sábado, 12 de março de 2011

Montando um Programador de EEPROM

Programador de EEPROM

Programador de EEPROM (fig-01) é um dispositivo que se utiliza conectado a um computador PC, existem vários modelos para diferentes tipos de memórias.
O programador que vamos descrever neste livro é conectado ao PC através da porta serial (fig-02), permitindo assim que possamos gravar os parâmetros necessários em uma memória, apagar os dados, ou copiar dados de uma memória original do aparelho e guardá-los em uma pasta no PC, formando um banco de memórias para utilizarmos oportunamente, em uma memória vazia.



fig-02

Além do computador necessitamos de um software para que possamos fazer a interface entre o PC e o gravador. Utilizaremos o software PonyProg.
Você pode obter este software, em diversos idiomas, na Internet em alguns sites:


Escolha o terceiro endereço (lancos) e faça o download do software clicando com o botão direito do mouse sobre o arquivo “PonyProg v1.17h for Windows (432Kb)”, escolha “salvar destino como...”, salve este arquivo em uma pasta com o nome “PonyProg” (você deve cria-la em seu HD). Com o mesmo procedimento faça o download na CITROHOMEPAGE dos arquivos das EEPROM gravadas (Minhas Pony gravadas) e guarde em uma pasta para usar oportunamente, você pode criar uma pasta com o nome de “Minhas Pony”.



No site da LANCOS você pode fazer o download de uma versão experimental do PonyProg que vem em Português, vá até lá e copie para seu PC o arquivo :

Brazilian binary executable only (experimental) (170Kb)”
Esta versão bem mais simples não necessita de instalação, apenas crie uma pasta para o  BrazilianPony, descompacte o  arquivo. Para rodar o programa é só clicar no ícone do Pony, mas lembre que esta é uma versão experimental.
Se você adquiriu o livro  o mesmo é acompanhado de  um CD com os programas e arquivos acima citados, ai você não vai necessitar fazer o download na internet.

Montando o Programador de EEPROM
Escolhemos o diagrama abaixo do programador de EEPROM para as memórias do tipo 24CXX, 24LCxx, que são largamente utilizadas nos televisores modernos, vídeos cassetes e nos monitores de PC, versão para porta serial de autoria de Herrera Abraham, por seu um circuito simples e que garante um perfeito funcionamento.



Lista de componentes:
C1 - 47uF 10V
C2 - 0.1
uF
D1
, D2 e D3 - Zener 4.7V
D4
- LED
D5
, D6 e D7 - Diodos 1N4148
R1
e R2 – Resistor de 4K7 ohm
R3
– Resistor 390 ohm
Soquete oito pinos (DIP8)
Conector DB9
Capa para conector DB9

A montagem do circuito será feita dentro de um plug DB9. (fig-03)
Abrindo o plug você tem duas capas e o soquete de 9 pinos, monte uma parte do circuito em umas das capas e a outra no soquete, para depois unir as duas partes.
1-) Na capa você vai usar os seguintes componentes: um soquete de 8 pinos (DIP8), um LED (3mm),  3 diodos zener de  4,7V, um capacitor de 0.1uf (100N baixa voltagem), um capacitor eletrolítico de 47uf/10V e fio rígido nu para fazer as ligações necessárias.
de 8 pinos e a do LED, pode utilizar para fazer os furos do soquete uma broca de 1mm e para o furo do LED uma broca de 3mm.


Para facilitar o trabalho você pode prender a capa do DB9 em um pequeno torno. (fig-04)




Agora coloque o soquete e o LED, utilize um pouco de cola, observe a posição do soquete e a do LED deixando o LED com o catodo voltado para o lado soquete. (fig-05)


Solde os pinos 1, 2, 3, 4 e 7, do soquete à massa, antes aproveita para dobra-los sobre o fio nu, observe a figura acima, travando o DIP8, agora solde os terminais e os demais componentes começando pelo LED em seguida pelos diodos zener e os capacitores. (fig –06) e (fig-07)


2-) Na segunda parte da montagem que será feita no plug DB9, para facilitar a montagem e devido ao espaço que temos dentro da capa, corte os terminais que não serão utilizados: 1, 2, 6 e 9. (fig-08).

Solde os anodos dos diodos 1N4148 nos terminais 3, 4 e 7 do soquete ( solde deixando um espaço pequeno entre o anodo e o terminal, mais ou menos 4mm), solde um resistor de 4K7 do terminal 4 ao terminal 8e outro resistor de 4K7 no terminal 7 deixando uma extremidade livre. (fig-09)

Utilize agora fios flexíveis, da seguinte forma: solde um pedaço de fio preto com  2cm  de complemente no terminal 5 do plug DB9, outro verde no terminal 8 e outro azul na extremidade do resistor 4K7, todos eles com 2cm de complemento. (fig-10)


Agora você vai unir os dois circuitos, comece soldando o fio preto a massa (fio nu na capa do plug), solde o fio verde no terminal 5 e o fio azul no terminal 6  do soquete DIP8, para finalizar ponha o plug  na capa e solde o resistor de 390R do anodo do LED ao catodo dos três diodos 1N4148, ajeite tudo de uma forma que os componente que estão com as extremidades sem isolação não se encostem provocando curto no circuito, se achar necessário utilize um esmalte de unha para isolação, feche o plug e a montagem está terminada. (fig-11)



Instalando o PonyProg

Você já tem o seu copiador de EEPROM e o programa (software), então instale o programa,  clicando com o botão direito do mouse sobre o ícone Setup Pony, que se encontra na pasta PonyProg

Em sua tela aparece agora a mensagem abaixo:



Escolha sim para continuar a instalação e na próxima mensagem abaixo vem a saudação.


Click em Next e depois Install e só ir avançando.

Aprendendo a trabalhar com o PonyProg

Comece colocando uma EEPROM nova, ou uma que você tenha absoluta certeza de que está boa, no soquete do gravador. Agora conecte o gravador na entrada serial  do seu PC, utilize um cabo de extensão para facilitar o trabalho.  Se você não tem o cabo tudo bem monte um com dois plugs BD9  um macho e outro fêmea e 1 metro de cabo manga flexível 5X26AWG, isto com 5 fios de espessura 26AWG, veja detalhes da montagem do cabo no final deste livro.
 Vá até o menu INICIAR, procure em Programas o arquivo PonyProg, clique no ícone do programa e espere abrir a tela abaixo:


Clicando em OK você vai para o próximo passo informando que há necessidade de fazer a calibragem do gravador, clique novamente em OK,  a tela muda informando que também há necessidade de fazer o setup.

Vá até o menu Options, faça os ajustes necessários e escolha a porta serial que você vai utilizar.


Em calibração se tudo estiver coreto você vai receber  a mensagem: “calibration OK  “


Exemplo de um banco de dados
Vamos agora ler o conteúdo de uma EEPROM, aquela que você conectou no gravador clique sobre o ícone:   
Ai está um exemplo de um banco de dados gravado em uma EEPROM e tem uma mensagem dizendo que você obteve sucesso na leitura dos dados, clique em OK. 


Se você quiser pode através do menu ”File” escolher um local no seu HD e gravar estes dados: (save  as...)


No mesmo menu “File” com a opção “Open” vá até o seu banco de dados “Minhas Pony” e escolha um arquivo para abrir ai você vai ver a seguinte tela: 

O mais importante vem agora, você vai gravar os dados na sua EEPROM que está vazia, ou com dados antigos que serão substituídos, utilize o ícone:
 e logo você vai ver a tela: Com uma mensagem perguntando se você tem certeza que quer gravar os dados na EEPROM .


Clique em OK, pronto você já está com sua EEPROM completa pronta para ser utilizada.
Repita varias vezes este exemplo até que fique bem familiarizado com o programa .


Neste momento você está pensando – Como vou fazer com as EEPROM  SMD? -, não esquecemos não! Pegue 4 pedaços de fios flexíveis nas cores :  preto, vermelho, azul e verde e monte uma extensão soldando o fio preto no terminal 1 (massa), vermelho no terminal 8 (alimentação), verde no terminal 5 e azul no terminal 6. Estas  tem como objetivo facilitar na hora de usar o dispositivo.



Agora desconecte o seu aparelho (TV, VCR ou Monitor) da energia e espete o soquete da extensão sobre o outro do gravador, faça as soldagens nos terminais da memória SMD. Veja a foto na página seguinte.




Com este procedimento pode copiar os dados da EEPROM ou gravar em uma EEPROM nova que foi substituída no aparelho.
Montando o cabo de extensão
Com dois plugs DB9, um fêmea e um macho mais 1M de cabo manga de 5 vias no mínimo você pode montar a extensão, lembre que estamos utilizando apenas 5 terminais o DB9, agora se quiser pode usar o cabo de 9 vias. É só fazer as ligações pino a pino, veja a figura abaixo.



Detalhe do soquete DIP8 utilizado nas memórias SMD.

OBS:  Em algumas TV  tivemos que desligar os resistores dos pinos 5 e 6 da EEPROM para que o procedimento desse certo.
Em 90% dos Televisores este procedimento funcionou corretamente.
 Quando você gravar uma EEPROM ela vai estar com os canais regionais memorizados, que é muito bom, menos trabalho. Porém quando você pegar uma em outro banco de dados ela vira com os canais regionais da região de quem gravou, daí há necessidade de fazer a sintonia dos canais.

63 comentários:

  1. Eu montei um so com as peças juntas e liguei os fios ao terminal, mais a sua montagen é bem mais simples, é "ótima".Parabens.

    ResponderExcluir
  2. ja te mandei um email...falando da aventura.....rsss

    sabe o mais dificil e arrumar as eeprons certas...tem muita coisa falsa na net....vc grava...e tem erro....

    ResponderExcluir
  3. Amigo você sabe se esse gravador funciona com eeproms do tipo 25xxx? como a w25q32bvsig ou MX25L3205?

    abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi, este projeto só grava eprom de 8 pinos, como faria pra gravar eprom's maiores de 28 pinos ? as 27cxx. ´`e que na verdade estou me aventurando agora por este mundo, e queria tentar fazer um cartucho para atari.. só por hobby...

    ResponderExcluir
  5. Oi, este projeto só grava eprom de 8 pinos, como faria pra gravar eprom's maiores de 28 pinos ? as 27cxx. ´`e que na verdade estou me aventurando agora por este mundo, e queria tentar fazer um cartucho para atari.. só por hobby...

    ResponderExcluir
  6. Olá. não ficou especificado o capacitor eletronico na figura 11.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O capacitor 47uf 10v, qual a ligação dele pois não mostra no tuto

      Excluir
    2. onde é ligado o eletrolítico ??????

      Excluir
  7. I got this wеb pagе from mу ρal who told mе сonсеrning this
    web pagе anԁ at thе moment thіs timе I аm vіsiting thіs wеb site and reading vеrу infoгmatіve poѕts here.


    mу web blog :: cheap toys

    ResponderExcluir
  8. I'm really enjoying the design and layout of your blog. It's
    a very easy on the eyes which makes it much more pleasant for me to
    come here and visit more often. Did you hire out a designer to create your theme?
    Excellent work!

    my webpage - Best forex Broker

    ResponderExcluir
  9. I don't even understand how I finished up right here, but I thought this submit was great. I don't recognise who you might be however certainly you are
    going to a famous blogger when you are not already.

    Cheers!

    my page: What Are Binary Options

    ResponderExcluir
  10. Olá amigo, como faço para gravar eeprom do modelo 25Q64BV, já montei esta ai em cima e manipulei varias da serie 24xx, mas preciso especialmente para as do modelo 25xx SMD como monto a placa para este tipo, e com a PonyProg consigo gravar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou montando uma para gravação de bios, irei ainda testar....super facil.... assim que tiver posto ele....

      Excluir
    2. Poxa eu tbm to precisando desse esquema,sabe se ja existe o gravdor para os serie 25xxx caseiro ?

      Excluir
  11. muito legal obrigado por postar esta maravilha

    ResponderExcluir
  12. What's up i am kavin, its my first occasion to commenting anywhere, when i read this post i thought i could also create comment due to this brilliant piece of writing.

    my blog - dildo

    ResponderExcluir
  13. Isso sim é fazer o bem, maravilha e muito obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Fazer o bem sem olhar a quem, parabéns pela belíssima atitude de postar um tutorial muito bem explicado, sempre fui fã do Papai Noel, agora sou fã tbém. da sua Eletrônica. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  15. Fazer o bem sem olhar a quem, esse é o lema, meus parabéns ao representante da Eletrônica Papai Noel pelo tutorial muito bem explicado. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  16. Fantastic beat ! I would like to apprentice at the same time as you amend your website, how
    could i subscribe for a blog site? The account helped me a appropriate deal.
    I have been a little bit familiar of this your broadcast provided vibrant clear concept

    Here is my site bet angel

    ResponderExcluir
  17. Amigo, eu montei o circuito só que o led não acende e notei que não aparece os 5v no pino 8 da eeprom, já testei todos os componentes e tambem o circuito, em que momento o led deve acender? PS não cheguei colocar a eeprom no soquete mas liguei no PC e calibrei o circuito. Agradeço se gastar uns minutos para me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, estou remontnado esse circuito em um protoboard , ate final do mes te passo algo. Abraços

      Excluir
  18. Olá colega, vc sabe me dizer como faço para ler uma Eeprom bloqueada usando o programa PonyProg? Desde já te agradeço, obrigado.

    ResponderExcluir
  19. We're a bunch of volunteers and starting a brand new scheme in our community. Your site provided us with valuable info to work on. You've done
    a formidable process and our entire group will probably be grateful to you.


    my page Plumbers ()

    ResponderExcluir
  20. OLÁ AMIGO, MONTEI O CIRCUITO PARA GRAVAR MEMÓRIAS 24XX E 24CXX, PORÉM SÓ CONSIGO LER AS MESMAS,AO MANDAR GRAVAR O MESMO GERA FALHA DE GRAVAÇÃO. VOCÊ PODERIA ME AJUDAR

    ResponderExcluir
  21. Hеllo! I sjmply ωant tо gіve
    you a big thumbs uр for youг excellent inbfo you’ѵe got right here on this post.
    ӏ’ll bе returning to your webѕitefor morе soοn.


    Check out my site :: core conditioning

    ResponderExcluir
  22. parabens principalmente pelas fotos mostrando a soldagen dos componentes muito nitidas qualquer um consegue montar parabens :

    ResponderExcluir
  23. What�s up, I read y&X6f;ur blog like eνer&X79;
    week. Your wrіtin&X67; style is witty, kep iit
    up!

    Also vіsit &X6D;y web page; B&X6C;ack Frid&X61;y
    Laptop Deals (http://fmblatinamerica.com)

    ResponderExcluir
  24. He&X79; theгe! I ѕimply want to give yο&X75;
    a huge thumbs up for yοur exc&X65;llent
    info уou have гi&X67;ht hеre on this post.
    Iam returnin to y&X6F;ur websitе for mo&X72;е soon.


    &X46;ee&X6C; free to surf &X74;o my web page :: Black Friday Electronic Deals

    ResponderExcluir
  25. unico detalhe amigo e estou apanhando um pouco e sobre o eletrolitico em quais pinos o mesmo e ligado positivo e negativo aguardo sua resposta abraço

    ResponderExcluir
  26. Olá amigo boa tarde, esse seu projeto serve para gravar, bios de desktop ela tambem tem 8 pinos, eu estou começando agora, sou muito curioso.

    ResponderExcluir
  27. Ola, galera utilizando este esquema poderia gravar eproms de centrais eletronicas de automoveis ? Sou chaveiro e preciso copiar os code que estão contidos nas eeproms, para fazer novas chaves, assim me ajudaria muito

    ResponderExcluir
  28. bom dia...amigo gostei de sua iniciativa..muito legal...
    vc teria um esquema de gravador para 24xx e25xx....me responda por favor

    ResponderExcluir
  29. bom dia amigo...vc nao teria um esquema de gravador de eprom para gravar 24xx e 25xx

    ResponderExcluir
  30. vc nao especificou onde fica C1 - 47uF 10V falta so isso p termina o meu

    ResponderExcluir
  31. isso é muito pra minha cachóla uai!!! eita trem cumpricado esse uai!!! minha memória ram ainda é ddr1, ñ dá mais!! brincadeiras à parte, "parabéns pela espetacular aula do Programador de EEPROM"

    ResponderExcluir
  32. Não entendi onde soldar o capacitor eletrolitico

    ResponderExcluir
  33. aonde colocar o capacitor eletrolítico de 47nf de 10 v

    ResponderExcluir
  34. Bom dia, não identifiquei as ligações do: C2 - 0.1uF

    ResponderExcluir
  35. boa tarde tambem serve para 25Q64F OU Q64-104

    ResponderExcluir
  36. amigo gostaria de comprar vc mim vende uma, mim passa seu e-mail .

    ResponderExcluir
  37. posso usar diodo zener de 5v1.........

    ResponderExcluir
  38. Boa noite por favor pode me informar se esta gravadora de eepron pode ser utilizada nas 24q 25 q064

    ResponderExcluir
  39. Vejam o esquema
    polo negativo vai pro terra e positivo pino 8 do socket da eeprom

    ResponderExcluir
  40. No sean tacaños mejor comprense un grabador universal, yo tengo uno y grabó lo que sea ya sea memorias flash rom o PIC o eeprom, etc..

    ResponderExcluir
  41. Olá, parabéns pelo seu tutorial. Me diz uma coisa, vc tem um esquema de um gravador simples para 27c128 / 27c256 / 27c512 ? é que tô me aventurando em cartuchos, quanto vc me faz um esquema desse? um preço filé né, pq se não é melhor comprar um pronto, rsrsrsr. Meu whatsapp é (62)81856415. Desde já grato. Iris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem sim..... me manda um email no antonioperini@terra.com.br e me cobra ....rsss vou colocar ele no blog assim que possível.

      Excluir
  42. GRAVADOR DE BIOS PLACA MÃE Segue abaixo, inclusive já testei e funciona.

    http://eletronicabr.com/ferramentas-para-eletronica/10/gravador-de-bios-com-menos-de-rdollar10-00/6516/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom , sempre que tiver algo assim , pode compartilhar , conhecimento sempre bem vindo

      Excluir
  43. também queria saber como gravar 27xx , estou com dificuldade de fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem sim..... me manda um email no antonioperini@terra.com.br e me cobra ....rsss vou colocar ele no blog assim que possível.

      Excluir
  44. Olá, posso copiar uma memoria 25256 "amtel" de 8 pinos e depois gravar ela em uma outra?,
    agurado ajuda, obrigado.

    ResponderExcluir
  45. esse progeto grava memoria 25q16bsig das tvs lcd

    ResponderExcluir
  46. Este gravador grava as 25Q32BV?

    ResponderExcluir
  47. Parabéns pelo blog, muito útil, para aqueles que tem duvidas quanto a ligação e valor do capacitor aqui está;
    o capacitor eletrolítico de 47nf/10v deve ter o terminal negativo ligado ao pino 5 do conector DB9 e o terminal positivo ligado ao pino 8 da memória eeprom

    ResponderExcluir
  48. nao encontrei capassitor 0.1uf posso usar outro

    ResponderExcluir
  49. Com esse gravador vc ja conseguiu quebrar aquelas senhas de supervisor dos notebooks ibm?

    ResponderExcluir