segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

RADIO CONTROLE-REMOTO 27 MHZ - PARTE 4

Um Link multi-canal 
Um link multi-canal é consideravelmente mais complexo do que um projeto de único canal, mas oferece a possibilidade de desenhar um projeto que tem mais recursos. O transmissor multi-canal mostrado na figura: 12 tem a frente, parar e inverter, bem como  esquerda , centro e direita.

Um transmissor multi-canal 27MHz

Isso representa 6 canais e eles são criados, alterando a relação marca-espaço de um oscilador de onda quadrada, bem como sua freqüência.
A foto mostra os componentes na placa:
 
Placa de transmissor do canal
Quando o transmissor não estiver funcionando, o receptor capta (ruído de fundo) e as saídas são ativadas. Isto representa a função PARAR. Quando a função de transmitir é selecionado no transmissor, o oscilador de onda quadrada opera em sua configuração de alta freqüência, com uma razão marca-espaço igual.
Se virar a esquerda é selecionado ao mesmo tempo, A razão marca-espaço é alterado para 1:3, enquanto a freqüência permanece a mesma.. Se virar à direita é selecionado, a razão marca-espaço é de 3:1, com a mesma freqüência. Se a função inversa é selecionado, a freqüência do oscilador é reduzida à metade e se a direção central é selecionada, a relação marca-espaço é de 1:1. Se a direção esquerda é selecionada, a razão marca-espaço é 1:3 e se direção correta é selecionada, a razão marca-espaço é de 3:1. Para entender como os canais são produzidos, é preciso saber como um multivibrador trabalha.

COMO FUNCIONA UM MULTIVIBRADOR
O multivibrador no transmissor consiste de transistores Q3, Q2 e os componentes circundantes. Isso é mostrado na figura: 20.

Você vai notar a simetria do circuito e isso produz uma onda de saída que é alto ou baixo. As mudanças do circuito de um estado para o outro muito rapidamente e isso produz a rápida ascensão e queda da forma de onda e, portanto  sua natureza quadrados. A parte alta da onda é chamado de marco e o baixo é o espaço, como mostrado na figura: 15. Uma onda quadrada com uma saída 1:01 tem o comprimento da marca igual ao espaço.

Para o transmissor na figura: 12, a saída do multivibrador para a função Forward é mostrada na figura: 14.Podemos tomar isso como forma de onda de referência como todas as outras formas de onda será um múltiplo deste. Por exemplo, se o esquerdo é selecionado, enquanto para a frente, as mudanças de forma de onda para a indicada na figura: 15.
Observe o curto período de tempo, a onda é elevado em comparação à baixa altura. Se essa onda é transmitida em uma rede de integração, a porcentagem de tempo é elevado pode ser determinada e uma saída ativado. Isto é o que faz o chip no receptor.
Ele determina uma das seis funções e produz saídas para dirigir o carro na direita ou de direção à esquerda e / ou dirige o carro na frente ou ré. Ele também detecta quando o transmissor não está a funcionar e pára o carro. Se os controles para a frente e à direita são selecionadas a onda é mostrado na figura: 16.  Quando o reverso é selecionado, o multivibrador opera na metade da freqüência devido à resistência de 82k adicionados à base dos dois transistores no multivibrador. A forma de onda resultante para reverter é mostrado na figura: 17. Se inverter o esquerdo é selecionado, a forma de onda é mostrada na figura: 18. Se reverter e à direita está selecionada, a onda é mostrado na figura: 19.


O CIRCUITO DE LIGAR
O transmissor não tem um off-on. É ativado quando o reverso de controle para a frente é deslocado da sua posição de parada. Isto muda um diodo no circuito. O diodo carrega a 100u através do 4k7 para ligar o seguidor transistor emissor de Q1. A base aumenta a tensão  e logo abaixo do emissor é de cerca de 0,7 V abaixo deste. O emissor passa a ser o barramento de alimentação para o resto do circuito e, embora os controles estão no verso ou a frente, o circuito é alimentado com tensão e corrente.

Diagrama de blocos do transmissor multicanal.
A virada sobre o aprovisionamento em circuito de corrente para o resto
do circuito quando os controles são ativados.

Quando o controle é retornado para a posição de paragem (através de uma mola de retorno), a corrente exigida pelo Q1 para mantê-lo ligado é fornecido pelo 100u na base e como a energia é fornecida a partir do eletrolítico, a tensão que reduz . Isso reduz a tensão sobre o circuito, mas uma vez que não está enviando um sinal, isto não importa.
Depois de um minuto, a tensão cai para quase zero e eletrolítico é finalmente descarregada completamente pelo 1M (e 4k7 em série com ele). A corrente stand-by cai para menos de 1 micro-amp, o vazamento através da junção emissor-coletor quando o transistor não está ligado. 

MAIS SOBRE COMO FUNCIONA O MULTIVIBRADOR

Transistores Q2 e Q3 formam um multivibrador . O circuito é basicamente regenerativo em um transistor que fica do outro fora, em seguida, o segundo desliga a primeira. Quando o circuito é ligado pela primeira vez, tanto as bases são puxados através da alta 10n capacitores, mas um dos transistores de liga antes do outro e roubá-lo de volta, em tensão. Mas o transistor não pode ficar ligado para sempre como o capacitor de 10n fica carregado e como ele desliga, ele envia um pulso para o outro transistor. 
O segundo transistor é ligado e remove completamente a curva da tensão a partir do primeiro transistor.Eventualmente, o segundo transistor não pode ser totalmente transformado, devido ao 10n tornando cobrado, e começa a desligar. Isso envia um pulso para o primeiro transistor e ele começa a ligar. Cada transistor tem um fator de amplificação ou ganho de cerca de 100 e quando dizemos que um transistor começa a se desligar um pouco, essa alteração é passada para a base do transistor em frente e o resultado é ampliada 100 vezes sobre o coletor. Este é então passada para a base do primeiro transistor e de repente um minúsculo sinal é passado para trás como um grande sinal. É por isso que cada transistor reage tão rapidamente e o resultado é uma mudança muito rápida de um estado para outro. Isso é mostrado em forma de onda de saída. 
Os tempos de subida e queda são muito curtas e os lados da onda quadrada são muito íngremes. A freqüência de saída é determinado pelo valor dos componentes da base. Isso inclui o resistor de base e o capacitor ligando para o transistor oposto. No circuito da figura: 12, os capacitores são fixados em 10n e os resistores são alteradas. 
Um aumento da resistência faz com que o capacitor para ter mais tempo para carregar e diminui a freqüência do circuito. A saída do multivibrador é passado para a base do transistor de saída RF, onde ele controla o tempo on / off para o transmissor. Quando o transmissor é ligado, uma freqüência de 27MHz é injetado na base do transistor de saída de RF através de um 47p do oscilador de cristal. Este oscilador de cristal é feita de transistor Q4 e seus componentes ao redor. 
O transistor é ligado através do cristal e indutor 22uH. O cristal é equivalente a cerca de 20p e a resistência do indutor é de cerca de 1 ohm. O emissor é mantido bastante rígida através do 47p e o transistor recebe um pulso muito curto do cristal. Isso coloca um pulso de corrente através da bobina e a corrente cria fluxo magnético. Tão logo cesse o pulso, o colapso do fluxo magnético e o indutor produz uma tensão no sentido oposto e passa a forma de onda através da 47p para a base do transistor de saída RF. Ele também passa a forma de onda através do cristal para desligar o transistor Q4 oscilador. Quando o transistor está desligado, não colocar nenhuma carga no indutor e da amplitude da onda é muito grande. Após um curto período de tempo, esta forma de onda e deixar o transistor fica ligada pela base resistor 120k. 
Isso injeta um outro pulso de corrente para o indutor e o ciclo se repete. O indutor cria o atraso de tempo para a onda que leva tempo para que a corrente para converter-se ao fluxo magnético, em seguida, volta para uma voltagem na direção oposta. Este tempo de atraso, aproxima-se a cerca de 27MHz e o cristal bloqueia-a para a freqüência de 27,240 por apresentarem um maior efeito capacitivo nesta freqüência exata.Isto é como o circuito é puxado para dentro da linha e mantido em uma freqüência exata, embora a tensão de alimentação pode diminuir ou a temperatura pode subir. 
A forma de onda 27.240MHz é passado para o transistor de saída RF e transistor é ligado e desligado com a freqüência do multivibrador. O transistor está no modo de emissor comum como evidenciado pelo 10n sobre o emissor. 
A impedância do capacitor em 27MHz é muito pequeno comparado ao 100R e considera o emissor está ligado ao trilho negativo na medida em que a alta freqüência está em causa. A onda de 27MHz na base é amplificador de transistor e aparece no coletor de forma ampliada. 
O indutor 22uH no coletor impede que o sinal passa para o barramento de alimentação. Ele faz isso através da produção de um "tensão reversa." Como o transistor é ligado, a corrente através do indutor e aumenta o fluxo magnético é produzido na bobina que corta a outras curvas da bobina e isso induz a uma tensão e corrente em si que está em oposição ao atual que está sendo entregue. O resultado é uma tensão reversa é produzida que torna difícil para a tensão de frente para entrar na bobina. 
Isto significa que a tensão para a frente se torna maior e maior, em uma tentativa de introduzir a bobina e o resultado é uma grande tensão que aparecem no coletor do transistor. Esta tensão passa pelo 47p a um circuito sintonizado formado por um indutor de curva 11 e 15p capacitor. Estes são projetados para atender a alta impedância da saída do transistor à baixa impedância da antena chicote. É necessária para obter o sinal máximo para passar na antena. Isso completa a cobertura de uma das seções do transmissor.

O receptor multi-canal 

O sinal do transmissor é captado pelo receptor como os estouros de tom. Vendo o sinal em uma CRO (Cathode Ray Osciloscópio) será parecido como fig: 23.

O sinal do transmissor multicanal consistirá
de uma onda regular entre fundo.
O receptor é obrigado a escolher o sinal do ruído e ele faz isso por um processo chamado de integração e diferenciação, onde o sinal é detectado, devido ao seu caráter regular e isso é usado para carregar um capacitor.
Outro circuito determina o tempo que o tom está presente e estes são combinados para determinar a natureza do sinal de controle. A maioria dos circuitos para fazer isso é bloqueada dentro do chip no receptor e os componentes que podemos ver são os itens externos nos pinos 10, 19 e 1. Estes determinar a freqüência detectada pelo chip e o comprimento do "altos", mas todo o resto do processamento do sinal é feita dentro do chip. O chip detecta as formas de onda mostradas em 14 figos - 19 e liga as saídas apropriadas.

Um receptor multi-canal 27MHz

A placa do receptor PC 27MHz
Duas saídas de acionar o motor na frente / verso e 4 saídas de unidade de transistores para o motor da direção. O motor de direção é simplesmente um atuador rotativo. Isto é similar à armadura de um motor, posicionado dentro de um imã circular.
A armadura não precisa de pincéis como ela só vai rodar em torno de 45 ° em uma direção e 45 ° no sentido oposto, dependendo da direção da corrente. A saída do eixo será conectada a uma alavanca para orientar as rodas dianteiras.
O chip controla os dois transistores oposto diagonalmente para a rotação no sentido horário e anti-horário para começar e para a direita da direção para a esquerda. Todo o resto do circuito foi previamente discutido e do novo recurso é apenas o toque de 4.5v para o motor. Um diodo no trilho 4.5v cai a tensão para 3.8V e os dois transistores de saída de uma gota 1v mais, de modo que o motor recebe cerca de 2,8 a 3v.

Aqui estão alguns itens de controle remoto, exibido na web, por um amador que desmonta os dispositivos e faz um novo projeto:


Alguns destes componentes foram usados para construir um projeto e apresentado na web. 


4 comentários:

  1. Εverything іs very oреn
    with а precise explanation of the iѕsues. ӏt was ԁefinitely informative.
    Your websitе іѕ useful. Thаnks
    for shaгing!

    my webpage - Wire-Wound Resistor

    ResponderExcluir
  2. When sοmеone writes an artіcle he/shе maintains
    the plаn of a user in hіs/her minԁ that how a uѕer can know it.
    Ѕo that's why this paragraph is perfect. Thanks!

    Here is my webpage - Ohm'S Law

    ResponderExcluir
  3. Wіth haνіn so much content and articles ԁo you
    ever run into any iѕsues of plagoгism or copyright infringеment?
    My websіte hаs a lot of eхclusіvе content I've either authored myself or outsourced but it appears a lot of it is popping it up all over the web without my permission. Do you know any solutions to help prevent content from being stolen? I'd
    trulу aрρrecіatе
    it.

    mу site: potmeter

    ResponderExcluir
  4. Olá tenho uma um carinho Taiyo Sound blaster 27 mhz adesivo vermelho, e não consigo encontrar um controle para ele, tenho algumas frequências do 27 mhz e vermelho, mas não funciona? Alguma dica pra resolver esse problema?

    ResponderExcluir