domingo, 17 de junho de 2012

BANCADA DE ESTUDOS E PROJETOS ELETRÔNICOS E MECATRÔNICA



Este é um lugar que só quem gosta de eletrônica pode chegar perto. Muitas coisas serão colocadas e ao andamento irei atualizando o mesmo post , uma vez que tudo aqui servira para ajudar os futuros professores Pardal da vida...rss


Falaremos primeiramente da bancada.
Sendo o espaço físico onde ficara organizado nossas ferramentas , aparelhos e informações físicas ou digitais.



Essa era me Peruibe quando comecei.




Agora em itanhaem, ta ficando legal, mas chego la.





O espaço é pequeno, mas atente todas as minhas necessidades.



Uma bancada deve ter uma ótima iluminação seja ambiente ou luminária , tomadas 110 e 220 volts, aterramento, pratilheiras e boa acomodação.
De preferencia as cores claras ou branco também , isso ajudara muito.
Tenha tudo separado e de fácil acesso.
Evite forrar a mesa com plasticos ou parecidos, uma vez que se for trabalhar com solda o calor poderá causar acidentes.

O aterramento é uma parte importante, sendo usado por grande maioria de aparelhos eletrônicos e computadores.




Exemplo de aterramento para computadores





Vista de uma tomada e suas ligações




Haste de aterramento. Colocar o mais próximo possível da instalação.




Ferramentas Básicas consistem em chaves , alicates e pinceis entre outros.




Alicates diversos, de clipagem, grampeadores de madeira, serra-copo erebitadeira





Alem de chaves, a necessidade de tesouras , estiletes e serrinhas e pinceis e escovas



Pinças e ponteiras alicates de corte para pequenos trabalhos


A chave de fenda, chave de fendas ou chave de parafusos é uma ferramenta de metal com cabo de material variado, geralmente plástico ou acrílico, podendo também ser isolada, de ponta chata e estreita. Sua função é ser introduzida na fenda de um parafuso (tipo fenda) para girá-lo, apertando-o ou afrouxando-o.



Chaves Philips , igual as fendas com diferencial de sua ponta cruzada.






Chaves de relojoeiro , consiste em um jogo de chaves de medidas muito pequenas para micro eletrônica.









Chaves de boca , sua principal função é ser introduzida em parafusos para girá-lo, apertando-o, afrouxando-o ou ajustando-o assim usada para obter vantagem mecânica na aplicação de torque em parafusos e porcas.






Alicate é uma ferramenta articulada que serve fundamentalmente para multiplicar a força aplicada pelo usuário para incidi-la sobre o objeto desejado. A multiplicação de força se dá pelo princípio de alavanca, podendo ser calculada através das Leis de Newton.
Na maioria dos casos, o uso se dá em trabalhos de mecânica, de eletricidade e de eletrônica. Existem diversos tipos e tamanhos de alicate, cada um adaptado às suas aplicações específicas.




Alicate corte , universal e bico



Diversos modelos alicates corte, bico, descascador fios e por ai vai.


Lima é uma ferramenta manual ou mecânica consistente de uma dura haste de aço com ranhuras, usada para desbastar outras peças, sejam elas de metais mais moles, como o alumínio ou o latão, ou de outros materiais como a madeira.
Quanto à forma, as limas podem ser chatas, paralelas, de meia-cana, redondas, quadradas ou triangulares, de forma a ajustarem-se à superfície sobre a qual vão trabalhar.Existem vários tipos de limas, quer quanto à sua forma, como o fim a que se destinam.
As limas podem dividir-se em, bastardas, de segundo corte ou murças, consoante o tipo de trabalho a realizar: as bastardas destinam-se a cortar uma grande quantidade de material excedentário; as limas de segundo corte destinam-se a fazer a aproximação à forma desejada e as murças, ao acabamento perfeito da peça trabalhada. As bastardas, possuem um intervalo entre os dentes superior ao da lima de segundo corte, sendo este intervalo menor ainda na lima murça. As limas para madeira, chamam-se usualmente de grosas e o intervalo entre dentes é superior ao das limas bastardas. Existem limas especiais, de tungstênio e adiamantadas, de finíssima espessura, utilizadas na limpeza de platinados.







Estilete (ferramenta) - objeto de plástico ou acrílico que possui uma lâmina retrátil e regulável, usado para cortes precisos.










Ferro solda, Pistola solda com sugador e estanho. Os ferros mais usados são 20 W , 25 W, 40 W , 60 W e as pistolas de 100 e 120 W .







Sugador de solda, usado para remover a solda depois que é derretida.




Estanho para solda, tenha sempre de 1 mm e 0,5mm de espessura e de boa qualidade.


Estação de solda ar quente usa apenas ar , isso significa que não há ‘ponta’ cutucando a parte física para aquecê-las, não existe contato entre a ferramenta e o componente.Isso é ótimo para componentes delicados, uma outra vantagem é poder aquecer áreas inteiras de uma vez só, ótimo quando você quer refazer uma pequena parte sem chumbo, porque as pastilhas estão debaixo dos chips, a única coisa contra é que demora muito tempo para aquecer uma placa especialmente se ela estiver aparafusara ou com dissipador de calor. Você pode tentar o pré-aquecimento da placa, se você tem um pré-aquecedor, em um forno de refusão.









Óculos de segurança, ou óculos de proteção, são óculos específicos para muitas atividades profissionais, tanto comerciais como industriais, que requerem o uso recomendável ou obligatório destes.





Morsa para prender placas ou peças em que serão limadas e feitos trabalhos que tenha que ser pressas.


Morsa pequena, muito útil para segurar peças a serem cortadas , limadas etc.


Essa morsa fiz para trabalhar com estação de ar quente e para outros trabalhos que precise ter a placa firme



Dremel é uma marca de ferramentas originalmente desenvolvidas por Albert J. Dremel, fundador da companhia Dremel em 1932 na cidade de Racine nos Estados Unidos. Atualmente esta empresa é uma subsidiária da Bosch. Suas ferramentas mais conhecidas são as de alta velocidade de rotação para perfurar, cortar, lixar e polir. Uma mine retifica na realidade , sendo leve e de fácil manuseio.








Um multímetro ou multiteste (multimeter ou DMM - digital multi meter em inglês) é um aparelho destinado a medir e avaliar grandezas elétricas. Existem modelos com mostrador analógico (de ponteiro) e modelos com mostrador digital.
O modelo com mostrador digital funciona convertendo a corrente elétrica em sinais digitais através de circuitos denominados conversores analogo-digitais. Esses circuitos comparam a corrente a medir com uma corrente interna gerada em incrementos fixos que vão sendo contados digitalmente até que se igualem, quando o resultado então é mostrado em números é msotrado. Várias escalas divisoras de tensão, corrente, resistência e outras são possíveis.
O mostrador análogo funciona com base no galvanômetro, instrumento composto basicamente por uma bobina elétrica montada em um anel em volta de um imã. O anel munido de eixo e ponteiro pode rotacionar sobre o imã. Uma pequena mola espiral - como as dos relógios - mantem o ponteiro no zero da escala. Uma corrente elétrica passando pela bobina, cria um campo magnético oposto ao do imã promovendo o giro do conjunto. O ponteiro desloca-se sobre uma escala calibrada em tensão, corrente, resistencia etc. Uma pequena faixa espelhada ao longo da escala curva do mostrador, ajuda a evitar o erro de paralaxe.
Nos dois modelos, um sistema de chave mecânica ou eletrônica divide o sinal de entrada de maneira a adequar a escala e o tipo de medição.
Utilizado na bancada de trabalho (laboratório) ou em serviços de campo, incorpora diversos instrumentos de medidas elétricas num único aparelho como voltímetro, amperímetro e ohmímetro por padrão e capacímetro, frequencímetro, termômetro entre outros, como opcionais conforme o fabricante do instrumento disponibilizar.
Tem ampla utilização entre os técnicos em eletrônica e eletrotécnica, pois são os instrumentos mais usados na pesquisa de defeitos em aparelhos eletro-eletrônicos devido a sua simplicidade de uso e, normalmente, portabilidade.
Diferentes fabricantes oferecem inúmeras variações de modelos. Oferecem uma grande variedade de precisões (geralmente destaca-se a melhor precisão para medidas em tensão CC), nível de segurança do instrumento, grandezas possíveis de serem medidas, resolução (menor valor capaz de ser mostrado/exibido), conexão ou não com um PC, etc.



Analogio, automotivo e digital.



Fonte de alimentação é um aparelho ou dispositivo eletrônico constituído por 4 blocos de componentes elétricos: um transformador de força (que aumenta ou reduz a tensão), um circuito retificador, um filtro capacitivo e/ou indutivo e um regulador de tensão.
Uma fonte de alimentação é usada para transformar a energia elétrica sob a forma de corrente alternada (CA) da rede em uma energia elétrica de corrente contínua, mais adequada para alimentar cargas que precisem de energia CC



Fonte digital



Fonte analógica feita por mim.


Uma matriz de contato, ou placa de ensaio (ou protoboard, ou breadboard em inglês) é uma placa com furos e conexões condutoras para montagem de circuitos elétricos experimentais. A grande vantagem do protoboard na montagem de circuitos eletrônicos é a facilidade de inserção de componentes, uma vez que não necessita soldagem. As placas variam de 800 furos até 6000 furos, tendo conexões verticais e horizontais.
Na superfície de uma matriz de contato há uma base de plástico em que existem centenas de orifícios onde são encaixados os componentes. Em sua parte inferior são instalados contatos metálicos que interligam eletricamente os componentes inseridos na placa. Geralmente suportam correntes entre 1 A e 3 A.
Os contatos metálicos estão em diferentes sentidos na matriz. Como você pode observar na figura, o protoboard possui a matriz principal em seu meio e duas linhas superiores e duas inferiores em cada matriz(alguns possuem apenas uma). Nestes últimos, os contatos estão na horizontal, enquanto na matriz principal eles estão na vertical.



Laboratório de eletrônica digital com protoboard



Protoboard montada por mim para experiencias.



A lupa é um instrumento óptico munido de uma lente com capacidade de criar imagens virtuais ampliadas. É utilizada para observar com mais detalhe pequenos objectos ou superfícies.Também denominada microscópio simples - é constituída de uma única lente esférica convergente. Quanto maior for o aumento desejado, menor deve ser sua distância focal. A lente só se comportará como lupa quando o objeto estiver colocado numa distância inferior à sua distância focal.



Uma lupa com braço móvel feito pro mim.



Computador é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Um computador pode prover-se de inúmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura. Sera muito importante na colocação de projetos eletrônicos.








Alguns programas para eletrônica.


Circuit Maker - Laboratório virtual de eletrônica para estudantes. Desenvolva e simule circuitos impressos.

Digital Works - é um simulador de circuitos digitais que permite a construção de circuitos com portas lógicas.O usuário poderá começar em baixo nível, com portas lógicas, mas, devido à possibilidade de encapsular circuitos, poderá montar desde uma ULA completa até mesmo seu próprio processador.

Digital simulator - O simulador digital é o seu laboratório de eletrônica virtual, que permite criar, simular e produzir seus projetos digitais da placa de circuito.

EWB é um simulador eletrônico, que permite construir e simular circuitos eletrônicos dentro da área analógica e Digital.

Multisim - Programa para criar e simular circuitos eletrônicos em seu computador.

PROTEUS LITE - Outro programa de simulador de circuitos eletrônicos , muito bom.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

CURSO DE ELETRÔNICA - Circuitos RC parte 2


Missão do Sistema SENAI

                Contribuir para o fortalecimento da indústria e o desenvolvimento
     pleno e sustentável do País, promovendo a educação para o trabalho  e  a
     cidadania, a assistência técnica e tecnológica, a produção e disseminação
     de informação e a adequação, geração e difusão de tecnologia.



                Valorização das Pessoas – Reconhecimento e respeito ás pessoas
      pelo seu trabalho e valorização destas como agentes de mudança.

Circuito RC paralelo em corrente alternada



A característica fundamental dos circuitos paralelos consiste no fato de que a tensão aplicada a todos os componentes é a mesma. Por esta razão a tensão é tomada como referência para uma análise gráfica dos circuitos paralelos.

A aplicação de tensão alternada V ao circuito provoca o aparecimento de uma corrente no resistor IR. Esta corrente está em fase com a tensão aplicada. A mesma tensão aplicada ao resistor é aplicada sobre o capacitor, dando origem a uma corrente IC.

Considerando que a corrente no capacitor está sempre adiantada 90º em relação a tensão, pode-se desenhar o gráfico senoidal completo do circuito RC paralelo, como pode ser visto na Fig.1.


Fig.1 Gráfico senoidal completo do circuito RC paralelo em CA.


Observa-se através do gráfico senoidal que o circuito RC paralelo provoca uma defasagem entre as correntes no resistor e no capacitor.
O gráfico senoidal pode ser representado sob a forma de fasores, conforme mostrado na Fig.2.


Fig.2 Diagrama fasorial do circuito RC paralelo em CA.


O gráfico fasorial mostra a tensão aplicada, a corrente no resistor em fase com a tensão aplicada e a corrente no capacitor adiantada 90º.


As correntes no circuito RC paralelo em corrente alternada



No circuito RC paralelo, existem três correntes envolvidas:

·        A corrente no resistor IR.
·        A corrente no capacitor IC.
·        A corrente total IT.

A Fig.3 mostra um circuito RC paralelo em CA com instrumentos destinados à medição dessas três correntes.


Fig.3 Medição de IR, IC e IT.

A corrente eficaz no resistor IR é dada pela Lei de Ohm.

                                                                                                  Ir = V/R      (1)

A corrente eficaz no capacitor também é dada pela Lei de Ohm, usando a reatância capacitiva.

                                                                                                    Ic =  V/Xc (2)

A corrente total é resultante da soma fasorial entre IC e IR porque estas correntes estão defasadas entre si.

Os fasores IR, IC e IT formam um triângulo. Dessa forma, a corrente total IT é encontrada aplicando-se o Teorema de Pitágoras, como ilustrado na Fig.4.


Fig.4 Obtenção da corrente total IT.


Logo,


                                                      (3)
   
A seguir são apresentados dois exemplos de aplicação da equação da corrente total.


Exemplo 1:

Dado o circuito da figura abaixo, determinar IR, IC e IT.


Solução:


 
Exemplo 2:

Determinar IC, R e C no circuito da figura abaixo.


Solução:




Impedância do circuito RC paralelo



A impedância Z é a oposição total que o circuito apresenta à circulação da corrente.

Em circuitos reativos (que têm reatâncias envolvidas) do tipo paralelo, a impedância Z somente pode ser calculada se a corrente total for conhecida.

                                                                                  Z = V/It      (4)

Nesta equação, os valores de Z estão em ohms, V em volts e IT em ampères.

A seguir são apresentados dois exemplos, utilizando a equação apresentada.

Exemplo 3:

Dado o circuito da figura abaixo, determinar IT  e Z.



Solução:



Exemplo 4:

Dado o circuito da figura abaixo, determinar IR, IC, IT e Z.




Solução:

Cálculo de IR :




Defasagem entre as correntes



Como resultado da aplicação de um circuito RC paralelo a uma rede de CA, obtêm-se três correntes defasadas entre si.

Os ângulos de defasagem entre IR e IT e entre IC e IT podem ser determinados com base no triângulo retângulo formado pelos três fasores, como mostra a Fig. 5.


Fig.5 Ângulos de defasagem entre as correntes IR e IT e entre IC e IT.



O ângulo j entre IR e IT pode ser definido a partir da relação cosseno:

                                                                                 
O valor numérico do ângulo é encontrado consultando uma tabela de cossenos ou usando uma calculadora.
Dispondo-se do ângulo entre IR e IT, pode-se facilmente determinar o ângula ( entre IC e IT.

Quando o ângulo ( é menor que 45º, isto significa que IR é maior que IC e se diz que o circuito é predominantemente resistivo.
Quando o ângulo ( é maior que °5, isto significa que IC é maior que IR e o circuito é predominantemente capacitivo.