domingo, 30 de janeiro de 2011

Medidor de campo MK1

Essencial para a verificação da produção de nossos transmissores FM


Este medidor de campo foi projetado especialmente para os nossos erros de FM. Ele é capaz de detectar transmissores de baixa potência e ajudará enormemente em atingindo muitos de nossos transmissores de FM que tem uma bobina no estágio de saída que pode ser ajustado para um ótimo resultado. 

Um close-up da intensidade do campo Meter MkI conectado a um multímetro
com clipes de papel montado nos terminais do multímetro

Um close-up da placa de circuito que mostra a posição dos componentes

Medidor de Campo de Força Circuito MkI. Um transistor 2N2222A pode ser usado em um / dois locais
Até agora, os medidores de intensidade de campo só foram capazes de detectar transmissores com uma potência de 100 miliwatts ou superior e para uma produção como esta, um circuito simples, como um metro e uma bobina é suficiente. Mas quando se trata de um dispositivo de baixa potência, circuito simples, sem amplificação, não é adequado.
Passamos mais de cinco dias a construção de todos os circuitos que nós poderíamos encontrar  que pretendia ser adequado para transmissores de baixa potência, esperando encontrar um que funcionasse.
Infelizmente, nenhuma chegou perto o suficiente de modo que tivemos para desenvolver o nosso próprio.
O circuito que surgiu com é mostrado acima e incorpora um amplificador de RF, retificação de diodos, e um amplificador de CC de modo que um movimento de um multímetro pode ser usado como leitura. O coração do projeto é um par de diodos que são parcialmente ligados através de um resistor (o controle de sensibilidade 100k) e este supera algumas do limiar de 0,6 V de um diodo.
Você não pode pensar 0,6 v é muito, mas quando você está falando em termos de milivolts, ela é de 600 milivolts. O sinal de que estamos tentando pegar produz um ou dois milivolts na antena de recepção e se precisar de 600 milivolts para ligar um diodo ligado, o medidor de intensidade de campo torna-se muito insensível.
Nosso projeto resolve este problema, e produz uma leitura até 10cm a partir de um bug. Isto significa que você pode ajustar e pico de um bug com a antena montada para receber uma indicação precisa da força que está produzindo.
Até agora, você teve que contar com o "LED Power Meter", e embora ele dá uma boa indicação da energia de RF, que não leva em conta o efeito do carregamento da antena.
As cargas de antena do estágio de saída de um transmissor e quando você tiver um dispositivo de baixa potência, a antena tende a desafinar a freqüência um pouco para que uma ligeira re-pico é necessário se você deseja obter o máximo desempenho. O medidor de intensidade de campo lhe permitirá fazer isso e voltar a performance extra que você pode ter perdido.

Como o circuito trabalha
O circuito consiste basicamente de um amplificador de RF, retificador e um amplificador DC. A primeira característica que pode ser novidade para você é o indutor do circuito de antena. Você pode pensar que produz um curto-circuito entre a antena e o terra, mas a indutância da bobina girar 15 cria uma voltagem através dele, quando a antena capta o sinal. Esta tensão é alimentada à base do primeiro transistor através de um capacitor de 47p e uma vez que o transistor é ligado através de um resistor de 220k, qualquer sinal do 47p será amplificado pelo transistor.
O amplificador de RF foi projetado apenas para ter um ganho em altas freqüências. No nosso caso é de cerca de 100MHz para 300MHz. A 300MHz é o limite superior devido à resposta do transistor de RF e menor freqüência é regida pelo desvio 100p capacitor no emissor.
É impedância em 100MHz é de 16 ohms e isso dá a fase de um ganho de cerca de 12. Em 10MHz a reatância do capacitor é de 160 ohms e o ganho do estágio cai para cerca de 2.
Isso impede que as baixas frequências de ser ampliado e até de fixação da leitura.
Ao aumentar o valor do emissor ele ignora o capacitor, o ganho do estágio será aumentado, mas isso não é desejável, pois pode causar ganho excessivo, causando o frente reverso para a auto-oscilação.
O indutor no circuito coletor separa o sinal de saída da trilha de energia e aumenta a amplitude de saída ligeiramente.
O acoplamento do capacitor de baixo valor (100p) entre o estágio de RF e um par de diodos é suficiente para transferir a energia, não se esqueça, estamos lidando com freqüências muito altas. Os dois diodos em fase de diodo simplesmente funcionar como um retificador e são parcialmente polarizado através de uma de 47k e 100k controle de sensibilidade do trilho positivo. Mas eles não estão ligados inteiramente devido à junção base emissor do transistor amplificador DC permitindo apenas 0,6 v a aparecer entre eles.
Quando um sinal é passada para o par de diodos, as excursões negativas reduzem a tensão entre eles e isso começa a desligar o transistor amplificador DC e, portanto, a agulha sobre as quedas do medidor. Ele requer cerca de 300mV sinal para iniciar o processo e com um ganho de cerca de 12 no transistor de RF, precisamos de cerca de 30 milivolts desenvolvido no circuito de antena para iniciar o processo de detecção.
Isso faz com que o medidor de campo apenas sensíveis aos sinais nas proximidades e impede os sinais mais fracos de perturbar a leitura.
O potenciômetro de 10k conectado a uma extremidade do voltímetro define a escala de deflexão completo para uma faixa de 0-10v no multímetro.
O circuito consome cerca de 3,5 mah e com um conjunto de baterias (pilhas 50mah) o circuito vai operar por mais de 12 horas. A opção é fornecida para conservar a bateria quando não é necessária e que o conselho atribui a qualquer multímetro através leva e clipes de papel que foi dobrado para atender as tomadas de banana no medidor.
Qualquer multímetro velho serve e pode ter uma sensibilidade de 1k ohms por volt de 50k ohms por volt. A faixa que utilizamos em nosso protótipo é 10V DC em um 30k ohms por volts no entanto 12v, 15v 25v ou mesmo escala será ok e o intervalo de 25V significa simplesmente que a agulha não vai desviar o máximo, para o RF mesmo detectado.


Campo Medidor de Potência Kit Mk I

LISTA DE PEÇAS
2 - 2k2
1 - 33k
1 - 47k
1 - 100k
1 - 220k

1 - 47p cerâmica
2 - 100pceramics (101)
1 - 22n cerâmica (223)
1 - 100n cerâmica (104)

1 - 10k mini trimpot
1 - 100k mini trimpot
1 - BC 547 transistor
1 - PN 3563 transistor RF
2 - Diodos 1N4148
1 - 13t bobina de fio esmaltado 3mrn dia
1 - 15t bobina de fio esmaltado 3 milímetros de diâmetro
1 - leve bateria de 12v
1 - 25 centímetros de fio esmaltado
interruptor SPDT mini - 1
2 - clipes de papel

1 - CAMPO PCB medidor de intensidade
Extras:
1 - multímetro (escala 0v-10v)


Intensidade de Campo Medidor PCB MkI
CONSTRUÇÃO
Todos os componentes, incluindo a bateria 12volt e a chave mudar, montar na placa do PC. A parte sobre a placa mostra onde cada peça é colocada , é importante para evitar o sobre-aquecimento dos diodos e transistores como eles perdem o seu desempenho máximo e fazer com que o circuito para tornar-se muito insensível. Siga a cobertura na placa do PC para ver onde tudo é colocado. As bobinas são pre-ferida no kit e se deslocam com uma chave de fenda Philips diâmetro 3mm (se você estiver fazendo o seu próprio) e o tamanho do fio não é crítica, eles simplesmente formar uma armadilha de banda larga.
O fio da antena é esmaltado para impedi-lo de tocar os componentes ativos do bug que você está testando.

Não precisamos dizer mais nada sobre a construção como você obviamente sabe como colocar os componentes.

CONFIGURAÇÃO
Solde os clipes de papel para a placa, como mostrado na foto e dobre-os para atender as bases do multímetro. Vire o "botão" de controle (100k pot) de resistência mínimo e ligue o circuito. Rode o "Set escala completa deformação" pot (10k) para dar a deformação total no medidor. Agora vire o pot de sensibilidade até que a agulha só começa a "mergulhar".
Neste ponto do circuito é o mais sensível como o transistor amplificador DC é apenas ligado e qualquer sinal que aparecem os diodos vai reduzir a tensão que aparece no topo delas e virar o transistor fora - a agulha do medidor começar a cair . O medidor de campo está pronto para usar.

Usando o medidor de campo
Este projeto vai ajudar a tirar o melhor de qualquer transmissor. Vai dar uma leitura exata, pois ele não se conecta ao transmissor, mas registra a intensidade do campo DISTÂNCIA A AT.
A forma como é utilizado é montar a antena da intensidade do campo Meter no mesmo plano que a antena de transmissão (para obter a melhor pick-up) e a uma distância que só faz com que a agulha do medidor para desviar.
O medidor é instalado como um "DIP" metro e a agulha desvia em direção a zero com o aumento da intensidade do campo. Coloque o bug seja culminado no banco de ensaio, com a antena estendido e trazer a antena receptora para que a agulha só começa a mexer.
Pico do circuito de uma pequena quantidade e tire suas mãos longe de modo que eles não perturbem a leitura, e observe a agulha. Com o aumento da produção, os movimentos da agulha. Ao manter a mesma distância exata entre erros e metro, você pode comparar um erro com outro.
É a maneira mais rápida de determinar a saída, sem fazer um "teste de campo."

SE ELE NÃO FUNCIONA
Se não funcionar, a primeira coisa a fazer é verificar o valor dos componentes contra a sobreposição da placa.
Dois componentes no lugar errado pode fazer uma enorme diferença e um circuito como este é bastante crítico quanto a polarização deve ser correto.
Em segundo lugar, certifique-se de todas as peças estão instaladas e nada foi perdido. Também certifique-se todas as peças foram soldadas de forma limpa.

Em seguida, você pode fazer uma leitura de algumas tensões. Embora eles não lhe dizem muito, é uma maneira rápida de determinar se uma fase que a DC condições corretas. 
As tensões:
Estágio RF:
Collector: 6.1v
Base: 5.8V
Emissor: 5.2V
estágio DC:
Collector: 0.2V
Base: 0.65V
Emissor: 0v
Se estes confira ok, você deve fazer alguns testes adicionais DC. Se o medidor de oscilações escala completa no power-up, você deverá curto entre base e emissor do BC 547 para ver a agulha cai a zero. Isto irá mostrar o transistor está funcionando ok. Se não, o transistor pode ser curto.
Em seguida retire a 47k no par de diodos. Isso também fará com que a agulha se move para baixo-escala e mostrar a rede de polarização está funcionando. A freqüência de operação do circuito faz com que seja importante que ele seja construído na placa correta.
Coisas como marcas diferentes em capacitores, transistores de RF diferente ou diodos de sinal pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso.
Este projeto é tão importante que não queremos que você perca. Com um medidor de intensidade de campo que você pode realizar experimentos que levariam um capítulo de um livro para explicar.Aqui está um: 



2 comentários: