sábado, 2 de abril de 2011

Detector de grampo telefônico

O circuito apresentado serve tanto para detectar a existência de "grampos" numa linha telefônica como também se alguém está ouvindo a conversa numa extensão. O funcionamento deste circuito é o seguinte: quando tiramos o telefone do gancho, a tensão da linha vai para um valor em torno de 9 volts. Se houver outro aparelho ligado na mesma linha, esta tensão cai para aproximadamente 5 volts.
Estes dois niveis de tensão são então aproveitados para acionar o circuito por meio de um comparador de tensão. 
Assim, quando a tensão da linha estiver em 9 volts aproximadamente, a saída no inversos 741 será superior á referencia e, como se trata de um comparador, sua saída será zero (acendimento do led normal). No entanto, se o nivel cair para 5 volts, a tensão de saida subira e ocorrerá o (acionamento do led grampo).
Com o telefone no gancho, as tensões de entrada do 741 serão de 6 volts aproximadamente, assim como no toque da campainha pulsante, a qual é filtrada pelo capacitor C1.
Os resistores foram dimensionados para que a entrada não supere 13 volts no 741 que é o valor máximo admitido para esse componente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário