domingo, 6 de março de 2011

Montar Arcade de Fliperama caseiro – retirado do ArcadeBR parte 3

O HARDWARE:

Não é necessário usar um pc com uma configuração atualizada, um pc com processador 500mhz, 128 mb de memória e 40 gb de HD é o suficiente, mas tem que ver quais as suas necessidades, do contrário não irá lhe atender bem.

Aqui a configuração do pc para o arcade

- PLACA MÃE ECS: Som/Video/rede
- PROCESSADOR: Pentium 4 1.5
- MEMÓRIA: 512 MB
 
- HD: 40 GB
 
- PLACA DE VIDEO: Geforce xfx 550 256MB
- GABINETE: Advanced Preto
- Teclado Multimídia
- Mouse Óptico
 




Aqui uma peça que vai ser de vital importância para o arcade. Um cabo de extensão USB 2.0 Com ele nós poderemos atualizar o arcade com os jogos ou softwares ( como o front end que irei explicar mais à frente ) sem precisar abrir o arcade.
 
Quem quiser também pode usar um cabo de rede e plugar em um switch para fazer a atualização à partir do seu pc.

SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO:

Com uma tv e um pc dentro do arcade, é normal gerar muito calor, ainda mais dentro de uma caixa de madeira. Então pensando como refrigerar este sistema, utilizei uma ventoinha de 120mm de 110v ( estas ventoinhas geralmente são usadas em máquinas de xerox ). Você tem a opção de usar esta ventoinha em 12v, 110v e 220v também, mas para não precisar usar uma fonte externa, utilizei a de 110v mesmo.
 
 





Do outro lado da ventoinha coloquei uma grade de proteção não só para acabamento, mas também para evitar qualquer acidente, já que esta ventoinha gira com bastante velocidade e é mais bruta que uma ventoinha de pc. 
A ventoinha foi instalada na parte mais alta do arcade,
para poder sugar todo o ar quente do sistema e jogar fora. A entrada do ar frio será feita na parte de baixo do arcade como mostra a foto.
 

O SOFTWARE:

Agora que está tudo montado, como vamos fazer para selecionar os jogos, como vamos voltar para escolher outro jogo etc... ??

Existem diversos programas que fazem isso, são chamado de front end, o mais comum e utilizado por muitos é o AdvanceMenu e o MameWah.
Nunca mexi em nenhum dos 2, mas pelo que andei pesquisando a configuração do AdvanceMenu é por linha de comando, bem complicado para quem não tem experiência no assunto.
Para o meu arcade adotei o seguinte programa MAXIMUS ARCADE, você pode baixá-lo gratuitamente no site oficial www.maximusarcade.com e experimentá-lo por 30 dias, se gostar do programa é só registrá-lo.

Download do Maximus Arcade

http://www.maximusarcade.com/files/max_210.exe

Vamos para a configuração do programa:

Instale o programa e execute-o, como é a primeira vez que será executado ele perguntará se quer registrá-lo e logo em seguida ele perguntará se quer configurar o programa, então vamos para a sua configuração
 



na primeira tela temos a apresentação do programa como as teclas de atalho para configuração, registrar o programa e sair.
Vamos clicar na guia "configuration", abaixo em "configuration for", selecione um dos emuladores da lista que você irá utilizar, abaixo em executable, clique na pastinha e selecione o executável do seu emulador, o restante como media e imagens será completado automaticamente, caso não complete, faça manualmente. Se você tiver outros emuladores, faça o mesmo procedimento para todos. 
Clique agora na guia "display order", clique no botão "delet all" e agora selecione apenas os emuladores que você configurou no passo anterior e clique em "add".
 


Clique na guia "game lists", nesta parte você poderá configurar a ordem dos seus jogos favoritos, deletar da lista etc...
 






Clique em "audio", configure o volume do audio ao seu gosto, se quiser que não toque nenhum som quando o programa for iniciado, marque a opção "Disable audio of the selected interface theme". 
Clique agora em "interface", nesta parte do programa você escolherá um dos temas disponíveis para ser usado na seleção dos seus jogos, resolução de tela etc... . Existem apenas 2 temas, mas o programa acompanha um "Skin Editor" para você criar seus próprios temas



Clique na guia "controller", Marque a opção "Capture Joystick/GamePad", para que você possa selecionar os jogos com o joystick do arcade. 





Agora clique na guia ao lado "Setup 1", aqui você irá configurar o joystick do arcade para funcionar junto com o programa, você irá escolher as teclas para rolar a lista dos jogos, que tb pode ser feita com o joystick, aqui você pode apertar uma sequência de botões para deixar configurado para sair de um jogo e voltar ao menu principal para escolher outro jogo, sair do programa etc... Esta é a parte fundamental do programa.






Clique na guia "options", e deixe as opções marcadas como mostra a imagem acima. 
Na guia "translations", marque a opção "translations active" se você quiser que mostre algum efeito visual quando o programa iniciar e mudar para a seleção de jogos, existem diversos efeitos para escolher. 





Clique na guia "startup", marque a opção "run application on startup", esta opção serve para que quando você ligue o seu computador, ao acabar de carregar o windows o programa irá executar automaticamente. Igual a programas de lan house.
Depois de tudo configurado é só clicar em close que o programa irá iniciar e parar na tela de seleção de emulador, após selecionar o emulador ele irá para a tela de escolha de jogos, aí é só diversão...
Dica: Configure a bios do seu pc, para ele ligar automaticamente sem precisar apertar o botão power. Para desligá-lo use um teclado multimídia que tem a tecla power, basta pressionar ela que o pc fechará todos os programas e irá desligar. Você também pode configurar para apertar uma sequência de botões, no maximus arcade para desligar o pc. Não recomendo muito fazer isso, pois vc pode acabar desligando-o acidentalmente.

Deixe o teclado e o mouse do lado de fora do arcade, se precisar compre um cabo de extensão para eles.

Na tv, deixe pressionado o botão que liga a tv e ligue e desligue a tv pelo controle remoto.

Abaixo algumas imagens do meu arcade iniciando.
 






Chegamos ao final da montagem do arcade, eu estou muito satisfeito e ficou muito melhor do que eu esperava, não só a parte do arcade mas como a qualidade visual dos jogos. Para quem joga no pc com emulador, saiba que jogar na tv com sua saída tv out da placa de video é uma experiência completamente nova, os jogos ficam 100% mais lindo graficamente, eu fiquei impressionado, parece até que é outro game, os jogos ficam idênticos ao do fliperama.

Tirei algumas fotos do jogo rodando no meu arcade e o mesmo jogo rodando no meu monitor lcd conectado ao cabo dvi, não sei se vai dar para ver direito as imagens do arcade, mas saiba que está perfeito vendo ao vivo.
 






ARCADE PRONTO



5 comentários: