domingo, 6 de março de 2011

Montar Arcade de Fliperama caseiro – retirado do ArcadeBR parte 2

Continuando o Arcade, coloquei o adesivo dos simpsons no vidro, mas o adesivo ficou transparente demais então tive que mudar o vidro para uma placa plástica leitosa ( branca ), aí sim ficou legal. Como comprei a impressão no mercado livre, não pude ver a qualidade dela, mas quando chegou aqui em casa parecia estar tudo ok, mas quando tirei o papel dela, ela ficou muito transparente, nem poderei colocar os adesivos nas partes pretas porque eles não aparecem direito.


Agora com a luminária acesa... 






MONTANDO OS COMANDOS:

Continuando com a montagem da caixa de controle, comprei uma placa plástica ( tipo de acrílico ) para colocar sobre ela, pois como ia colocar o adesivo do MAME, se deixasse exposto ia estragar rápido, por causa do movimento do joystick e das mãos.

Levei mais de 3 horas furando e lixando a placa plástica com muito cuidado para que ela não estalasse... 





Após todos os botões passarem pelos furos, dei início à montagem deles, a montagem não tem nenhum mistério, só ir colocando os botões e apertar com as porcas que acompanham eles. 





Agora vamos colocar as micro chaves para fazer o contato quando apertar-mos os botões, que é uma tarefa simples, basta encaixá-las nos botões deixando a parte do contato virada para o botão. Depois disso é só fazer a ligação dos fios.

O fio comum ( terra ) como vimos anteriormente, vai ser ligado em todos os conetcores escritos "com" ( comum ou terra ), basta apenas 1 só fio e você ir ligando em todos eles.

Muitas pessoas soldam os fios nas micro chaves, eu preferi usar conectores fêmea, pois possibilita você desconectar a hora que quiser. Por exemplo se você precisar trocar um botão defeituoso fica bem mais fácil do que se tiver soldado, aí neste caso vai ter que usar ferro de solda denovo. 





CONECTANDO OS FIOS:

Nas micro chaves dos botões e controle ( alavanca ) elas geralmente tem 3 conectores, COM, NO e NC.

O COM é o ponto comum, onde você irá ligar o fio comum ( terra ) que você soldou no controle, o ponto NO é o ponto onde você irá conectar os fios de cada botão que você soldou. o Ponto NC não será utilizado, neste ponto o circuito fica fechado direto, como se você estivesse mantendo o botão pressionado o tempo todo. 







Nas fotos acima vocês podem ver que usei uma série com 12 conectores para fazer a emenda dos fios do joystick usb com o controle do arcade, sem precisar fazer emenda e depois ter que isolar com fita isolante como muitos fazem, isso facilita a desmontagem caso seja necessário. 





Esta imagem é da micro chave do ficheiro, é ela que é responsável por inserir os créditos. Seu funcionamento é igual ao dos botões e controle do arcade, ela possui um pequeno arame que a ficha ao passar por ela, empurra o arame para baixo e fecha o circuito, inserindo assim os créditos. Ela também possui os três conectores COM, NC e NO, a ligação já foi explicada acima.

Basta ligar no mesmo ponto do botão que você vai configurar para inserir os créditos, assim você poderá colocar créditos com a ficha ou pelo botão.

O VÍDEO:

Eu usei uma televisão para a parte do vídeo do arcade, pois é mais simples, você poderá ligar a saída TV OUT da placa de video do computador na tv. Quem quiser também pode usar apenas o tubo da tv ou um tubo de arcade, mas terá que fazer algumas configurações das quais você consegue encontrar na internet. Não explicarei esta parte porque realmente não sei como fazê-la.

Usei uma tv de 21" tela plana da philips, ela tem entrada de video composto e video componente. 




Como a inclinação da base onde a tv vai ficar era muito grande, tive que usar 2 cantoneiras para fazer sua sustentação, coloquei carpete na cantoneira para evitar que ela arranhasse a tv. 






Notem que a tv é zero kilômetro, a tomada ainda está enroladinha como veio da fábrica, comprei esta tv especialmente para o arcade.

Para fazer a limitação da tela da tv, comprei um vidro na medida do arcade e coloquei insulfilm mais escuro ( G5 ), depois foi só medir a tela da tv e os espaços laterais para não cortar errado.

Usando um estilete, cortei o insulfilm onde havia marcado, depois foi só retirar a película e limpar o seu resíduo.

Coloquem o insulfilm quando já tiverem com a tv no lugar para você poder medir e recortar, não deixem passar muitos dias, pois do contrário o insulfilm irá aderir bem no vidro e será muito difícil de retirá-lo podendo até arrancar a parte que vc não quer. 






Terminada a pintura interna e ter deixado secar, hora de montar...

Coloquei a tv novamente no lugar, fixei 2 suportes na laterais do arcade para poder prender os fios com braçadeiras plásticas e depois coloquei o vidro no lugar para ver se realmente os cortes ficaram exatos. 










Para conectar o video usei, um cabo RCA de video composto e na outra extremidade um adaptador S-Video/RCA fêmea. Este adaptador geralmente já vêm incluído na placa de video, caso sua placa tenha saída TV OUT ( Geralmente vem com conector S-Video ). Em algums adaptadores de S-Video vem conectores de video componente, tenho um adaptador aqui que tem estes conectores, mas não utilizei eles. 




Para o som, usei um asaptador P2 para 2 RCA fêmea, depois é só conectar 2 cabos RCA e conectar no audio in da tv. ( igual como você liga seu dvd na tv ) 




Nenhum comentário:

Postar um comentário