sábado, 1 de janeiro de 2011

RADIO CONTROLE-REMOTO 27 MHZ - PARTE 6

CIRCUITO A 

Um circuito mostra um transmissor de 27MHz sem um cristal. A principal razão para um cristal é cumprir com a transmissão de leis rigorosas, na maioria dos países. A banda estreita tem sido bastante permitido em 27MHz e manter-se dentro desta área, um cristal foi utilizado. Uma vez que um cristal não é um componente caro quando comprado na casa dos milhões, os fabricantes têm incluído nos seus circuitos para obter aprovação imediata. 
Por mais importante razão para usar um cristal é obter uma operação confiável. 
Quando um circuito não tem um cristal oscilador é dito ser "voltagem dependentes" ou "voltagem controlada" e, quando as quedas de tensão de fornecimento, as mudanças de freqüência. 
Se a freqüência desviar muito, o receptor não vai pegar o sinal. 
Por esta razão, um circuito simples, como mostrado no circuito não é recomendada. Nós incluímos apenas como um conceito para mostrar como a freqüência de 27MHz é gerado. Ela produz um som e isso é detectado por um receptor. Q1 define a freqüência do tom, mas ele realmente obtém de Q2 para manter o tom que está sendo produzido. O tom entre a base de Q2  aparece no coletor de forma amplificada. É também passou de fase. Isto significa que uma ALTA aparecerá como um baixo e um baixo como ALTA. Este sinal passa através da bobina e aparece no lado direito do capacitor 6n8 com uma polaridade oposta à serem produzidos por Q1. O resistor 100R mantém o sinal fora do trilho de alimentação e o 2n2 não tem um grande efeito na redução da amplitude do sinal, porque é tão baixa freqüência. Este sinal passa então através do 6n8 para manter o oscilador de produzir o tom. A freqüência do som é determinada pelo valor do 6n8 e resistor de 1M. 
Q1 também amplificar o sinal de 27MHz, exceto pelo fato de que o sinal seja reduzido a quase zero, o efeito do capacitor 2n2. O único remanescente "ruído" (sinal) é a freqüência de tom. O 2k2 reduz a corrente na base de Q2 para permitir que ele sobre, mas não totalmente sobrecarga transformar o transistor porque isso consumiria corrente adicional para nenhuma saída extra. O tom é composto por picos curtos, ao contrário do som produzido pelo circuito B, que tem uma relação quase que até mesmo o marca de relação espaço.



Um transmissor de 27MHz



Circuito A - Ninho de Pássaros
Um circuito foi rapidamente construída em um pedaço de placa de cobre para atuar como um plano de terra e para ter certeza de que funcionou e para ver se as melhorias poderiam ser feitas. Se um circuito funciona bem em um formato aberto como esse, você pode ter certeza que irá funcionar melhor quando construída sobre uma placa de circuito impresso onde o circuito é muito "apertado" e as impedâncias são mais baixos. O layout acima é chamado de "Ninho de Pássaros" e permite modificações rápidas a serem feitas e você pode tocar as peças para ver se as alterações de capacitância mão a freqüência ou a paragem do circuito de trabalho. 


CIRCUITO B 
Circuito B também produz um som.
 Mas desta vez, são usados dois transistores em um arranjo multivibrador, em que um dos transistores é usado para ligar o terceiro transistor liga e desliga. 
Um circuito é eficiente e inteligente e exige menos componentes.
 É por isso que você deve estudar todos os tipos de circuitos antes de produzir seu próprio projeto como a simplicidade é o segredo para o sucesso. 
O tom é usado por um receptor para determinar o sinal proveniente do transmissor escolhido.
 O receptor pode ter um estágio detector para detectar a freqüência exata ou o tom pode ser usado para alterar o estado de um estagio. Isto é chamado de integração, onde a energia dos pulsos do sinal são somados para carregar ou descarregar um capacitor. 
Circuito B vem de um projeto russo, e utiliza transistores Philips!
 
Nós testamos a saída com o nosso medidor de campo MkII e descobriu que ele tinha uma boa saída.Detalhes do medidor de campo MkII são discutidos abaixo.
 
Mas o circuito tem algumas características pobres.
 O pior característica é a bobina de circuito impresso.Este tipo de bobina tem o menor valor de "Q".  "Q" é o nome para o "fator de qualidade" para uma bobina e ele efetivamente determina o quanto a amplitude que você terá. Muitas vezes a saída de uma bobina será maior do que a tensão a ser fornecida a ele e isso dá o valor de "Q" 
O outro projeto é transformar o pobre emissor do terceiro transistor liga e desliga. A melhor solução é a unidade da base de como foi feito no circuito A. Isso permite que a tensão total a ser aplicado para o estagio. 
Aqui está o circuito:



A parte de cima do circuito B



A parte inferior do circuito B






Como o circuito trabalha 
Circuito B é composto por dois blocos.
 Bloco 1 é um multivibrador e isso tem uma marca igual proporcional espaço para girar o estágio de RF liga e desliga. 
A única coisa que você precisa saber para este circuito é o fato de que o transistor médio gira em torno de 50% do tempo e da tensão entre o coletor e emissor cai para menos de 0,3 V de tensão Isso é muito baixo para o transistor terceiro para operar e, portanto, o estágio de RF é desligado.
 
O segundo bloco de construção é o oscilador de RF.
 
A operação real do estágio é muito complexo e fora do escopo desta discussão.
 No entanto, alguns dos pontos são os seguintes: 
O retorno para manter o funcionamento do estágio é fornecido pelo capacitor 27p.
 
Os itens de freqüência de produção são a bobina (composto pelo total 7 voltas) e o trimer 47p. Esses dois itens são chamados de um circuito sintonizado paralelo. Eles também são chamados de um circuito tanque como eles armazenam energia como um tanque de água e passá-la para a antena. 
A base é mantida rígida por ambos os de 4n7.
 Em outras palavras, a base não se mexe. 
O estágio é ativado pela 22k e 15k divisores de tensão.
 Uma tensão de 5V é produzida na junção desses dois componentes. A tensão no emissor será 0.6V menor. 
Isso fará com que a corrente flua no 220R e também no 3t sinuosas.
 Estas voltas irão produzir o fluxo magnético que irá cortar outros 4 turnos e produz uma tensão neles. Essa energia vai passar para a antena e alguns dos que irá carregar o  47p e assim a tensão no coletor irá diminuir. Esta tensão será transmitida para o emissor através do 27p e isso vai transformar o transistor. Isso continuará até que a bobina não pode produzir mais tensão e o transistor começará a ser desligado. O fluxo magnético em colapso nos 3 turnos irá cortar a 4 turnos e produz uma tensão em direções opostas e a outra metade do ciclo será produzido. 
A freqüência do circuito é ajustada pelo trimer 47p.
 



TESTES DE TRANSMISSORES
 
Estamos agora no ponto de olhar para equipamentos de teste para testar a saída de um transmissor.
 
Há quatro peças simples de equipamentos.
  Os esquemas serão colocados ao fim.

1.
 LED Power Meter, detecta energia de RF e indica o resultado em um multímetro ajustado para escala 2v ou 10v. 
2.
 MkI medidor de força . FSM MkI detecta energia de RF e indica o resultado de um multímetro ajustado para 10v. 
3.
 Medidor de campo MkII. MkII FSM tem uma escala de 26MHz a 50MHz. Ao girar um ponteiro ligado a um trimer, a freqüência de um transmissor pode ser determinada. 
4.
 27MHz Walkie Talkie - compra de uma loja de brinquedos. 

Ao trabalhar com um transmissor, a primeira coisa que você vai querer fazer é determinar se o transmissor está produzindo RF.
 
O
 LED Power Meter se conecta a um multímetro ajustado para 2v 10v ou faixa ou você pode usar a faixa de 0,5 mA. Ele conecta-se diretamente para a antena do transmissor e um diodo emissor de luz ilumina se o transmissor está produzindo mais do que cerca de 30milliwatts. Se o transmissor está produzindo menos de 30 mW, a agulha do multímetro vai desviar, mas o LED não acenderá. 







LED medidor de energia ligada a um 
multímetro


O multímetro na foto tem uma sensibilidade de 2000 ohms por volt. 
Isto significa que a resistência no interior do contador é de 20.000 ohms quando o ponteiro está na escala de 10V.
 
Este tipo de medidor é chamada de um instrumento de baixa sensibilidade e é ideal para o trabalho que estamos fazendo.
 
Se um instrumento de alta impedância é usado, ele pode pegar RF vadios e produzir uma falsa leitura.
 
Um instrumento de alta impedância pode ser 20.000 ohms por volt, 50.000 ohms por volt ou 100.000 ohms por volt (comumente chamado de metros FET).
 
Multímetros digitais podem ter entrada impedâncias mais elevadas.
 
Uma vez que você sabe um transmissor está produzindo RF (sinal), você pode ajustá-lo para uma determinada freqüência. 
Para fazer isso você vai precisar
 medidor de campo MkII. 
Quando o FSM MkII foi modificado, como mostrado abaixo, pode ser calibrado.
 
Isso permitirá que você defina a freqüência de qualquer transmissor que não use um cristal.
 
Para detectar um sinal de um transmissor, use um 27MHz ou 49MHz Walkie Talkie.
 O tom vai ser ouvido no alto-falante. 



INTENSIDADE DE CAMPO Modificação MkII METER
Medidor de campo MkII pode ser modificado para detectar transmissores na faixa de 27MHz a 49MHz, colocando um indutor de completar 12 no fundo do tabuleiro. Isto é feito enrolando-12 voltas de fio de 0,25 milímetros de um núcleo de ferrite 2mm x 5mm. O capacitor 47p em série com o trimer 47p é "curto-circuito" sob a placa, como pode ser visto na foto acima. O link para a bobina na placa é removida para que ela efetivamente sai do circuito. Falta de peças no tabuleiro são alteradas. 
Você vai precisar de um transmissor com um cristal para calibrar o medidor de campo.
 Você pode então usar o FSM para ajustar qualquer um dos transmissores que não tem um cristal. 
Medidor de campo MkII também pode ser usado para determinar a produção relativa de cada transmissor usando a antena do mesmo tamanho em cada transmissor e segurando FSM MkII à mesma distância do transmissor.
 Os três LEDs na placa do PC vai mostrar a força do sinal.
RECEPTORES 
O receptor seguintes correspondem com Circuito B acima.




Como o circuito trabalha 

O circuito consiste de uma série de blocos de construção e estes podem ser identificados quando um capacitor separa uma fase da outra. 
A primeira etapa é na verdade um vibrador de 27MHz, com uma pequena saída muito devido ao resistor de 4k7 que liga o estagio para o trilho positivo.
 Isso permite que muito pouca corrente para entrar no estagio, o transistor opera em uma forma muito "base delicada." 
Quando um circuito de oscilação e entregando um sinal para o ar ao redor da antena, qualquer outro sinal que entram na atmosfera mesmo irá causar uma interferência com o sinal gerado e o circuito vai encontrá-lo mais difícil de se emitir um sinal, especialmente quando o sinal tem a mesma freqüência.
 Isso fará com que a tensão no coletor do transistor de alterar e produzir um sinal que pode ser passado para outras fases de amplificação. 
O zener 5v1 é projetado para manter a tensão do primeiro estágio constante como o transistor está oscilando e é um oscilador controlado por tensão.
 
Todos os componentes da primeira fase são projetados para tornar muito sensível para detectar um sinal.
 
Normalmente, todos os sinais ao redor da virada de onda senoidal limpa produzida pela fase e o resultado é um monte de "ruído"  ou "ruído de fundo" no ponto "pick-off".
 
Se o sinal de 27MHz produzidas por um transmissor contém um tom, esse tom irá aparecer no ponto "pick-off" junto com o misturador.
 
A freqüência do msiturador é bastante elevado e na segunda fase há três componentes para removê-lo.
 
O primeiro é o resistor 1k5.
 Isto, em combinação com o 47N, tem um ligeiro efeito. 
Em seguida, o 15n entre a base e o chão irá remover freqüências altas.
 E finalmente o 2n2 irá enviar qualquer sinal amplificado de volta à base para o cancelamento. Este capacitor tem um efeito maior sobre cancelamento de altas freqüências. 
A terceira e quarta etapas também remover alguns dos componentes de alta freqüência do sinal e o resultado é um sinal limpo apenas com o tom que aparecem na base do quarto transistor.
 
Este sinal tem uma grande amplitude e vai transformar o transistor integralmente.. 
O transistor normalmente fica com o coletor de muito perto a grade de tensão, devido ao baixo valor do resistor do coletor e isso significa transistor Q5 não é ativado.
 
O 47U é carregada através do resistor 1k5 e o relé não está energizado.
 
Quando o quarto transistor vê um tom, que gira em torno da freqüência do tom e isso coloca os impulsos de curto-circuito em toda a 47u e rapidamente descargas.
 
Como as descargas, a tensão no coletor e esta é ligada Q5 para operar o relé.
Quando o som pára, o 47u carrega rapidamente através do 1k5 e o relé é desligado.
 
A foto abaixo mostra uma opção adicionada à placa de circuito impresso e um LED conectado à saída do relé para testar o receptor.
 
O pote no centro da placa ajusta a sensibilidade do receptor.


Receptor para o transmissor no circuito B
O relé pode ser travada na via o circuito a seguir, mas não pode ser desligado remotamente. A força tem que ser desligada para liberar o relay. Isso só é adequado para um "one-shot" operação em que um dispositivo tem de estar ligado apenas uma vez.



Relé é ligado e permanece na 
(Circuito de retenção)
Se um tom de tempo é necessário para ligar o relé (para evitar falsos disparos), o circuito a seguir podem ser usados. O eletrolítico 100u leva cerca de 2 segundos para quitação através do resistor de 10k, como o 4k7 aumenta o tempo de atraso, uma vez que está fornecendo o carregamento de corrente que o transistor tem de superar.



Segundo tom de 2 para ligar relé ligado


O circuito a seguir permite que um único canal transmissor / receptor para ligar um aparelho liga e desliga através do envio de um pulso curto para ligar um circuito de pulso e um tempo para ligar um circuito off. 
Isso é útil quando você não pode ver o resultado de sua operação.
 Uma simples operação de alternância não é adequada que você não conhece o estado da saída no início da operação. 
Ao enviar um pulso longo, definitivamente você sabe a saída será desativada e então você pode controlar a saída remotamente.
 
Um pulso curto é menor que 0,25 seg e um pulso de tempo pode ser de qualquer comprimento superior a 1 segundo.
 
Estes horários poderão ser ajustados, alterando o valor dos componentes.
 
Quando um som curto é recebida, o menor descargas 47u e puxa a base do BD136 para o trilho de 0v e transforma o transistor.
 Isso ativa o relé e os contatos tomar o 4k7 para a trilha 0v para manter o transistor. 
Durante este tempo o topo 47u acusações através da tensão de 100k, mas não parece o suficiente sobre ela para ligar o transistor BC557.
 
Se o tom é exibida por um longo período de tempo, o topo 47u encargos e gira sobre o BC557 e a tensão entre o emissor / terminais do coletor é inferior a 0.3V.
 Esta tensão é muito baixa para o BD136 para permanecer ligado e ele desliga. 
Quando o som é desligado, o BC557 permanece acesa durante um segundo e depois apaga.
 
O circuito está pronto para ser ativado novamente.



Tom Curto = ON Tom Longo = OFF


O circuito acima pode ser adicionado a muitos circuitos do receptor diferente, assim, usando apenas uma saída para proporcionar uma função on / off. 




2 transmissor do canal 

O próximo circuito é um transmissor de 2 canais.
Este circuito não utiliza um cristal, mas tem uma função inteligente de usar os dois botões para ligar o circuito quando é obrigada a transmitir. 


Já discutimos o funcionamento de um circuito como este, com um multivibrador e oscilador de RF. A única novidade é a disposição para produzir dois tons diferentes. 
O receptor necessita de um tom de 1kHz e 250Hz para a frente e saídas inversa.
 A freqüência do multivibrador é determinado pelo valor da resistência na base de cada transistor. O multivibrador é conduzido diretamente da fonte com o botão de avanço e através de um 150k para a freqüência inversa. 



2 Canal placa Transmissor





Circuito para o CI RX-3


O circuito para o receptor não foi retirado da placa de circuito impresso, porém um circuito geral é feita na folha de dados para o CI, o que tem sido reproduzida acima. 
Tanto a saída do chip não pode ser elevado, ao mesmo tempo como este irá destruir os transistores na "ponte-H".
 
Para a frente, a saída para frente é alta e isso se transforma em Q9, Q11 e Q13.
 
Para o sentido inverso, a saída de trás é alto e este se transforma em Q10, Q8 e Q12.
 
Este brinquedo de controle remoto custam menos de 20,00, mas um defeito no projeto foi descoberto.
 
O motor reverteria aproximadamente a cada dois minutos por um curto período de tempo, mesmo que não foi pressionado o botão do transmissor e o motor vai operar em explosões quando o carro estava distante do transmissor.
 A interferência não foi de qualquer aparelho eletrônico dentro de casa como o receptor foi levado para um espaço aberto e que ainda falta. O primeiro transistor foi removido e as falhas não ocorram. Isso significa que o transistor de RF está gerando uma falha que é detectada pelo chip para ligar uma saída. 
Isto pode ser devido ao chip detectar uma freqüência de 1kHz ou 250Hz para ligar uma saída. O ruído aleatório poderia estar neste intervalo e é por isso que o receptor RX chip 3 não é confiável.
Talvez por isso o carro estava 20,00!
Outro ponto de comparação: o circuito receptor RX-3 consumido 4.4mA em 4.5v, enquanto que o receptor RX-2B consumido 0.7mA em 3v.


Transmissor de 4 canais 


Este circuito usa o chipset TX-RX-2B 2B discutido na página anterior. O chip tem 5 canais e o circuito usa 4. 
 


Placa do circuito do transmissor de 4 canais



Circuito TX-2B



Placa do circuito receptor de 4 canais


Circuito RX-2B

58 comentários:

  1. Ola, bom dia! Você comenta que resolve o problema do ruido causado por Q1 (acionamentos sem intençao em um intervalo de tempo) no circuito receptor "Circuito para o CI RX-3". Quando menciona qeu corrige removendo Q1, você usa outro transistor? Apenas remove? E as demais ligações da bobina? Estou interessado em corrigir esse "espasmo" do carrinho. Obrigado. Abs,
    Ass.: Leonardo

    ResponderExcluir
  2. eu gostei do seu blog eu adoro eletrônica e radio controle,venho a anos tentando montar um radio controle pro meu aeromodelo.vlw

    ResponderExcluir
  3. eu gostei seu blogadoro radio controle venho a anos tentandoconstruir um radio controle pro meu avião.vlw

    ResponderExcluir
  4. Como assim Cristiane da costa ...Você diz Datasheet dele??

    ResponderExcluir
  5. Bobinas ajustaveis vc pode retirar de sucatas de rádios antigos , Tv´s velhas ..... tem um rico repertorio dessas peças...

    ResponderExcluir
  6. uma pergunta tenhu um carrinho de 27mhz mais meu controle quebrou ,tenho um amigo que tem um controle tb de 27mhz o controle dele mesmo cendo de outro carrinho pega no meu ?

    ResponderExcluir
  7. olá, eu queria saber se voce tem um projeto de um transmissor de 27 MHz de 4 canais(frente,atrás,direita e esquerda)de alcance de 500 metros a 1 km e que o sinal seja recebido em uma placa receptora de 27 MHz de 4 canais (daqueles carrinhos de controle remoto baratinho)meu e-mail e chrishattge45@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. oi Chistian , 500 metros ????? com o que vc quer fazer não digo impossível, mas 25 metros eu garanto....rssss

    ResponderExcluir
  9. Olá, voce tem um esquema de transmissor e receptor de 6 canais de alcance de 2km???? meu e-mail é chrishattge45@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, será que você poderia me ajudar em um projeto de uma bateria eletronica feito com joystick usb? eu quero amplificar a tensão do piezo. quando conecto o piezo na placa do joystick, e coloco o amperímetro ele já aponta -4v, ao bater no piezo ele sobe para -2v. como faço para fazaer um amplificador para amplificar essa tensão para 5v?
    você pode me ajudar???
    desde já agradeço
    thyagolukas@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  11. se o transmissor tx-2b é de 5 canais, onde eu posso colocar um motor a mais?

    ResponderExcluir
  12. To com um controle remoto de carinho hanfibio 40Mhz que so funciona bem pertinho da antena do antena do carrinho maximo 30cm apos isso nao funciona mais qual a possibilidade do defeito ser no transmisor ou no radio, os dois transistor rf estao perfeitos

    obs- pertinho fuciona todas as funcoes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo eu tive esse problema mas comigo foi apenas ajustar a bobina

      Excluir
  13. Alguem me ajuda por favor URGENTE ???

    ResponderExcluir
  14. Alguém ai sabe onde posso encontrar esse circuito RX-3
    ou se tem outro circuito para substituir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este RX-3 pelo Datasheet e o mesmo do CI PT2272 da PTC... Espero ter lhe ajudado...

      Excluir
  15. Alguem me ajuda por favo pode me falar onde encontro esse circuito RX-3.

    ResponderExcluir
  16. qual desse devo usar para um carrinho,ja tenho um controle 27MHz
    só preciso do receptor para ligar os motores

    ResponderExcluir
  17. Tenho um radio de carro de controle tx-2b Y5DME e um receptor rx-2b Y4CB9 os dois sao de 2canais e queria saber como botar o terceiro canal

    ResponderExcluir
  18. Esse circuito ja foi testado?, porque era o que faltava pro arrinho funcionar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim tudo foi testado e funciona, apesar de dar muito trabalho e todos feitos a fim didatico

      Excluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Eu tenho uma ideia de fazer um transmissor e um receptor, usando módulos rf e codificadores e decodificadores o circuito esta desenhado mas ainda não sei se vai funcionar, como fasso par apostar minhas ideias aqui para alguém utilizar e afirmar se funciona? e muito fácil de montar e é muito didático.

    ResponderExcluir
  21. me manda que eu coloco como um post em
    discução seu

    ResponderExcluir
  22. boa noite. tenho um helicóptero de controle 27mh que imagino ter dado algum problema no transmissor por todas as luzes do helicóptero acendem normalmente mais ele não aceita nenhum comando vindo do controle,o qui você acha que seria?você tem um projeto de transmissor 27mh 4 canais a distância de alcance não tem importância não. grato parabéns pelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie amigo, O problema pode estar tanto no transmissor como no receptor. Geralmente esses brinquedos utilizam ci´s tx e rx feitos na china. Pode ser tanto problema neles como pode ser problema nos contatos do controle como algum transistor que faz a mudança como ponte H. Tira uma foto e me manda pro email do circuito. Posso passar uns possíveis problemas para vc analisar. antonioperini@terra.com.br

      Excluir
  23. I enjoy, leаd to I found exactly what I ωas lоoking foг.
    Yоu haѵe ended my fοur day long hunt!

    God Bless уou man. Have a great dау.

    Bye

    Review my ωеb blog: Resistor resistance

    ResponderExcluir
  24. I'm gone to inform my little brother, that he should also pay a visit this weblog on regular basis to get updated from hottest information.

    Have a look at my page; resistor resistance

    ResponderExcluir
  25. voce tem um esquema de um transmissor 27 mhz

    ResponderExcluir
  26. ola amigo voce tem algum esquema de transmissor e receptor de 27 mhz pois conserto brinquedo e muito das vezes preciso desses controle o brigado

    ResponderExcluir
  27. ola amigo eu queria um controle remoto de 4canais com uma placa receptora com entrada de 12volts para um carrinho caseiro,ondi posso concegui,obrigado.

    ResponderExcluir
  28. olá voce ainda cuida desse blog?
    tenho um radio transmissor com cristal AM TX 27MHz T10 e um receptor AM RX 27MHz R10. o Problema é q não estão se comunicando. Tem como eu testar se o transmissor esta transmitindo e o receptor recebendo?
    desde já agradeço.

    Vagner

    ResponderExcluir
  29. Olá, eu estou tentando montar o transmissor, e só me falta duas peças, os indutores e o cristal, onde posso acha-los?
    E mais, no circuito receptor do meu carrinho, a antena saiu do lugar, e como os componentes estão muito grudados, e existe vários furinhos eu queria saber exatamente onde ela vai, em que parte, em que buraco. Vlw

    ResponderExcluir
  30. Olá, eu estou tentando montar o transmissor, e só me falta duas peças, os indutores e o cristal, onde posso acha-los?
    E mais, no circuito receptor do meu carrinho, a antena saiu do lugar, e como os componentes estão muito grudados, e existe vários furinhos eu queria saber exatamente onde ela vai, em que parte, em que buraco. Vlw

    ResponderExcluir
  31. Olá estou tentando montar o transmissor, e só me falta os indutores e o cristal, você sabe onde posso acha-los? aqui na região do ABC? E eu tenho uma dúvida, no circuito receptor do meu carrinho, a antena saiu do lugar, e pelo fato de os componentes estarem muito grudados, e além de existirem vários buracos naquela região. Eu não sei onde a antena é colocada, alguém pode me dizer em que furo precisamente ela é encaixada. Vlw

    ResponderExcluir
  32. cara, vc da umas aulinhas de eletronica ??

    ResponderExcluir
  33. O que é o Vdd 2 no esquema do Rx-2b 5 canais?

    ResponderExcluir
  34. O que é o Vdd 2 no circuito do rx-2b 5 canais

    ResponderExcluir
  35. amigo tem como aumenta o alcance do radio transmissor de um carrinho de 27mhz e qual a distancia max que um transmissor de 27mhz pode chegar fazendo alguma modificação.

    ResponderExcluir
  36. Preciso de ajuda para identificar onde posso ligar as peças de um carrinho em uma placa de circuito. E de um carrinho velho estou tentendo montar um projeto mas a placa esta sem os fios e nao entendo mt!!!! Obg

    ResponderExcluir
  37. Olá, eu não entendo muito de eletronica , mas gostaria q me mostrace onde deve conectar os fios na placa rx-2b 4 canais e de onde eles são... Por favor poderia me ajudar

    ResponderExcluir
  38. nônimo11 de agosto de 2016 23:11
    Preciso de ajuda para identificar onde posso ligar as peças de um carrinho em uma placa de circuito. E de um carrinho velho estou tentendo montar um projeto mas a placa esta sem os fios e nao entendo mt!!!! Obg
    Estou com essa mesma diciculdade com um rx-2b pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  39. nônimo11 de agosto de 2016 23:11
    Preciso de ajuda para identificar onde posso ligar as peças de um carrinho em uma placa de circuito. E de um carrinho velho estou tentendo montar um projeto mas a placa esta sem os fios e nao entendo mt!!!! Obg
    Estou com essa mesma diciculdade com um rx-2b pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  40. Boa noite amigo, qual a quantidade em mts que capta o sinal deste controle, preciso de um transmissor de R.F. que alcance uns 100mts sem interferência... Desde já grato... Fico no aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amigo , o alcance dele é algo em torno de 25 a 35 metros. Os Hibridos da telecontrole tem alcance de 100 metros fácil ...

      Excluir
  41. Saudações calorosas para vocês pessoal eu tenho um controle remoto de 27 MHZ gostaria que alguém de vocês me ajudasse com um circuito receptor com a mesma frequência(27MHZ) de preferência caseiro com componente de fácil acesso e de fácil montagem e com um bom alcance aque fala Ismael diretamente de Moçambique

    ResponderExcluir
  42. Saudações calorosas para vocês pessoal eu tenho um controle remoto de 27 MHZ gostaria que alguém de vocês me ajudasse com um circuito receptor com a mesma frequência(27MHZ) de preferência caseiro com componente de fácil acesso e de fácil montagem e com um bom alcance aque fala Ismael diretamente de Moçambique

    ResponderExcluir
  43. amigo voce teria o diagrama do testador de led power para eu testar meu tramsmissor. ele e de 2 canais

    ResponderExcluir
  44. Ola..gostaria de participar grupos ZAP sobre qualquer área eletrônica ..podem me adicionar ddd.24 99823 0669 , obrigado

    ResponderExcluir
  45. Podem me adicionar no ZAP sobre eletrônica DDD 24 99823 0669 , obrigado

    ResponderExcluir
  46. Meu caro amigo tenho um Radio comando digital proporcional Ranger 2s de 27MHZ e Tenho um um carro TX BUGGY que me foi oferecido mas sem o emissor assim venho por este meio solicitar como é que é possível alterar a frequência de emissão de 27 MHZ para 40 MHZ que é a frequência do Receptor do Carro .

    Muito Obrigado e espero uma resposta breve.

    ResponderExcluir