sábado, 2 de abril de 2011

Automático para compressor de ar de aquário

O circuito que apresentamos liga e desliga automaticamente o compressor de ar de um aquário. Os ciclos vão permanecer ligados a cada 12 minutos e desligado a cada 10 minutos. O circuito tem pro base um integrado 555 onde se obtém um sinal cuja freqüência depende de R1 , R2 e C1. Este circuito tem seu ciclo ativo dado pela relação ente R1 e R1+R2 que determina o tempo que a saida do 555 permanece no nível alto e no nível baixo. Isso significa que , para alterar-se este ciclo, basta mudar os valores de R1 e R2, desde que não sejam menores que 1K.
A saida do 555 controla diretamente um transitor que tem por carga de coletor um relé, no qual esta ligada a bomba de compressor de ar. Para inverter o ciclo ativo do circuito temos duas opções: usar um transitor pnp em lugar de Q1 , mas trocando-o de posição com o relé, ou então ligar a bomba nos contatos Nf do relé.
A alimentação do circuito vem da própria rede de energia atraves de uma fonte convencional sem regulagem. 



2 comentários:

  1. Isso ai eu ja vi em outros sites ou seja , Infelizmente adimite-se que e mais um caso de plagio.

    ResponderExcluir
  2. Sim justamente.... inclusive antes de postar qualquer circuito é montado e testado. Em lugar nenhum nele esta escrito que foi eu que desenvolvi. Apenas compartilho circuitos montados e testados por mim.... deveria ler melhor o Blog para saber do que se trata. Quando e feito pro mim eu falo. Abraços amigo felipe

    ResponderExcluir