domingo, 3 de abril de 2011

Controle remoto via rádio

Este controle remoto de vários canais, utiliza como receptor um rádio comum que opera numa freqüência livre da faixa de fm.
Na figura 1 temos o diagrama do receptor que deve ser ligado á saida de fone do rádio fm. A cada toque no botão do transmissor, o 555 comuta produzindo um pulso que atua sobre o sequenciador 4017. Isso significa que cada toque no botão do transmissor, temos o acionamento de um canal na sequencia de 10.
Na mesma figura temos os circuitos para acionamento de relés ou diretamente de cargas de até 1A.
O trimpot de 22k serve para ajustar o limiar do disparo e assim ser obtida maior sensibilidade, mas sem que os transientes ou ruídos provoquem o acionamento errático. O transformador serve para casar a impedância baixa de saida de áudio do receptor com a elevada impedância de entrada do circuito.
O transmissor é mostrado na figura 2. A bobina consta de 2 + 2 espiras de fio 22 ou mais grosso em forma de 1 cm sem núcleo e a antena é do tipo telescópico. Com uma alimentação de 9V o alcance do transmissor pode superar os 500 metros em campo aberto, dependendo naturalmente da sensibilidade do receptor.
A alimentação do sistema de acionamento do receptor deve ser feita com tensões entre 6 e 12 volts, de acordo com o relé ou cargas que devem ser acionadas.



6 comentários:

  1. posso conectar esse transmissor a um controle de xbox 360 sem fio e usar todos os comandos?

    ResponderExcluir
  2. Amigo, quando publicar artigos de terceiro não esqueça de publicar o nome do autor como sinal de honestidade para com quem colabora com a sua diversão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo remigio . Muito material que tenho, é retirado da internet ao longo de muito tempo.Fica salvo em meus hds, depois que monto ou outro amigo e testado acabo postando por aqui. Então nunca tenho como saber de onde foi retirado tal material. muitos de revistas eletrônica.
      Mas já foi feito um poste referente a isso de que a maioria do material como vem da internet nem lembro de onde retirado. Abraços tony

      Excluir
  3. Este artigo foi publicadi inicialmente na revista saber eletronica n 19 1996.
    http://www.4shared.com/office/4QoWaUgx/Fora_de_Srie_n_19_-_1996.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logo tinha imaginado de que tinha vindo de alguma revista. Do blog do picco. Mas o material que coloco esta apenas para disposição de todos. Como pode ver num tenho banners nem nada que gere renda para mim . o blog esta aqui para divulgação. Fico grato pela comunicação. Abraços tony

      Excluir
  4. Boa noite precisava de um sistema de controle remoto q fosse alimentado por bateria de 9v q durace pelo menos 30a40 dias e desse saída de 9v no receptor vc faria ou me indicaria alguém q faz

    ResponderExcluir