sábado, 18 de dezembro de 2010

TESTADOR DE CABOS DE REDES LOCAL

Esse Projeto visa construir um testador de cabos de rede local para auxiliar em futuros testes em uma rede cabeada.

Primeira parte é o Diagrama da unidade Transceptora.:


Entre os componentes utilizados no projeto há um circuito integrado temporizador LM555 e um contador de décadas NTE4017B. O circuito integrado 555 funciona de modo astavél enviando um pulso através do pino 3, a cada 1/4 de segundo. Através do pino 14, o contador de decadas é incrementado de Q0 a Q3 (pinos 2,3,4,7). os transistores , NPN, funcionam chaveando a corrente. O capacitor C2 e o resitor R4 resetam o contador quando o primeiro diodo conduzir. O pino 1 (Q5) do contador esta conectado em loop ao pino 15, através do diodo D1. Isto evita que a contagem continue ate Q9, retornando para Q0. Um capacitor de cerâmica, 0.01nf, pode ser adicionado entre o pino 5 do LM555 e o GND.

A segunda parte consiste no esquema da unidade remota.:


Ele possui 4 LEDs de 2 cores  e resitores. A razão de utilizar diodos de 2 cores se deve aos testes de polaridade de cada par de fios de cabo testados. O conector fêmea desta unidade possui nivel alto, sendo conectada ao anodo dos LEDs verde. Se os fios (listrados- ex: laranja/branco) e o (sólido- ex: laranja) estão invertidos , então o LED vermelho é polarizado.






Os números representam os pinos dos conectores RJ-45, para o padrão 568A e 568B.

Para 568A, temos:
* par 1 = Azul / Azul-Branco
* par 2 = Laranja / Laranja-Branco
* par 3 = Verde / Verde-Branco
* par 4 = Marrom / Marrom-Branco

Para 568B, troque o 2º e o 3º par- inverter o par laranja com o verde
* par 1 = Azul / Azul-Branco
* par 2 = Verde / Verde-Branco
* par 3 = Laranja / Laranja-Branco
* par 4 = Marrom / Marrom-Branco

Para fazer um cabo crossover, faça uma extremidade 568A e a outra 568B. Pares de fios devem ter a mesma cor primária, exemplo: Azul / Azul-Branco,  Laranja / Laranja-Branco, etc.

Usando para testar apenas um cabo ou para cabos instalados com auxilio de 2 cabos. Para testar um único cabo, conecte um extremo no transceptor e o outro no módulo indicador (remoto). Ligue a chave do transceptor e veja que no indicador todas a luzes verdes devem acender na seguinte ordem: par 1, par 2, par3 e par4 ; para o padrão de cabo direto. No teste de cabo crossover, os LEDs irão acender na ordem 1,3,2 e 4. Se um LED vermelho acender significa que a polaridade para o par esta invertida.
Para teste da instalação na parede, use 2 cabos auxiliares e ponha o módulo indicador no conector da parede e o transceptor no painel da outra sala. Ligue o transceptor e verifique o indicador pela seqüencia e polaridade correta.

Esse circuito não montei ainda, mas irei montar e coloco a foto dele com seu funcionamento.

 Placa de circuito:


4 comentários: