quinta-feira, 7 de abril de 2011

Reparando Gravadores de Cd e Dvd

Esse é um tutorial simples e fácil de fazer. Além do mais algo a mais do que isso para se fazer em um aparelho de 45 a 90 reais desses torna se inviável pela troca da lente ou algo mais.
Caso você usuário, não saiba efetuar a limpeza, procure alguém mais experiente. Se você ainda temer algum possível problema, use um Cd limpa lente, que pode ser encontrado em lojas de informática por preços variáveis entre 9,90 a 39,00 reais.


Agora vamos ao processo.


Primeiro passo - Abra a bandeja e desaparafuse a tampa inferior do gravador, são 4 parafusos.




Segundo passo - Com a chave de fenda, retire com cuidado a tampa da bandeja, desencaixando e empurrando ela.






Terceiro passo - Agora retire, com a ajuda da chave de fenda, toda a frente do gravador, desencaixando as travas, eu mantive a tampa inferior do gravador mesmo depois de desaparafusar, para evitar algum acidente interno.






Quarto passo - Agora sim retire a tampa superior e inferior do gravador.






Quinto passo - Identifique a placa de contato "verde" que fica abaixo do canhão do gravador.






Sexto passo - Com muito cuidado, puxe os cabos flexíveis que estão ligados a placa e ao canhão. Alguns desses cabos tem uma pequena trava no local de encaixe.






Sétimo passo - Mova a placa com cuidado e de forma que não atrapalhe o seu trabalho e não a danifique.






Oitavo passo - Esse é um importante passo, no canhão, procure o local onde ficam os trimpots, são eles que regulam a intensidade do feixe laser.






Nono passo - Com uma chave de fenda bem fina e não imantada, gire um pouco os trimpots para a esquerda. Encaixe os cabos flexíveis  que foram retirados.






Décimo passo - Agora pegue um cotonete e puxe um pouco o algodão de um dos lados, de forma que o algodão fique mais macio, mais solto. Umedeça este lado do cotonete com álcool isopropílico "álcool sem água", para não danificar nenhum componente.






Décimo Primeiro passo - Vire o seu gravador para coma de forma que você possa ver o canhão e a lente. Com o cotonete em mãos e já umedecido, passe com muito cuidado "muito mesmo" a ponta sobre a lente.






Décimo segundo passo - Com um cotonete umedecido de álcool comum você ira passar pelas barras por onde desliza o canhão.






Décimo terceiro passo - Agora com algum óleo lubrificante, silicone ou graxa branca, umedeça o cotonete ou algum pedaço de algodão e passe sobre as mesmas barras que antes você tinha limpado com álcool.




 Pronto, serviço concluído, feche o gravador de preferência com apenas 2 parafusos, pois se ao testar, o gravador continuar a não ler ou não gravar, vc terá que abrí lo novamente.




Caso não dê certo e seu gravador continue com dificuldades para ler e gravar, gire os trimpots para a direita.
Para regular o trimpot infelizmente não existe outra forma além de ir girando os trimpots e testando o gravador.
Lembrando que a maioria dos problemas são sujeiras e cabos flats danificados e se possível troque-os.


Créditos: Metaldarks

Um comentário: