domingo, 6 de março de 2011

Montar Arcade de Fliperama caseiro – retirado do ArcadeBR parte 1

AS MEDIDAS:

Antes de montar seu arcade, estude bastante as medidas que você irá adotar, para que o arcade não fique grande e nem pequeno demais. Tenha em mãos a tv ( ou tubo de imagem ) para ter noções das medidas e ver se realmente ela irá caber dentro do arcade, pois do contrário você não conseguirá montá-lo.

Tire as medidas das portas de sua casa e do corredor, porque senão o arcade não irá passar, depois não diga que eu não avisei. Veja quanto você dispõe de dinheiro, pois material hoje em dia está muito caro e você corre o risco de ter que parar seu projeto. Para se ter uma idéia, uma chapa de compensado custa em torno de R$ 100,00 cada uma de 20mm que foi usada no meu arcade, tive que usar 2 chapas e + 1 chapa de 15 mm para fechar o fundo. Chapa de fórmica custa R$ 90,00 cada, usei 2 chapas e por aí vai...

Abaixo uma imagem com as medidas do meu arcade: 




A altura total está com 1,90 m e eu adotei estas pedidas pelos seguintes motivos:

- De largura externa tem 67 cm, pois a porta da minha casa tem 70 cm, se fizesse o arcade mais largo ele não ia entrar na minha casa.
- A largura interna ficou com 63 cm e a tv tem 59 cm.
- Tive que coinsciliar a largura da porta com o tamanho da tv, foi um caso que tive que pensar bastante !
- A caixa de controle, tive que fazê-la separado, senão o arcade não iria passar pelas portas de minha casa. Ela será parafusada no arcade.
- Coloquei rodinhas para facilitar o transporte e remoção para limpeza embaixo do arcade, sem contar que também foi estratégia para ser usada como entrada de ar, pois farei um duto de ar na parte de baixo do arcade para poder ventilar o computador e a televisão, nas costas do arcade na parte superior colocarei uma ventoinha 110v puxando todo o arquente de dentro para fora.

Alguns podem pensar:

- Porque um arcade tão alto ??

R: Simples, pois me dá a sensação de eu ser criança denovo, quando era criança eu olhava o arcade e ele era enorme, os comandos ficavam bem altos ainda. Se eu fizesse o arcade no tamanho padrão iria ficar um pouco baixo para o meu caso.

MODELO DO ARCADE MONTADO:

O arcade chegou do modo como podem ver nas fotos abaixo, cheio de marcas de dedo, poeira e alguns ajustes que precisam ser feito na borracha de acabamento, pois no transporte desajustou elas. 






nas imagens vocês puderam ver as aberturas para colocar o moedeiro ( ficheiro ) alto falantes e na parte de trás o local para colocar a ventoinha de 110v ( 120mm )

Reparem também que tive que retirar a porta do quarto, pois ela é sanfonada e ocupa muito o vão da porta.

ADAPTANDO O JOYSTICK USB:

Existem placas específicas para ligar os fios do arcade, mas o meu método adotado (talvez seja o mais simples e barato) foi usar um joystick com conector usb. Algumas pessoas usam joystick de playstation com adaptador, mas dizem ficar com uma demora na resposta dos comandos.

Você poderá usar qualquer joystick usb, procure algum de seu gosto. Eu usei um da marca players, o modelo é igual ao do playstation, só que sem os analógicos, que me custou R$ 25,00 cada.

Abrindo o controle:

Com a chave de fenda adequada, retire todos os parafusos localizados na parte de trás do controle.




Abra o controle retirando a placa de dentro, tomando cuidado para não arrebentar nenhum fio, já que eles são bem finos.

Observe bem as trilhas, veja que existe uma trilha que é interligada com todas as outras, escolha o melhor local para soldar o fio que vamos chamar de comum ( terra ).

Nota: No meu controle, esta trilha comun não era interligada em 2 botões, existia outra trilha que interligava elas, portanto soldei outro fio comum ali, no seu controle talvez não seja preciso fazer isso.

Agora observe os outros pontos, cada um é isolado do outro. Escolha o melhor local para soldar o fio.

Na minha placa em cada ponto distinto, veio um pequeno círculo que facilitou a soldagem dos fios. 



Hora de soldar, coloque o ferro de solda para esquentar e deixe aquecer bem, enquanto isso corte os fios que serão soldados na placa. Eu cortei os fios com 30 cm cada.

Com a própria chave de fenda, raspe o local onde serão soldados os fios, faça movimento em forma de círculo para arranhar a placa, mas não com muita força para não estragar a trilha a ser soldada.

feito isso, encoste o ferro de solda na placa e encoste o fio de solda no ferro, automaticamente a solda vai correr e grudar na placa, faça isso em cada local que for soldar os fios.




Não fique mais do que 3 segundos com o ferro encostado na placa, pois correrá o risco de criar bolhas na trilha ou a mesma se desfazer ( romper ).

Na imagem onde é mostrada um círculo vermelho, eu raspei o verniz e coloquei um pingo de solda onde será soldado do fio comum ( terra ).

Agora vamos soldar os fios na placa. Retire o emcapamento da ponta do fio, deixando apenas uma pequena ponta de fio para fora, coloque um pouco de solda no ferro e passe o ferro na ponta do fio para ficar mais fácil do fio grudar na solda que vc colocou anteriormente na placa.

Coloque o fio sobre o pingo de solda que está na placa e pressione o ferro de solda em cima do fio, a solda ira derreter e o fio ficará envolvido pela solda. Quando isso acontecer retire imediatamente o ferro e espere alguns segundos para solda endurecer.

Nuca assopre a solda para esfriar mais rápido, pois corre o risco dela soltar-se mais tarde.

Faça este procedimento um à um, até terminar de soltar todos os fios. 



Hora de testar, plugue o cabo usb no computador como se fosse jogar, (eu usei o emulador kawaks para verificar o funcionamento do controle) abra o emulador e vá nas configurações para redefinir os comandos...

Pegue o fio comun e vai encostando em cada fio soldado na placa e você verá que o emulador irá se configurando como se vc estivesse pressionando os botões. Se isso não acontecer com alguns dos fios, verifique pois vc fechou o contado na hora de soldar, ou seja a solda está encostando na trilha comum e é como se o botão estivesse pressionado o tempo todo.

Se tudo deu certo, parabéns pois vc terminou uma das etapas mais chata da construção do arcade na minha opinião.

Após terminar esta montagem, guardei as placas e darei continuidade na montagem do arcade e deixarei para o final montar os controles, já que a minha caixa é móvel.

MONTANDO O FICHEIRO:

Vamos montar agora a parte do ficheiro, esta parte pode ser opcional, eu coloquei para dar um realismo maior ao meu arcade e este ficheiro funcionará perfeitamente. Quando você colocar uma ficha, será adicionado 1 crédito no jogo. Quem nunca gostou do som dos créditos sendo adicionados ??

Não tenho muito o que falar desta montagem, eu peguei as medidas do meu ficheiro e levei no marceneiro enquanto ele ainda estava fazendo o arcade, então agora foi apenas colocar no local para ver se encaixava, no meu caso precisou de uns ajustes, usei uma lima de madeira para limar as rebarbas que ficou, após isso pude encaixar sem problemas o ficheiro.

Marquei com uma caneta onde seriam feitos os furos, retirei o ficheiro e com uma broca de tamanho adequado, furei nas marcações que fiz. Agora é só encaixar o ficheiro e colocar os parafusos. Se for preciso de algo para bater, utilize sempre um martelo de borracha, para que não danifique e nem deixe marca nas peças. 





Reparem que os parafusos são do tipo sem fenda, mas porque será ??

R: Por 2 motivos, o primeiro para ficar com um acabamento melhor e o segundo para que ninguém do fliperama possa afrouxar os parafusos com uma chave de fenda e retirar o ficheiro !

Terminada esta parte, montei o sistema da ficha com a ranhura adequada. Não tem como eu explicar esta parte, pois os sistemas variam de modelo para modelo, mas não é nenhum bicho de 7 cabeças para montar, pois as peças só se encaixam em seus devidos lugares. A ranhura é a parte de metal com o rasgo para a ficha passar, existem diversos tipos. Compre sempre a ranhura junto com a ficha para testar se a ficha realmente passa, pois quando comprei a minha ranhura, o vendedor mandou fichas imcompatíveis, aí ele teve que mandar outra ranhura.

Agora vamos testar para ver se a ficha está passando corretamente e caindo no cofre.





Pronto, tudo funcionando perfeitamente.

COLOCANDO OS AUTO FALANTES:

Existem diversos tipos de auto falantes no mercado, eu escolhi um da marca bosch de 5 polegadas trixial, pois é um auto falante bom, bonito e barato e seu tamanho é ideal não ficando nem muito grande e nem pequeno demais.

esta montagem parece simples, mas é bem chatinha, pois na hora que vc fura o arcade para passar os parafusos, os furos nunca ficam certinhos e os parafusos acabam não coinscidindo com a furação do auto falante. Aí você terá que ir ajustando até conseguir encaixá-los. 



As ligações serão feitas na saída do tv out, para isso basta conectar os cabos RCA depois que a tv estiver no local.

OBS: Nem todas as tvs tem saída amplificada, sendo assim a forma mais barata é comprar uma caixinha de som para computador e ligar os fios no alto-falante

COLOCANDO A LÂMPADA FLUORESCENTE:

Esta lâmpada será usada para iluminar o marquee. usei uma lâmpada de 8W com reator para partida rápida. vc tem a opção de escolher reatores para trabalhar com 12v, 110v ou 220v.
Compre reatores de potência compatível com a lâmpada, pois do contrário a lâmpada não irá acender ou queimar se o reator for muito forte.

Eu escolhi de 110v pois assim não preciso usar uma fonte externa ( de pc por exemplo ) para ligar a lâmpada.

Ligue os fios exatamente como vem no manual do reator. 
Nunca faça as ligações com o reator ligado na tomada. 



Após fazer as ligações teste para verificar se está funcionando perfeitamente.

O ARCADE EM FASE:

Para segurar o vidro ou acrílico do marquee, pode ser feito de diversas formas, eu optei por comprar uma cantoneira de alumínio, pois achei que combinou a tonalidade do alumínio com o preto da fórmica.

Fiz três furos na cantoneira da parte inferior e 3 furos na cantoneira da parte superior. 



6 comentários:

  1. e como fazer para o sistema de fichas funcionar com o computador???

    ResponderExcluir
  2. Verdade, esqueci de colocar isso, eu na verdade adaptei um L , que quando a ficha passa ele aciona um botão que é ligado ao Joystick. O meu tinha ficado muito feio comparado a essas fotos, mas vou colocar o esquema para vc entender...

    abraços tony

    ResponderExcluir
  3. Na realidade nem é Joystick, e sim teclado.... tem que usar criatividade pois nunca será um arcade perfeito como original...rsssss

    Isso é só para matar o gostinho de ter um.....rss

    ResponderExcluir
  4. não tem nada haver com este projeto, mas queria saber como faço para transformar um joystick ps2 em um com saída usb. tenho o básico em eletrônica mas como não tenho um joystick usb não sei o esquema elétrico dele então fica difícil fazer as ligações. se puder me ajudar agradeço.

    ResponderExcluir
  5. I would like to thank you for the efforts you've put in penning this
    blog. I'm hoping to view the same high-grade content from you later on as well.

    In truth, your creative writing abilities has motivated me to get my own website now ;)

    ResponderExcluir
  6. Compra um adaptador play2 para USB. Moleza

    ResponderExcluir