tipicamente 20mA para LEDs disponíveis comercialmente.


CORRENTE DIRETA MÁXIMA


         A corrente direta máxima, denotada pelo parâmetro IFM, corresponde ao valor máximo da corrente de condução que pode fluir através do LED, sem que este venha a sofrer ruptura estrutural.


TENSÃO DIRETA NOMINAL


A tensão direta nominal, denotada pelo parâmetro VF é a especificação fornecida pelo fabricante para a queda da tensão típica através do LED quando a corrente de condução atinge o valor nominal IF , como ilustrado na Fig.6. 

TENSÃO INVERSA MÁXIMA


A tensão inversa máxima, denotada pelo parâmetro VR, é a especificação para o valor máximo da  tensão inversa que pode ser aplicada ao LED sem que este venha a sofrer ruptura. A tensão inversa máxima em LEDs comerciais é tipicamente da ordem de 5V.

A Tabela 1 lista as características de alguns LEDs disponíveis comercialmente.

Tabela 1 Parâmetros característicos de alguns LEDs comerciais.

LED
Cor
VF (IF = 20mA)
IF máx
LD 30C
vermelho
1,6V
100mA
LD 37I
verde
2,4V
60mA
LD 35I
amarelo
2,4V
60mA

         O diodo emissor de luz pode ser testado seguindo o mesmo procedimento de teste do diodo comum; ou seja, com o emprego de um multímetro selecionado para medição de resistência. O painel do instrumento deve indicar valores de alta e baixa resistência ao se alternar a posição dos terminais de conexão do multímetro aos terminais do LED. Geralmente o LED acende durante o teste com polarização direta.

LED BICOLOR


O LED bicolor consiste essencialmente de dois LEDs colocados em um único encapsulamento, conforme ilustrado na Fig.7. Esse dispositivo tem três terminais, um dos quais é comum a ambos os LEDs do encapsulamento. A cor da luz emitida pode ser selecionada alimentando-se o par de terminais referente a essa cor.


LED INFRAVERMELHO


Existem LEDs que emitem luz no infravermelho, que é uma forma de radiação invisível ao olho humano. Apesar de não se poder observar a luz emitida de um LED infravermelho, esse dispositivo apresenta o mesmo princípio de funcionamento dos LEDs convencionais.

LEDs infravermelhos são utilizados principalmente em alarmes residenciais e industriais, em dispositivos de controle remoto e em sistemas de comunicações ópticas.

UTILIZAÇÃO DO LED

O emprego do LED em tensões contínuas exige a fixação da sua corrente direta nominal. A limitação da corrente pode ser feita através de um resistor conectado em série com o LED.

         A Fig.8 ilustra o diagrama de um circuito retificador de onda completa que utiliza um LED como indicador de fornecimento da tensão de saída do circuito.


O valor de resistência do resistor limitador pode ser obtido da expressão


onde

·        Vcc          =  tensão de saída da fonte.
·        VF  =  tensão nominal de condução do LED.
·        IF   =  corrente nominal de condução do LED.


Exemplo 1: Determinar a resistência do resistor limitador para uma fonte que fornece uma tensão cc de 10 V, para utilização de um LED LD30C, como mostrador luminoso. 

Da segunda linha da Tabela 1, tem-se que

VF  = 1,6 V  ,  IF = 20 mA

Utilizando o valor Vcc=10 V da Tabela 1, resulta,







Um comentário: