quinta-feira, 7 de abril de 2011

Funcionamento da ponte H

O MATERIAL NECESSÁRIO PARA MONTAGEM DE UMA PONTE H É 2 TRANSISTORES NPN BC548, 2 TRANSISTORES PNP BC558, 4 RESISTORES DE 510 OHM, 4 DIODOS 1N4004 E UM MOTOR DC DE PEQUENO PORTE.

APESAR DE NÃO SER TÃO CONHECIDA, UM DOS CIRCUITOS MAIS IMPORTANTES NA ELABORAÇÃO DE SISTEMAS AUTOMATIZADOS É A PONTE H. TRATA SE DE UM CIRCUITO UTILIZADO PARA CONTROLAR UM MOTOR DC. DEVIDO Á DISPOSIÇÃO DOS SEUS COMPONENTES, TORNA SE EXTREMAMENTE FÁCIL SELECIONAR O SENTIDO DA ROTAÇÃO DE UM MOTOR, APENAS INVERTENDO A POLARIDADE SOBRE SEUS TERMINAIS.
QUANDO LIGAMOS UM MOTOR DC COM UMA BATERIA, OBSERVAMOS QUE ELE GIRA NUMA VELOCIDADE CONSTANTE E NUMA ÚNICA DIREÇÃO. PARA ALTERARMOS O SENTIDO DA ROTAÇÃO DO MOTOR, BASTA APENAS LIGAR OS TERMINAIS DO MOTOR DE FORMA INVERTIDA. PARA QUE NÃO SEJA NECESSÁRIO FAZER ESSA OPERAÇÃO MANUALMENTE, PODEMOS UTILIZAR UM PONTE H.  


PARA QUE O MOTOR FUNCIONE, BASTA ACIONAR UM PAR DE CHAVES DIAGONALMENTE OPOSTAS, O QUE FAZ COM QUE A CORRENTE FLUA DO PÓLO POSITIVO PARA O NEGATIVO ATRAVESSANDO O MOTOR E FAZ ELE GIRAR. PARA INVERTER A ROTAÇÃO, DESLIGAMOS ESSAS CHAVES E ACIONAMOS O OUTRO PAR DE CHAVES, O QUE FAZ COM QUE A CORRENTE SIGA NA DIREÇÃO OPOSTA E, CONSEQÜENTEMENTE, O SENTIDO DA ROTAÇÃO DO MOTOR SERÁ ALTERADA.


ESSA É UMA SITUAÇÃO QUE NÃO PODE OCORRER 



E NO FINAL UM CIRCUITO MONTADO PARA FUNCIONAR





Nenhum comentário:

Postar um comentário