domingo, 19 de dezembro de 2010

CONSTRUINDO ROBÔS BEAMs

A expressão "máquinas vivas" indica que os robôs BEAMs são muito mais do que simplesmente circuitos electrónicos e mecanismos agrupados.
" Os Robots BEAMs é uma especialidade da robótica que tenta fazer robôs tão baratos, eficientes e simples quanto possíveis. A filosofia de construção dos BEAMs, é que eles devam ser feitos de peças de sucata electrónica, tal como walkmans velhos, vídeos, painéis solares da calculadora, pagers e outros, pela disponibilidade de encontrarmos bons componentes nesses equipamentos e também pode ser um bom divertimento desmontá-los !
A maioria de robots BEAMs são alimentados por energia solar, assim, funcionarão por anos e anos sem que seja necessário preocupar-se com a troca de baterias. Os mais simples podem custar apenas R$ 15 reais ou menos, e quase todos têm recursos para construir um robot simples e que dure por anos.

Um conceito importante do robots BEAMs é a sua simplicidade. Entretanto, por serem simples, não significa que não sejam fantasticamente pequenos, funcionais e ágeis. Alguns robots BEAMs que custam mais ou menos R$ 100 reais andam melhor por terrenos tortuosos do que muitos robots avançados, computadorizados e caros. A maioria dos robots alimentados por energia solar são controlados por um circuito surpreendente e simples, chamado de "Solarengine", que armazenam a energia dos painéis solares em condensadores de alto valor e fazem girar, em saltos, pequenos motores.
Os BEAMs representam Biologia, Electrónica, Aspecto, e Mecânica.
A biologia significa tentar fazer os robôs que imitem o mais realisticamente a natureza. Naturalmente, a natureza tem algumas vantagens sobre nossos métodos de construção, pois não tem que se preocupar sobre quanto dinheiro o robot seguinte irá custar.
A electrónica indica basicamente que todos os robots devem ser movimentados por ela. Portanto, matar animais de estimação para usar seus cérebros e fazer um ciborgue está fora do objectivo :-)
O aspecto, ou estética, diz que eles devem ser Meios do aesthetics que fazem a tudo o olhar como fresco como possível. Dá-lhe não somente um sentimento melhor quando você é feito com ele, ele também pôde trabalhar mais melhor do que algo que olha é duto gravado junto.
O mecanismo é um item muito importante dos robots BEAMs. Bons mecanismos eliminarão a necessidade de circuitos electrónicos complexos, diminuindo assim o custo final de um Robot BEAM.


Construção de um Photovore



Construção de um Solar Roller





Nenhum comentário:

Postar um comentário