domingo, 3 de abril de 2011

Controle remoto monocanal

O controle remoto monocanal apresentado pode acionar dispositivos a uma distância de 50 a 100 metros e é bastante simples.
O transmissor, mostrado na figura 1, opera com tensão de 6 a 9 volts na faixa de FM ou VHF inferior. A bobina, que determina esta freqüência, é feita com 4 ou 5 espiras de fio 22 em fôrma de 1 cm de diâmetro sem núcleo. A antena pode ser do tipo telescópico ou um fio rigido com comprimento de 30 cm a 1 metro. A antena é ligada á tomada central da bobina. O tom de áudio transmitido é gerado por um astável com base nos transistores Q1 e Q2 cuja freqüência depende dos capacitores C1 e C2. O receptor é do tipo super-regenerativo e tem seu diagrama mostrado na figura 2.
A alimentação do receptor é feita com tensões de 6 a 9 volts, conforme o relé usado. Os ajustes são feitos em CV1 para a freqüência de modo que ela seja a mesma do transmissor e no trimpot P1 para maior rendimento. P2 ajusta o ponto de acionamento do relé.
A bobina do receptor é semelhante as do transmissor e o choque de RF tanto pode ser de 100uH comercial como enrolado pelo montador.
Esse choque pode ser feito enrolando-se umas 50 espiras de fio 32 ou mais fino num palito de fósforos.
O ajuste é feito retirando-se o sinal de C7 para a entrada de um amplificador de áudio de modo que o tom do transmissor possa ser ouvido no seu alto-falante com maior intensidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário