domingo, 4 de dezembro de 2011

Placa de Diagnóstico Pc Analyzer Conserto reparo de computador motherboard

Essa é minha nova ferramenta, muito util por sinal. Eu recomendo para auxilio de técnicos em manutenção.



Definição dos sinais PCI:


CLK: Sinal CLOCK da placa mãe. Deve estar aceso, quando a alimentação for ligada á placa mãe, mesmo que não haja um processador instalado.


FRAME: Também conhecido como PCI BUS FRAME. Deve estar apagado em circunstâncias normais, e piscar quando o sinal PCI FRAME é detectado.


12V(+): Tensão de 12V positivo da fonte de alimentação. Deve estar o tempo todo aceso, caso contrário, é indicativo de curto-circuito no sistema de tensão de 12V+.


12V(-): Tensão de 12V negativo da fonte de alimentação. Deve estar o tempo todo aceso, caso contrário, é indicativo de curto-circuito no sistema de tensão de 12V-.


3V3: Tensão de 3,3V positivo da fonte de alimentação. Alguns modelos de placa-mãe têm alimentação de 3,3V para alimentar os slots PCI. Este LED deve estar aceso se a placa mãe provê esta tensão.


5V+: Tensão de 5V positivo da fonte de alimentação. Deve estar o tempo todo aceso, caso contrário, é indicativo de curto-circuito no sistema de tensão de 5V+.


RESET: (RST) O LED deve ficar aceso por meio segundo, no momento em que é apertado o botão POWER ON (LIGAR), ou RESET. Caso esteja aceso direto, é necessário verificar os pinos onde se liga o botão de reset, para verificar se estão conectados corretamente. Caso estejam conectados corretamente, há curto circuito no sinal de RESET (RST).


IRDY: “Initiator Ready”, é um sinal emitido pela máquina para confirmar que a mesma está pronta para transmitir/receber dados. POST: o que é e quais são os testes executados
O POST - Power On Self Test
O POST - Power On Self Test - foi originalmente criado pelos fabricantes de motherboards, em parceria com os fabricantes de BIOS para executar testes de qualidade não somente nas motherboards fabricadas (controle de qualidade dos fabricantes), mas também para testar o funcionamento e compatibilidades destas placas com periféricos variados de outros fabricantes.
Quando a IBM começou a entregar o PC original em 1981, este incluía recursos de segurança que jamais haviam sido encontrados em um computador pessoal. Estes recursos eram o POST (power on self test) e a memória verificada por paridade. Embora atualmente teste de paridade de memória ou até mesmo o ECC (error correcting code – código de correção de erros) não sejam mais usados na maioria dos chipsets atuais, cada micro PC ainda executa o POST quando é ligado. POST é uma série de programas de rotinas gravados na ROM-BIOS (ROM, para lembrar a parte de hardware deste sistema, e BIOS, para lembrar que é a parte de software deste sistema de inicialização) que executa testes em todo o sistema de hardware principal durante a inicialização do micro.
Esta série de rotinas é parcialmente responsável pelo atraso na inicialização do S.O. quando o micro é ligado.
O que é testado afinal?
Toda vez que o micro é ligado, automaticamente são executados uma série de testes que verificam os principais componentes do sistema, como processador, co-processador (interno ao processador), registradores, ROM, circuitos da placa mãe, como chipsets de periféricos onboard, de periféricos offboard, ponte sul, ponte norte, memória de vídeo, chipset de vídeo, temporizadores, vetores de interrupção, controladoras diversas, placas adaptadoras plugadas em slots, etc... Estes testes são curtos, e são designados com a principal função de detectar defeitos críticos de hardware (não defeitos intermitentes; para defeitos intermitentes, deve-se, por exemplo, rodar um programa de testes de hardware, com a placa Pc Analyzer plugada ao micro, para que esta possa capturar o defeito quando este acontecer). O teste POST gera mensagens de erro, ou códigos de erro toda vez que encontra componentes com falha.


Apesar dos diagnósticos executados pelo POST não serem aprofundados, uma vez que não detectam defeitos intermitentes, é a primeira linha de defesa, especialmente para detectar defeitos críticos na placa-mãe ou em periféricos plugados na mesma.


Se o POST encontrar um defeito crítico o suficiente para impedir o perfeito funcionamento do sistema, será gerada uma mensagem de erro que normalmente identifica a causa do problema. Esta mensagem, que pode ser capturada e lida pela Pc Analyzer 2009, é em forma de códigos hexadecimais. Este procedimento é muito utilizado pelos fabricantes e laboratórios de manutenção autorizados pelos fabricantes, para detectar defeitos nos micros OEM vendidos com marcas como IBM, DELL, TOSHIBA, COMPAQ, HP, e outros.
Componentes testados pelo POST: entre outros
- processador
- controladora de interrupção
- periféricos offboard
- co-processador
- DMA(direct memory access)
- temporizadores
- registradores
- chipset ponte sul
- placa de vídeo
- controladoras onboard
- chipset ponte norte
- memória de vídeo
- BIOS
- memória RAM
- memória ROM
- circuito refresh
- lógica interna de portas I/O
- interface do teclado
- vetores de interrupção
- canais da DMA
- controladora IDE/SATA
- controladoras offboard
- drives (lógica)
- CMOS

7 comentários:

  1. defeitos de c1 o que posso fazer onde encontro

    ResponderExcluir
  2. boa noite minha placa ta dando o codigo de erro ------- esses tracinhos

    ResponderExcluir
  3. boa tarde
    minha placa ta dando quatro ---- traço

    ResponderExcluir
  4. Olá, e quando a debug card não acende o painel numérico somente os leds, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  5. Isso é em uma placa mãe especifica ou em todas ???? geralmente quando a placa esta em curto geral, fica os -- -- , mas totalmente apagado nunca vi......

    ResponderExcluir
  6. Meu amigo por favor, altere a cor destes texto para uma cor mais escura.
    Quebra o galho dos usuários.

    ResponderExcluir